gestão agrícola

3 maneiras de lucrar mais com um software de gestão agrícola

- 17 de abril de 2018

Atualizado em 17 de agosto de 2022

Como lucrar mais com um software de gestão agrícola e melhorar a organização e a produtividade na fazenda.

Você, muito mais do que eu, sabe que para lucrar mais não basta apenas contar com os melhores insumos e ter uma área de cultivo própria para o plantio.

É preciso ir além e apostar na tecnologia, como já fazem quase 67% das propriedades rurais do país, que contam com algum recurso tecnológico – desde maquinário inteligente até softwares para profissionalizar a administração – segundo estimativa da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão.

Você  não quer ficar de fora, certo?

Portanto, esteja atento aos avanços tecnológicos e saiba aqui como um software de gestão agrícola te ajuda a melhorar os controles do seu negócio, integrando o gerenciamento técnico, operacional e financeiro.

Importância da gestão agrícola

Os produtores agrícolas são cada vez mais exigidos. Administrar uma empresa agrícola é um trabalho difícil e complexo. Não é fácil gerir todos os processos dentro da fazenda. Os desafios são grandes:

  • mão de obra que precisa ser treinada e qualificada;
  • oscilações do mercado;
  • o clima nem sempre ajuda;
  • pragas e doenças inesperadas;
  • baixa produção agrícola;
  • controle dos estoques;
  • custos operacionais.

Mas para todos esses desafios existe uma solução: gestão agrícola.

Eu te digo que não é simples e fácil de implementar. Como já te disse ali em cima, administrar uma fazenda é algo bem complexo.

E criar um sistema que organize suas atividades e controle sua fazenda não é tão simples assim.

Você precisa ter uma organização dos documentos, controle das entradas e saídas, controle do estoque, gerenciamento de equipes e muita disciplina.

Mas tenho uma boa notícia. É possível melhorar e otimizar esse processo.

Com um software de gestão agrícola você consegue ganhar tempo e controlar tudo em um só lugar. Veja como:

Use o software de gestão agrícola para ter todos os dados à mão

Para gerenciar todas as atividades de uma fazenda e ainda conseguir lucrar, é necessário utilizar os recursos certos.

E aqui não me refiro apenas à vantagem de contar com as melhores sementes para um plantio qualificado ou com fertilizantes econômicos.

Falo da necessidade de ter em mãos as informações estratégicas, disponíveis de forma ágil e rápida, para aumentar a produtividade e gerar melhores resultados para a propriedade como um todo.

Então, ao decidir apostar nos recursos de um software de gestão agrícola, é possível perceber que existem diversas formas de lucrar mais. Confira, a seguir:

1. Mais estratégia e eficiência na gestão agrícola

Você já deve ter lido em algum lugar que o “planejamento é a alma do seu negócio”, certo? Então, a ideia é que por meio do Aegro você comprove isso!

Realizar um planejamento agrícola bem feito não é fácil e uma simples falha pode comprometer a safra ou até mesmo a aplicação de defensivos e fertilizantes.

Portanto, o primeiro passo para o sucesso do seu negócio está em contar com um software rural que te auxilie na construção de uma estratégia eficaz para as suas necessidades e seja condizente com as possibilidades do seu negócio.

O Aegro permite que você registre todos os acontecimentos das safras anteriores e acesse esse histórico sem necessidade de abrir outros arquivos ou planilhas.

Com isso, você economiza tempo no planejamento agrícola e pode destinar mais horas para determinar as suas estratégias.

Além disso, pode aprender com os erros cometidos e procurar ao máximo não repeti-los, buscando sempre mais eficiência e lucros maiores quando comparados às safras passadas.

2. Controle os custos com um programa de gestão

Tudo que envolve o manejo agrícola tem um custo.

É preciso escolher, comprar e manter o estoque de insumos, fertilizantes e defensivos, além de todos os outros custos destinados à produção. Isso envolve, muitas vezes, a contratação de equipes especiais para os períodos de plantio e colheita.

Afinal, são esses valores somados que determinam o total de custos da sua empresa e, consequentemente, medem o seu lucro.

Pode até parecer complicado, mas com um software de gestão agrícola especialista no gerenciamento de custos e orçamentos, essa se torna uma tarefa mais fácil.

O Aegro apresenta gráficos e telas que facilitam o entendimento dos valores investidos na safra e dos lucros obtidos por área e também em sua totalidade.

Nosso software leva você a saber para onde estão indo os seus recursos:

  • inclui e monitora automaticamente todas as sementes, fertilizantes e defensivos usados na safra;
  • mostra o progresso das atividades;
  • dá acesso ao que foi planejado e ao que foi realizado;
  • identifica desperdícios ou alguma subutilização de insumos.

Orçamentos automáticos

Na tela Financeiro, é possível controlar as finanças e o fluxo de caixa do negócio, por exemplo.

Por meio de um gráfico, você confere os valores de cada insumo ou produto e verifica o orçamento do custo total de todas as suas áreas. Isso inclui não só os custos variáveis diretos de insumos como também os custos fixos, que podem ainda ser rateados entre as diferentes áreas pertencentes à safra.

Ou seja, ao definir suas metas de produtividade, o Aegro gera orçamentos automáticos a partir das atividades planejadas para a safra e calcula o ponto de equilíbrio para a mesma.

Assim, à medida que você efetiva gastos reais com a lavoura, pode registrar esses valores no sistema e acompanhar, ao longo de toda a safra, a comparação entre os custos orçados e os custos realizados.

Dependendo da performance da empresa agrícola, você pode mudar sua estratégia e escolher novos insumos para o plantio (mais econômicos e eficientes).

Ou, de repente, pode alterar o sistema de plantio ou até mesmo antecipar mudanças de preço no valor da saca para, ao final, com informações sólidas sobre o seu desempenho, ter maiores lucros.

3. Organização e produtividade com um software de gestão agrícola

Um dos principais desafios da atividade agrícola é manter todas as tarefas organizadas.

Realizar processos de manejo no dia e no momento certo, estar atento às mudanças climáticas e verificar constantemente a possibilidade de invasão de pragas são fatores que, além de exigirem disciplina, influenciam diretamente na produtividade e na lucratividade da lavoura e, por isso, precisam acontecer de forma sistemática.

Então, o Aegro, por meio das suas funcionalidades, permite que você cadastre suas equipes para que elas trabalhem de forma integrada.

Assim, todos os dados das atividades ficam registrados, e é possível manter o controle do desempenho da fazenda inteira.

Também é possível acompanhar o que já foi realizado e o que ainda precisa ser feito. Assim, você otimiza tempo de trabalho, evitando retrabalhos e desperdícios.

Além disso, essas informações podem ser acessadas de qualquer lugar, por qualquer dispositivo móvel. Dessa forma, você não precisa estar dentro do escritório para resolver algum problema com a lavoura ou para tomar alguma decisão.

Por meio do aplicativo Aegro, um técnico pode avisar sobre o ataque de uma planta invasora. Você rapidamente é informado sobre o ocorrido.

Com agilidade, consegue resolver o problema, antes mesmo de ele se instalar, atrapalhar a produção e gerar prejuízos para o seu negócio.

Registro das atividades

Outro ponto a destacar é que todas essas ocorrências ficam registradas no sistema e podem ser verificadas em tempo real pelo gestor mais próximo.

Você ainda tem acesso a relatórios, através dos quais pode acompanhar dia após dia a rentabilidade da sua lavoura.

Assim, aumentam-se as chances de antecipar problemas e de evoluir os lucros do seu negócio.

O Aegro é bastante prático e simples, funciona de maneira intuitiva e ainda permite que você acesse em tempo real, de onde estiver, qualquer dado, informação ou atualização sobre a sua propriedade.

Deseja saber mais sobre as funcionalidades do Aegro que auxiliam você a realizar um melhor gerenciamento de custos?

Entre em contato e veja como podemos te ajudar a controlar os custos dos seus talhões.

>> Leia mais:

“Como negociar preços mesmo sendo pequeno produtor através da gestão de fazendas”

“Safra sem surpresa: como um aplicativo agro ajuda uma propriedade do RS”

Restou alguma dúvida sobre como lucrar mais com um software de gestão agrícola? Fale com um de nossos consultores aqui!

  • Ninguém controla a fazenda como o dono