O Blog da Logo da Aegro

administração-de-fazendas

Administração de fazendas: como fazer com um software de gestão agrícola

- 26 de outubro de 2018

Administração de fazendas: obtenha o controle da fazenda e de seus custos com o uso de software de gestão agrícola, melhorando ainda mais sua propriedade.

Administração de fazendas nem sempre é um assunto fácil. Envolve inúmeros processos, diversas pessoas, dinheiro e até mesmo a sucessão familiar.

O produtor Luis Gustavo Heins vive exatamente essa situação. As fazendas da família, em Pindamonhangaba (SP), estavam totalmente nas mãos do pai, Jair Heins, até pouco tempo.

Com o aumento de operações e de áreas, ele se juntou ao pai na administração das propriedades e encontrou vários desafios.

Com o uso de um software para fazendas, ele nos conta como está conseguindo superá-los. Confira!

A administração de fazendas e seus desafios

As fazendas Múltipla e Marçon, localizadas no interior de São Paulo, produzem soja, milho e, principalmente, arroz. Isso porque, dos cerca de 1.000 hectares, praticamente 70% é destinado para o cultivo do arroz.

Há alguns anos, essa área não era tão grande e, por isso, o pai da família Heins mantinha o comando concentrado nele.

Com a expansão das áreas, Luís se juntou ao pai para tomar conta da fazenda e fazer a empresa rural da família prosperar ainda mais.

administração de fazendas
Luis Gustavo e seu pai, Jair Heins Filho, na propriedade da família

No entanto, juntamente com mais áreas, vieram mais problemas na administração rural.

A complexidade das operações agrícolas ficou ainda maior e os custos e ganhos começaram a ficar fora de controle, nas palavras do produtor:

“ Chegava no final da colheita e não sabia onde tinha colocado o dinheiro, só sabia que faltava”

O grande problema: ‘Para onde está indo o meu dinheiro?’

Esse é um gargalo comum nas fazendas, já que na agricultura as margens de lucro são pequenas, mas os volumes de entrada e saída são grandes. Ou seja, temos uma grande quantidade de dinheiro indo para diversas operações agrícolas, insumos, encargos e outros.

Também recebemos grande volume de dinheiro pela produção agrícola, mas, ao subtrair o que gastamos, pode não sobrar muita coisa, como Luis percebeu.

2-administração-de-fazendas

Vista da fazenda da família Heins

Desse modo, sem saber ao certo qual o custo de produção agrícola e quais são os principais custos, o controle da fazenda e do dinheiro vão por água abaixo.

E nem precisa ter muita área para a confusão se formar. Só quem sabe o grande número de insumos, abastecimentos e outros custos da produção agrícola entende a dificuldade.

Por outro lado, a tentativa de colocar todos esses custos em cadernos e planilhas parece uma tarefa impossível devido à complexidade das atividades agrícolas e ao trabalho que isso requer.

Outro fator preocupante nesse sentido é não conhecer a rentabilidade por talhão.

Esse conhecimento nos leva a entender melhor as áreas da propriedade e traçar novas e mais adequadas estratégias para os próximos anos.

E essa é exatamente uma das soluções para melhorar a sua gestão agrícola, como veremos a seguir:

Qual a solução para controlar meus custos e melhorar minha administração de fazendas?

No começo, Luis tentou usar algumas planilhas agrícolas de Excel juntamente com alguns softwares financeiros.

O controle até começou a aparecer, mas as informações espalhadas em vários lugares diferentes dificultava a visualização ampla da fazenda. Ao mesmo tempo, detalhes como custo por talhão e gasto com insumos eram complicados de serem obtidos.

Foi então que Luis conheceu o Aegro e resolveu testá-lo:

“Nós tínhamos um software financeiro e planilhas, mas o Aegro é bem mais completo. É só alimentar e ele já vai dando as respostas, com todos os dados em um só lugar

Dessa forma, ele consegue ver a fazenda como um todo, sabendo exatamente o quanto está gastando e o quanto lucrou.

Agora também é possível ter os detalhes em alguns cliques: rentabilidade por área, custo por insumo ou categoria de insumos e outros.

rentabilidade-administração-de-fazendas
Para conhecer essa e outras funcionalidade do Aegro acesse aqui

Por isso, mesmo com pouco tempo de uso, já é possível perceber como a administração das fazendas melhorou:

“Antes não tinha isso de verificar o que aconteceu, por exemplo, por que se jogou mais ou menos insumos no campo. Antes, o que fazia estava bom.”

O controle da fazenda agora está totalmente nas mãos dos responsáveis por ela, permitindo que eles monitorem as atividades facilmente:

“Hoje nós sabemos o que está acontecendo. Se há mais ou menos insumos em campo, vamos atrás do que aconteceu: foi má regulagem, equipamento está com problema, operador não estava bem? Vamos até achar e resolver o problema

Com a administração de fazendas sendo aprimorada, o controle das máquinas agrícolas também foi obtido e foi possível perceber seu benefício.

A importância do controle de máquinas agrícolas

As máquinas agrícolas representam um dos custos mais significativos dentro da fazenda. E não é só porque o investimento inicial desses equipamentos é alto. Os custos com manutenções e abastecimentos também são de grandes valores.

Ao colocar tudo em dados, você percebe que uma manutenção corretiva, aquela que acontece quando uma peça, por exemplo, quebra no meio do campo, sai muito cara.

E isso pode ser evitado pelas manutenções preventivas, as quais são realizadas periodicamente, fazendo com que a operação agrícola não tenha que ser parada.

Mas nem sempre isso é fácil de ser lembrado na correria do dia a dia.

Pensando nisso, o Aegro tem um alerta de manutenção. Você pode agendar a manutenção de suas máquinas e implementos agrícolas e será avisado por e-mail o dia em que elas devem ser feitas.

Alertas de manutenção de maquinário agrícola no Aegro
Cadastre alertas de manutenção periódicos no Aegro

Alerta para manutenção preventiva de máquinas agrícolas no Aegro

Receba o alerta de manutenção no seu e-mail

De fato, Luis ressalta que essa virou uma das funcionalidades preferidas do Aegro. Afinal, os avisos automáticos por e-mail trazem comodidade e geram economia com os custos de manutenção.

Outro assinante do Aegro que gosta dessa funcionalidade é o Elivelton Menezes. Contamos aqui como ele conseguiu redução de custos com o maior controle do maquinário agrícola através de um software para fazendas.

Mas não é somente o custo com máquinas que agora tem um controle mais fácil e assertivo:

Os custos da safra são imprescindíveis na administração de fazendas

Sem dúvida, conhecer o custo de produção agrícola real é extremamente necessário para administração de fazendas.

Com ele, você consegue saber onde é preciso melhorar no sistema de produção, o que precisa de investimento e até estimar qual preço de venda vale a pena.

Sem controle, é impossível de saber essas questões. Em um ambiente complexo como a agricultura, fica difícil fazer isso sem um sistema para te ajudar.


Análise de custo de produção agrícola no Aegro

Dessa forma, outro fator que chamou a atenção do Luis para o Aegro foi a parte de custos:

“Com o custo realizado eu já vou sabendo se estou gastando mais ou menos em tempo real. Com isso, consigo ajustar minha estratégia e controlar os próximos gastos. Antes eu não conhecia esses custos nem mesmo depois de fechar a safra”.

Com isso, vem o controle de estoque também, porque agora é possível saber com exatidão a quantidade de insumos utilizada.

E, em vez de gastar dias tentando “desvendar” dados em papéis e milhares de planilhas, esse controle é feito em minutos e fácil de ser visualizado:

“Coisa que eu perdia o dia todo, faço em uma hora. É muito necessário. Se não controla, acontece o que aconteceu com a gente: acha que está tendo lucratividade alta, mas não é essa a verdade”

Conclusão

Em conclusão, a boa administração de fazendas exige um controle das contas e atividades agrícolas da sua propriedade.

Conseguir esse controle por meio de anotações em cadernos ou espalhado em planilhas é um bom começo, mas, mesmo assim, o seu controle fica falho.

Em um ambiente tão complexo quanto a agricultura, um software para fazendas lhe dará esse controle e, consequentemente, a adequada administração de fazendas.

E foi exatamente isso que Luis Gustavo Heins nos mostrou com sua história!

Para conhecer mais sobre o Aegro fale com um dos nossos consultores clicando aqui.

>>Leia mais:

[Estudo de caso] Como João Mognon alcançou o controle efetivo de sua fazenda com software agrícola

Como negociar preços mesmo sendo pequeno produtor através da gestão agrícola [Estudo de caso]

Como está sua administração de fazendas hoje? Você consegue ter um bom planejamento e administração de custos das atividades agrícolas? Conte para nós deixando seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.