Consultoria em agronegócio: Como a empresa mato-grossense tem usado a tecnologia em favor de seus clientes e vem conseguindo expandir seu negócio. 

A Integra Agro e Negócios, agora associada da Saffi, é uma consultoria reconhecida por aumentar a eficiência das fazendas.

Em Mato Grosso, e atuando desde 2007, o objetivo da consultoria é transformar a fazenda em uma empresa rural de fato.

Em um mercado tão competitivo como o de consultorias em agronegócio, esse reconhecimento é crucial.

Marco Antonio Santana, sócio-diretor, conta como algumas medidas simples, mas essenciais, foram tomadas para tornar isso possível.

Confira esta história e veja como fazer o mesmo com a sua consultoria!

Qual o foco da consultoria em agronegócio e qual a lição que podemos tirar

A Saffi consultoria, unidade Campo Verde (Mato Grosso), atua também em Primavera, Jaciara e o Centro-Sul do Mato Grosso, no mercado desde 2007, ou seja, com 12 anos de atuação.

Consultor Marco Antônio MT

Marco Antônio em seu escritório em Campo Verde, Mato Grosso

Como comentamos, o principal foco da consultoria é transformar a fazenda em uma empresa rural de fato, seja qual for a cultura em que se trabalha na área.

Desse modo, os profissionais organizam para o produtor uma estrutura empresarial dentro da fazenda, desde propriedades com a renda principal em grãos até áreas de pecuária.

Com isso, o proprietário da área aproveita as conquistas do passado, o que ele gerou de patrimônio, e organiza o presente para poder se tornar realmente uma empresa e se profissionalizar.

Isso é realizado trazendo pessoas da família para dentro do negócio, estruturando a parte administrativa financeira e, assim, se preparando para o futuro, ressaltando também a sustentabilidade da propriedade.

consultoria em agronegócio

Com o software agrícola Aegro, você acessa as informações da fazenda de forma rápida e fácil. Dados ilustrativos.

consultoria agro

Por que o foco na profissionalização é tão importante para sua consultoria em agronegócio?

O fundador de toda fazenda enfrenta uma pergunta inevitável: como crescer e superar os desafios atuais?

A resposta é se profissionalizar, o que significa que devemos implantar estruturas, governança, sistemas e processos de uma empresa. E é aí que sua consultoria pode entrar para auxiliar esses negócios.

No entanto, em muitos casos, essa abordagem da profissionalização mais confunde do que resolve os problemas. Muitos fundadores também temem, justificadamente, que perderão o controle de um negócio que é parte integrante de sua identidade.

Não precisa ser assim. Tenha em mente que profissionalizar não significa remover a família de seu papel no negócio. 

Mas significa fazer uma escolha deliberada para definir papéis claros para a família e para os gerentes profissionais.

Um ponto determinante nesse processo é mostrar aos líderes e familiares que eles poderão ter mais visibilidade e controle sobre o desempenho da fazenda dessa maneira. 

Sistemas de gestão (como softwares agrícolas) dão aos membros da família a confiança da tomada de decisões. Eles ainda poderão se manter mais organizados e informados sobre o desempenho geral das suas áreas.

E é exatamente nesta questão que Marco Antônio trabalhou e levou tecnologia aos seus clientes como veremos a seguir.

Tecnologia para alavancar a transformação das fazendas 

Se antes você precisava de um mapa e alguns bons minutos de estudo para se encontrar em uma cidade que não conhecia, hoje é só ligar o aplicativo no celular.

Sem falar no WhatsApp, que facilitou a comunicação, e tantas outras tecnologias.

Na fazenda não é diferente. A tecnologia veio para tirar o trabalho mecânico e focar o tempo nas análises e tomadas de decisões mais assertivas.

Marco Antônio conseguiu essas e outras facilidades pelo software agrícola Aegro.

Antes, ele trabalhava com planilhas. Como muitas propriedades não têm controle de custo organizado, ele implantava o sistema de planilha para ter otimização de recursos.

Ele enxergou que precisava de uma ferramenta pra ficar menos operacional e conseguir focar mais em análises.

“Há quase 2 anos, vi um anúncio do Aegro, experimentei e vi que era muito bom. Entrei em contato para montar uma parceria com a Aegro. Conversamos e começamos o negócio. Queria ser um representante no Mato Grosso porque acredito que é uma ferramenta fantástica”.

Com isso, a consultoria atende hoje cerca de 13 mil hectares e todos eles usam o Aegro. 

consultoria em agronegócio

*Dados ilustrativos

Assim, a empresa tem reuniões com os clientes antes de começar a safra, para o planejamento; no meio da safra, para o acompanhamento; e ao final dela para as avaliações de resultados. Em todas as reuniões, o uso do software agrícola Aegro é indispensável.

“É uma baita de uma ferramenta e a um custo justo. O meu escritório permite que o produtor organize sua estrutura, montando uma rotina operacional de empresa, para que a ferramenta seja bem utilizada.”

Mas para todos esses planejamentos, avaliações e análises é preciso organização, como veremos a seguir.

Organização das informações é chave para a consultoria em agronegócio

Dados de custos da safra, custos fixos, controle de estoque próprio e de terceiros, manutenção de máquinas e tantas outras coisas… Isso só de uma fazenda. Imagine ser responsável por inúmeras fazendas com todas essas informações em mãos.

Para ter tudo isso organizado é preciso um sistema de alimentação de dados e, em um caderno ou planilha, isso acarreta em muito trabalho e muito tempo.

Com um software agrícola fica muito mais fácil o gerenciamento dessas informações, como Marco comenta:

“O primeiro benefício é a rapidez de informação. O que você coloca, ele já consegue ter o número pronto. Tenho análise do custo de hectare, do meu negócio, minhas principais receitas e despesas, fluxo de caixa e outros.” 

Ele ainda ressalta que o fluxo de caixa é uma importante ferramenta, sendo essencial para a análise financeira da fazenda, sendo que um sistema que automatiza isso agiliza toda essa análise.

consultoria com Aegro

Exemplo de fluxo de caixa através do Aegro. Dados ilustrativos

Além desses benefícios para sua consultoria, os clientes também puderam perceber vantagens:

“Eles já entendiam do trabalho que a consultoria fazia. O Aegro trouxe facilidade, você consegue envolver mais gente (em relação à visualização e alimentação de dados). Hoje todos enxergam as informações, todo mundo está na ‘mesma página’.”

Crescimento da consultoria em agronegócio – e como crescer a sua consultoria

Com toda essa agilidade, é claro que há mais tempo na agenda para o crescimento de sua empresa.

“Em médio e longo prazos, com utilização e possibilidade de expansão de forma consciente, vamos melhorar a situação dos clientes e a consultoria vai ser muito mais eficiente.”

Hoje, Marco Antônio ampliou seu negócio e se tornou associado da Saffi, uma das maiores redes de consultoria do Brasil, conseguindo atender mais produtores, com a certeza de que tem o respaldo da Aegro.

Além disso, com a tecnologia implantada na consultoria e todo o reconhecimento pelo trabalho, ficou mais fácil atrair e manter clientes: 

“Tive dois clientes que não conseguiria se não estivesse com o Aegro. O que eu vejo é que, em lugares que eu não consigo entrar com a consultoria, eu posso vender o programa. Através dele, ele (produtor) começa a ver o que precisa e aí entra a consultoria.”

Dessa forma, o empreendedor considera o software rural como um facilitador para a consultoria, possibilitando e dando rapidez a processos cruciais para avaliações dos negócios rurais.

“Para mim, o Aegro é um sistema de gestão. Esses dias atrás fiz um planejamento até 2029 para um cliente. Ele permite essa dinâmica.“

consultoria agro

Conclusão

Ter objetivos claros e buscar sempre a profissionalização das fazendas é uma das chaves do sucesso que a consultoria de Mato Grosso utiliza.

A tecnologia usada a favor dos clientes é outro ponto fundamental. Com rapidez de informações, clareza de resultados e análises mais assertivas, o reconhecimento e expansão do negócio veio naturalmente.

Até porque, não é qualquer consultoria em agronegócio que faz isso. Por isso, aproveite essa brecha do mercado e alavanque sua empresa!

>> Leia mais: “Consultor agrícola: 5 dicas para melhorar seus serviços e expandir sua consultoria

>> Leia mais: “Consultoria contábil para o agronegócio: 5 dicas para ganhar mais espaço e crescer

Você tem uma consultoria em agronegócio? Quais são seus desafios? Achou nossa matéria útil? Deixe seu comentário abaixo!