Ferrugem no milho, com sintomas aparentes na folha

Ferrugem no milho: sintomas, identificação e manejo da ferrugem polissora, branca e comum do milho

- 14 de fevereiro de 2018

Atualizado em 10 de abril de 2023

Ferrugem no milho: como identificar, variedades resistentes, aplicações de fungicidas e outros manejos que você precisa saber!

As doenças estão entre os principais desafios enfrentados pelos produtores rurais na condução da lavoura. As ferrugens estão entre as que mais causam dor de cabeça, provocando altas perdas de produtividade.

Na cultura do milho, a ferrugem polissora, por exemplo, pode trazer perdas de até 65%, causando sérios prejuízos.

Mas você sabe como identificar e fazer o manejo eficaz? Neste artigo, vamos falar sobre as três ferrugens do milho e explicar como fazer o controle em cada caso. Saiba agora e esteja preparado!

Ferrugem polissora

A ferrugem polissora é considerada a mais destrutiva e agressiva na cultura do milho. É causada pelo fungo Puccinia polysora e se desenvolve principalmente na parte superior da folha e também na bainha.

Ela interfere no enchimento de grãos e na produtividade das lavouras de milho.

Alguns sintomas são pequenas pústulas, circulares a elípticas. Você pode observar os sintomas na foto abaixo:

ferrugem-polysora-milho

(Fonte: Rodrigo Véras da Costa em Embrapa)

Na safra 2009/2010, a região Sul do Brasil registrou epidemias severas de ferrugem polissora nas lavouras de milho, causando inúmeras perdas.

ferrugem-polysora-epidemia

Severa epidemia na safra 2009/2010 no RS
(Fonte: Embrapa)

Para que você compreenda melhor, pústulas são saliências, geralmente nas folhas, que apresentam estruturas reprodutivas do fungo.

Quando a pústula se rompe, são liberados os urediniósporos (esporos), que são disseminados normalmente pelo vento.

Os urediniósporos são como as sementes nas lavouras, eles germinam e penetram (infectam a planta) dando origem à doença.

Nesta imagem você pode observar as pústulas, o rompimento das pústulas e os esporos.

ferrugem-comum-milho-tudo

(Fonte: Lucas Silva (2010) em Fitopatologia)

Ferrugem comum do milho

A ferrugem comum do milho é considerada a menos severa se comparada às outras ferrugens do milho. É causada pelo fungo Puccinia sorghi.

Essa doença é bastante antiga na cultura do milho e de ampla distribuição pelo país. Os sintomas são pústulas elípticas e alongadas em ambas as faces da folha.

ferrugem-comum-milho

(Fonte: Nicésio F J A Pinto em Panorama/Embrapa)

Ferrugem branca do milho ou Ferrugem tropical

O fungo que causa a ferrugem branca do milho (também conhecida como ferrugem tropical) é Physopella zeae.

Os sintomas ocorrem em ambas as faces da folha e as pústulas são dispostas em pequenos grupos, paralelos à nervura.

ferrugem-branca-tropical

(Fonte: Rodrigo Véras da Costa em Embrapa)

Como identificar as ferrugens do milho

Você pode monitorar o tempo em sua lavoura (região) e relacionar com as condições favoráveis das ferrugens, como na ferrugem tropical, por exemplo:

clima-ferrugem-tropical-branca

(Fonte: Fundação ABC (2011) em Pioneer Sementes)

Para monitorar o tempo você pode utilizar aplicativos gratuitos ou contar com soluções mais específicas, como as de um software de gestão rural.

O Boletim técnico da Epagri pode te ajudar a identificar essas e outras doenças, como também as pragas na cultura do milho.

Como controlar as ferrugens no milho

Variedades resistentes

O uso de variedades resistente é a principal estratégia de manejo para as ferrugens no milho.

Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo relataram que, na safra 2016/2017, foram disponíveis 315 cultivares de milho no mercado brasileiro. Destes, 63 eram resistentes à ferrugem comum, 55 à ferrugem polissora e 59 à ferrugem tropical.

O fungo que causa a ferrugem polissora apresenta uma elevada variabilidade, o que permite uma rápida adaptação às cultivares resistentes disponíveis no mercado. Por isso, é necessário que se continue o trabalho de pesquisa buscando novos genes de resistência.

Escolha da época e do local de plantio

Deve-se evitar plantar em épocas que sejam favoráveis para a ocorrência da doença e também em regiões que são propícias a seu desenvolvimento. Essa prática é utilizada para amenizar os danos causados pelo fungo.

Aplicação de fungicidas

A utilização de controle químico é justificável quando ocorre o aparecimento das primeiras pústulas (aplicação foliar) ou quando os campos possuem baixa ou média resistência genética.

As aplicações mais efetivas têm sido as estrobilurinas e dos triazois, nas doses recomendadas pelos respectivos fabricantes.

Os fungicidas combatem as doenças em média até 20 dias após aplicação, dependendo das condições climáticas e do nível da doença.

Não se esqueça de consultar um engenheiro(a) agrônomo(a) para a recomendação na sua área.

Além disso, veja como acertar suas aplicações de defensivos agrícolas nesse artigo.

Conclusão

As ferrugens são importantes doenças na cultura do milho e, por isso, conhecer essas doenças é essencial para realizar o manejo e deve fazer parte do seu planejamento agrícola.

Aqui você aprendeu como identificar essas doenças e suas particularidades, além de vários métodos de controle da ferrugem.

Depois de todo esse conhecimento, esteja atento e obtenha mais sucesso no combate a essas doenças em sua lavoura!

Você tem mais dúvidas sobre o controle da ferrugem do milho? Já teve problemas com essas doenças em sua lavoura? Adoraria ver seu comentário!

  • Ninguém controla a fazenda como o dono