Fazenda Schangri-lá: Aprimorando Finanças com George Vital e Aegro

Como o consultor George Vital ajudou a fazenda Schangri-la em Goiás a aprimorar o financeiro com Aegro
Com desafios financeiros, a fazenda Schangri-lá em Goiás encontrou no Aegro a solução. George Vital, consultor, ajudou a otimizar processos, desde auditorias a gestão de estoques, trazendo eficiência e clareza.
O que você encontrará aqui:

A gestão financeira é a espinha dorsal de qualquer negócio próspero, especialmente no setor agrícola. A diferença entre possuir um controle financeiro preciso e trabalhar com suposições ou dados aproximados pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma safra. No cenário de agricultura moderna, onde cada decisão pode ter grandes implicações financeiras, a precisão é mais importante do que nunca.

George Vital, consultor parceiro Aegro, compreendeu essa necessidade intrínseca e trouxe sua expertise para a fazenda Schangri-lá. Com seu olhar detalhista e abordagem estratégica, George Vital implementou e aprimorou processos de controladoria e gestão financeira que transformaram a forma como a fazenda Schangri-lá operava. E tudo isso foi potencializado com a ajuda da ferramenta Aegro, que proporcionou uma visão clara, abrangente e atualizada da situação financeira da fazenda. Assim, a fazenda Schangri-lá não apenas identificou suas áreas de lucro, mas também otimizou suas operações para um futuro mais rentável e sustentável.

Falta de organização e clareza sobre os dados na fazenda Schangri-la

Localizada em Goiás, a fazenda  Schangri-la tem 2,5 mil hectares que produzem soja, milho verão e safrinha, além de outras culturas de inverno.

Antes da intervenção de Vital, a propriedade enfrentava desafios de gestão financeira e controladoria. Isso porque enquanto os dados financeiros estavam em um sistema de gestão, todo o operacional era feito no Excel. 

“Para sabermos o custo de produção de determinada área era preciso pegar as informações do programa financeiro e jogar na planilha para cruzar com outros dados”, lembra o consultor.

Ele lembra que também não havia números precisos de custo, lucro e rentabilidade e muito menos um compartilhamento em tempo real das informações – o que prejudicava o processo decisório.

Com o objetivo de melhorar esse processo e profissionalizar a gestão da fazenda, Vital foi atrás de um sistema que integrasse gestão financeira e agrícola, automatizando o cruzamento de dados. Foi aí que ele encontrou o Aegro.

O consultor de controladoria e gestão financeira George Vital e a equipe da fazenda Schangri-lá. George está de pé e restante da equipe está sentado em volta de uma mesa de madeira.
O consultor George Vital e a equipe da fazenda Schangri-lá (Foto: arquivo pessoal)

 

George Vital: auditoria e conciliação bancária com o Aegro

Com a adoção do software de gestão, praticamente todas as áreas da fazenda migraram para o Aegro. Agora, os lançamentos financeiros são realizados diretamente no software, simplificando a auditoria e a conciliação bancária e facilitando correções quando necessário. 

“Garantimos que haja uma questão quantitativa pelas análises bancárias, mas também garantimos que qualitativamente isso está sendo feito da forma correta. Avalio se os lançamentos da cultura estão certos ou se houve um rateio errado. Trabalhamos com um rateio bastante criterioso” diz.

A auditoria abrange ainda outros aspectos da fazenda, como a gestão de estoque e máquinas. 

“Colocamos fichas nos galpões e, à medida que o operador demanda algum insumo, precisa fazer as anotações ali. Mantemos essa anotação física porque ela é como um extrato bancário para conferirmos tudo com o Aegro depois, fazendo um “tira-teima”. No mês anterior, 100% dos defensivos do galpão bateram com as informações que estavam no Aegro”, comemora o consultor.

Essa prática também se estendeu às peças e equipamentos da fazenda, proporcionando uma visão clara dos gastos associados a cada máquina. 

Além disso, foram criados alertas de manutenção das máquinas com base no histórico de manutenção e manuais de equipamento.

Ganhos na operação da lavoura com o Aegro

Além da parte administrativa, o sistema operacional da lavoura também registrou avanços com o uso do Aegro – e os resultados foram notáveis.

Com a solução do Aegro Imagens, por exemplo, a fazenda tem um histórico online de incidência de pragas e doenças em determinadas áreas, o que permite inclusive ações preventivas.

Dados de previsão climática que antes eram anotados à mão pelos colaboradores também estão sendo inseridos para utilização dentro do software. 

Outro ponto de melhoria está na área de estoque dos grãos e comercialização da safra. Com o Aegro, toda mercadoria que chega ao silo é informada no sistema, assim como a saída. E tudo é contabilizado nas respectivas áreas.

“O Aegro trouxe muito benefício em relação à dinâmica, eliminação de retrabalho e o fim do fechamento manual, que seria passível de erro, apesar de todo critério que temos. Vejo muitos benefícios nisso, além da organização e da fidedignidade dos números”, conclui.

Compartilhe esta História de Sucesso

Software para Gestão de Fazendas

Maximize seu rendimento sem dificultar a gestão da sua fazenda

O Aegro oferece soluções integradas e ajuda produtores rurais a obter mais eficiência e previsibilidade.
Não é necessário seu cartão de crédito.
Software para gestão de fazendas
Reproduzir vídeo
Ajudamos vários produtores no Brasil inteiro

Mais de 5.000 fazendas usam o Aegro diariamente

+ 0 milhões
de hectares
+ 0
usuários por mês
Case Aegro: Fazenda Alvorada Bueno
Reproduzir vídeo sobre Case Aegro: Fazenda Alvorada Bueno
"O Aegro é o coração da fazenda hoje, tudo que eu vou tomar de decisão, eu me baseio em dados. Para mim, é uma ferramenta de braço direito, que eu tenho que levar comigo para qualquer lugar."
Guiverson Bueno
Produtor Rural - Fazenda Alvorada Bueno

Razões para você confiar no Aegro

Queremos facilitar o acesso cada vez mais das fazendas ao Aegro.
Por isso, nosso sistema integra com as principais soluções do mercado.

logo climate fieldview
John Deere Operations Center
Logo Orbia
Stara

Comece a ter mais eficiência na sua fazenda hoje mesmo

Crie sua conta e entenda como o Aegro pode te ajudar a tomar decisões mais confiáveis e lucrativas em todas as etapas da safra.

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?