Como um software de gestão agrícola melhora seu controle financeiro

Orientar os negócios para a conquista de maiores lucros da sua lavoura exige o aperfeiçoamento da administração rural e um melhor controle financeiro. Com a chegada da tecnologia ao campo, para ser ainda mais competitivo, produzir mais e reduzir custos, é importante contar com o auxílio de um software de gestão agrícola para melhorar o desempenho e os resultados da sua produção.

Com a tecnologia em mãos você tem mais facilidade e segurança para atingir seus objetivos. Não à toa, a estimativa da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão é de que aproximadamente 67% das propriedades rurais no País utiliza algum recurso tecnológico – de maquinário a softwares de gestão – para melhorar o cultivo e a colheita e profissionalizar a administração.

O planejamento  de uma plantação de arroz, por exemplo, pode levar meses para ser concluído – e depende, é claro, do tamanho da sua área de cultivo. E, nesse período, diversos processos operacionais, técnicos e financeiros são estruturados para que aconteçam de forma efetiva desde o plantio até a colheita. Com um software de gerenciamento rural, você registra e acompanha todas as rotinas e indicadores da sua lavoura.

Além disso, é preciso ter cuidado com as mudanças extremas do clima e a utilização de defensivos, entre outros pontos que podem influenciar diretamente no orçamento do seu negócio. Portanto, o mais seguro é atuar com a certeza de que as decisões corretas estão sendo tomadas e que os seus investimentos estão gerando retornos positivos.

Para isso, é preciso ir além das planilhas e tabelas eletrônicas. Elas até podem ajudar na organização de uma rotina de custos, mas não estão aptas a oferecer, de forma rápida e instantânea como um software de gestão agrícola, as informações que a sua propriedade precisa para ter um melhor controle financeiro.

 

Um diferencial de um software para fazendas está na gestão de custos

O bom planejamento de uma safra consiste em determinar o passo a passo para o sucesso da sua lavoura e grande parte desse êxito está relacionada à boa gestão dos seus custos.

Ao mesmo tempo que é necessário investir em insumos e sementes de qualidade e optar por defensivos eficientes, você precisa ter um controle das quantidades que serão utilizadas (necessárias para a safra em questão), e planejar o número de vezes que um produto pode/deve ser aplicado na plantação. Isso porque todos esses valores e proporções impactam nos resultados finais do seu negócio.

Então, para manter o bom funcionamento do seu negócio é preciso conhecer as melhores estratégias, visando sempre produzir e lucrar mais, otimizando tempo e também dinheiro.

Com o Aegro, o produtor tem acesso a uma tela que revela um comparativo bastante claro sobre as quantidades de insumos planejadas e realizadas (mostrando o número total ou por área).

 

Assim como existe uma outra tela, que identifica os custos orçados e os custos realizados (com base nas quantidades planejadas e aplicadas). Por meio de um gráfico é possível verificar a participação de cada insumo (semente, defensivo, fertilizante ou outros custos) no orçamento total da safra e saber exatamente o que causou maiores ou menores retornos financeiros para o seu negócio.

O software mostra dados e identifica pontualmente qualquer novidade surgida no setor financeiro. Confira o exemplo a seguir e entenda melhor:

Se no seu planejamento os custos com defensivos eram de 25% da safra e 15% desse valor já estava destinado ao uso de herbicidas, porém, ao final, os custos com herbicidas somaram 17% do total (ou seja, 2% a mais do que o planejado), você consegue saber a origem da diferença do valor orçado com o valor realizado e pode avaliar as melhores soluções para corrigi-lo.

Essa também é uma oportunidade para aprender com possíveis erros cometidos durante a execução do planejamento (e procurar não mais repeti-los em safras futuras) e para resolver rapidamente um furo no seu orçamento, mudando alguma estratégia específica na lavoura, sem comprometer a sua produção.

 

Gestão financeira e ganhos sobre a safra

A melhor maneira de manter todas as suas operações organizadas, alcançar bons resultados financeiros, ter ganhos sobre a safra e ainda: ter embasamento para as suas tomadas de decisão, é apoiar a sua gestão em um software como o Aegro.

Com todos os custos de produção centralizados em um único lugar é possível ter uma visão geral das movimentações de recursos e, em tempo real, saber como está a situação financeira da empresa.

O software gera orçamentos automáticos a partir das atividades planejadas para a safra, e por meio dos registros de despesas, você  pode analisar com detalhes o destino dos seus investimentos.

É possível também ter acesso a indicadores de desempenho e avaliar os números da sua empresa em relatórios. Saber quais cultivares tiveram melhor desempenho safra a safra (ou área por área), e verificar a rentabilidade do seu negócio, mostrando os lucros, as áreas que tiveram melhor performance, entre outras informações relevantes.

Além disso, você  tem acesso a tudo aquilo que já foi pago e o que ainda precisa ser efetivado. Também tem o controle sobre os valores recebidos e aqueles em aberto, que ainda precisam entrar para o caixa da empresa. E, com isso, é possível ter um maior controle das suas finanças.

Deseja saber mais sobre as funcionalidades do Aegro que auxiliam você a realizar um melhor gerenciamento de custos?