Controle de gastos da fazenda é essencial para uma propriedade financeiramente saudável. Confira as dicas e duas planilhas gratuitas que vão te ajudar nessa tarefa!

Fechar as contas da safra é uma dor de cabeça para você?

Muitas vezes fica difícil separar os custos de cada atividade e com isso não sabemos se estamos no vermelho ou não.

Mas calma, meu amigo! Todo mundo pode passar por isso um dia!

Com essas dicas que eu separei, vai ficar mais fácil fazer o controle de gastos na sua fazenda! Confira comigo!

Como controlar gastos para sair do vermelho

Vários problemas podem surgir quando o assunto é fazer o controle de gastos da fazenda.

Às vezes não anotamos as despesas e, portanto, não sabemos como as coisas estão indo.

Mas o que ocorre geralmente é que conhecemos os gastos e sua importância. Mas, simplesmente não sabemos como controlá-los ou extrair informações importantes desses dados.

Como devemos fazer, então?

Primeiros passos no controle de gastos da fazenda

As finanças de uma empresa compreendem os fluxos de recursos financeiros. É preciso ter atenção especial às saídas de recursos para não correr o risco de subestimar esses gastos.

Não se esqueça que, além dos insumos que usamos diretamente para produzir (sementes, fertilizantes, agroquímicos), temos os custos com manutenção e depreciação de máquinas, equipamentos e benfeitorias.

Esse erro é bem comum e pode fazer toda a diferença na hora de fechar a conta.

O problema é que são muitas informações, não é mesmo? Por isso é necessário muita organização e disciplina.

1. Organize-se!

Primeiramente, identifique os gastos e receitas dentro de suas operações financeiras.

Organize esses gastos com detalhes: data, quantidade, valor, fornecedor, etc. É essencial manter um histórico dessas informações.

Para te ajudar, fizemos uma planilha de gastos com os insumos. Nela você consegue calcular os gastos com os produtos, talhão por talhão.

As planilhas são importantes ferramentas tanto para o controle de gastos pessoais quanto da empresa.

controlar custos

Faça o download da planilha de gastos gratuitamente aqui!

Nesse exemplo, conseguimos ver onde você está gastando seu dinheiro no final do mês, visualizando a porcentagem de cada insumo nos gastos.

Dessa maneira fica fácil visualizar quais são os maiores “vilões” nas suas finanças.

Com tudo em ordem, podemos então analisar esses dados e verificar o que podemos melhorar. Assim, saberemos o que pesa mais no orçamento ou mesmo se a conta vai fechar.

Nesse contexto, algo que devemos prestar atenção é o fluxo de caixa.

2. Fluxo de caixa (+planilha grátis)

Para controlar os gastos devemos sempre olhar para o nosso fluxo de caixa.  Nele estão todas as entradas e saídas de recursos financeiros de nossa empresa rural.

Assim, já é possível um maior controle e planejamento financeiro da fazenda.

A partir do fluxo de caixa, podemos criar relatórios que mostram como vai a saúde financeira do empreendimento. Isso possibilita que se definam metas de longo prazo.

Planilha de fluxo de caixa para fazendas

Para facilitar, aproveite essa planilha grátis para fazer seu fluxo de caixa. É só clicar aqui!

O fluxo de caixa deve ser organizado e específico para sua propriedade. É fundamental não misturar com outras contas, principalmente finanças pessoais.

Como fazer o controle de gastos da fazenda: cuidados ao fazer as contas

Como eu já mencionei, um erro muito comum é misturar os gastos da casa com os da propriedade.

Embora, muitas vezes, a própria família é que realize o trabalho, tudo deve ficar separado. Se possível, até em contas separadas!

Controle as despesas do dia a dia da casa separadamente das da propriedade. O que foi gasto com insumos agrícolas de um lado, alimentação, cartão de crédito e gastos diários da casa, de outro. E por aí vai…

Mantenha a casa arrumada! E o ambiente de trabalho mais ainda!

Ferramentas disponíveis para te ajudar

As planilhas são boas opções para o controlar gastos da propriedade, mas quando geramos muitas informações, começa a ficar complicado.

A vida na roça já é atarefada, ninguém quer perder tempo digitando dados em planilhas se elas não trazem informações fáceis de visualizar.

Isso vale tanto para as contas da empresa como para o controle financeiro pessoal. E algumas ferramentas podem te ajudar.

controlar custos

(Fonte: Jornal Panorama)

Aplicativos para controlar gastos

Existem vários aplicativos que te ajudam a controlar gastos. Dentre eles, podemos citar o Rydoo e Expense Point. Em geral, são apps simples e que facilitam a organização das contas.

Como estamos sempre com o celular, podemos inserir os dados na hora. Isso pode ser muito bom para as despesas da casa, mas com dados mais complexos ou de maior volume, outras estratégias podem surtir melhor efeito.

Mas o melhor mesmo é um aplicativo específico para o meio rural, como os softwares de gestão agrícola.

Software de gestão agrícola

Um software de gestão agrícola integra todas as informações de sua fazenda em um só lugar, desde a parte financeira até a operacional.

Esse é o caso do Aegro. O sistema te ajuda a organizar seus gastos, estoque, maquinário e operações agrícolas pelo computador ou celular.

Você pode montar um orçamento para a safra e verificar a viabilidade econômica do cultivo antes mesmo de começar o plantio. Além disso, é possível estabelecer metas de produtividade para garantir o seu lucro.

Conforme as despesas da propriedade se concretizam, você também consegue controlar o seu fluxo de caixa pelo Aegro. Vincule diferentes contas bancárias ao aplicativo, registrando contas a pagar e a receber.

Através de indicadores e gráficos de fácil visualização, o software te oferece uma visão detalhada sobre a trajetória do seu dinheiro ao longo do processo produtivo.

Fica fácil de descobrir quanto você investiu em cada talhão e checar a participação de diferentes categorias nos custos da propriedade.

Assim, o controle de gastos da fazenda se torna mais automatizado e possibilita que você tome melhores decisões de compra e venda no futuro.

Custo de produção agrícola no Aegro

Contador

Se você não tem segurança para lidar com as informações financeiras da propriedade ou falta tempo, talvez seja melhor contratar alguém especializado nessa função.

O contador pode te ajudar a organizar suas contas e também a extrair o máximo de informações delas.

Se optar por essa opção, escolha um profissional  de confiança, afinal, essa pessoa estará controle sobre toda a contabilidade da propriedade.

Conclusão

Como pudemos ver no texto, o controle de gastos da fazenda não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Organização e disciplina são fundamentais para que possamos ter um controle efetivo sobre nossas finanças.

Com algumas medidas simples, conseguimos bons resultados ao controlar nossos gastos, obtendo informações valiosas sobre a “saúde financeira” da propriedade.

O mercado oferece ferramentas para nos auxiliar nessa tarefa, desde de planilhas até softwares de gestão agrícola. Escolha aquela que melhor se adeque à sua realidade e você terá bons resultados!

>> Leia mais:

Todas as dicas para fazer a contabilidade de custos da fazenda sem mistérios!

Como fazer o rateio de custos simples e efetivo

Como você faz o controle de gastos da fazenda? Conte nos comentários. Grande abraço!