Como a Ravanhani & Sarti Cereais otimizou a produção com o Aegro

Como a gestão de custos do Aegro ajudou produtor a otimizar produção
Na Ravanhani & Sarti Cereais, a gestão passou de simples planilhas para o software Aegro, resultando em maior controle, economia e eficiência na safra. O Aegro transformou a produção e planejamento agrícola da fazenda.
O que você encontrará aqui:

A realidade do produtor mudou muito nos últimos anos. A administração rural, por exemplo, evoluiu para além das anotações e planilhas, exigindo uma gestão mais abrangente e integrada, que considere todas as variáveis de produção. 

No entanto, quando feita manualmente, a complexidade dessa tarefa pode ser desanimadora, pesando na rotina e consumindo tempo precioso do campo.

Nesse contexto, o uso de um software agrícola surge como um poderoso aliado dos produtores rurais. Foi justamente esse o caso do produtor de soja Cesar Ravanhani e sua esposa, a engenheira agrônoma Thaisa Wendhausen Ravanhani. 

Com ajuda do sistema de gestão Aegro, eles conseguiram tornar a gestão mais prática e eficaz, estruturando o controle financeiro da fazenda e evitando surpresas durante a safra.

Os desafios da Ravanhani & Sarti Cereais sem gestão especializada

Sócio da Ravanhani & Sarti Cereais, uma propriedade com 1.100 hectares em Mogi Guaçu (SP), Ravanhani usava planilhas simples para controlar os gastos da fazenda antes de conhecer o Aegro. Ele conta que, ao final da safra, costumava calcular apenas o diferencial entre o valor investido e a receita para descobrir o quanto sobrou ou faltou de dinheiro.

Foi apenas ao ser questionado por sua esposa sobre como era realizada a gestão de custos e quais eram os gastos específicos com insumos ou maquinário que ele percebeu que essa estratégia estava dificultando o acesso a informações importantes para a saúde do negócio. Era hora de mudar e se reorganizar, implementando uma verdadeira gestão de processos e custos.

“Há uma maior necessidade de você estar a par do que você está fazendo com o seu dinheiro, porque existem várias variáveis que não estão no nosso controle”, destaca Thaisa.

Para que isso fosse feito corretamente, decidiram buscar o apoio de um software de gestão. E foi aí que conheceram o Aegro.

“Contratar o software Aegro nos elucidou sobre a necessidade de se fazer gestão. Você faz gestão a partir do momento que você tem informação, e informação desde o início, de todos os atores que compõem a cadeia dentro do processo produtivo”, complementa a engenheira.

Controle de custos ajustado com o Aegro

Dentro do Aegro, Thaisa e sua secretária lançam notas de compras, atualizando o controle de despesas, fluxo de caixa e estoque. O sistema também registra as atividades de campo, descontando insumos do estoque e o custo da safra em tempo real, o que permite decisões mais estratégicas ao longo do ciclo produtivo.

“Conseguimos observar uma diferença gigantesca desta safra para a safra passada, mas vimos isso ao longo do processo e não somente ao final da safra, quando se teria aquele susto”, contou Thaisa.

A tela de custo realizado proporciona uma visão clara dos gastos por categoria e área, destacando a diferença entre o custo efetivo e o valor das compras.

Para Thaisa, essa funcionalidade é muito importante, pois deixa claro para o produtor que o custo do que ele efetivamente gastou no campo não é equivalente àquilo que ele comprou – uma confusão comum que afeta a análise dos gastos, prejuízos e lucros da safra, dificultando a identificação de oportunidades de economia.

Transformação da colheita com o Aegro

Thaisa destaca que a digitalização da gestão com o Aegro teve reflexos evidentes na última colheita. À medida que a produção era colhida e descarregada no silo, os dados eram imediatamente registrados no software, permitindo o cálculo automático dos resultados da safra – o que evitou o acúmulo de tarefas e o atraso nas operações.

Assim que a colheita é registrada, os resultados da safra são calculados automaticamente dentro do Aegro

Para agilizar ainda mais a comunicação, criaram grupos de WhatsApp para cada área de colheita, garantindo que todas as informações necessárias fossem rapidamente incorporadas ao Aegro. Isso facilitou o pagamento dos fretes e a retirada dos relatórios da safra, que foram compartilhados com o sócio.

Para a safra de 22/23, Cesar tem como objetivo realizar também o planejamento pré-safra pelo Aegro. Dessa forma, ao final da colheita, ele poderá comparar o custo planejado ao custo realizado. 

Compartilhe esta História de Sucesso

Software para Gestão de Fazendas

Maximize seu rendimento sem dificultar a gestão da sua fazenda

O Aegro oferece soluções integradas e ajuda produtores rurais a obter mais eficiência e previsibilidade.
Não é necessário seu cartão de crédito.
Software para gestão de fazendas
Reproduzir vídeo
Ajudamos vários produtores no Brasil inteiro

Mais de 5.000 fazendas usam o Aegro diariamente

de hectares
+ 0 milhões
usuários por mês
+ 0
Case Aegro: Fazenda Alvorada Bueno
Reproduzir vídeo sobre Case Aegro: Fazenda Alvorada Bueno
"O Aegro é o coração da fazenda hoje, tudo que eu vou tomar de decisão, eu me baseio em dados. Para mim, é uma ferramenta de braço direito, que eu tenho que levar comigo para qualquer lugar."
Guiverson Bueno
Produtor Rural - Fazenda Alvorada Bueno

Razões para você confiar no Aegro

Queremos facilitar o acesso cada vez mais das fazendas ao Aegro.
Por isso, nosso sistema integra com as principais soluções do mercado.

logo climate fieldview
John Deere Operations Center
Logo Orbia
Stara

Comece a ter mais eficiência na sua fazenda hoje mesmo

Crie sua conta e entenda como o Aegro pode te ajudar a tomar decisões mais confiáveis e lucrativas em todas as etapas da safra.

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?