Gestão de pessoas no agronegócio: o que é, quais são os desafios, dicas para profissionalizar colaboradores e como ser um bom gestor.

Não adianta ter bons maquinários, insumos, tecnologia e uma boa área agrícola se as pessoas não estão preparadas e gerenciadas para as atividades.

Por isso, é importante ter uma boa gestão de pessoas na sua empresa. 

Você pode achar que é difícil empregar gestão de pessoas no agro, mas vamos mostrar que isso é essencial para o sucesso do seu negócio.

Essa pode ser uma gestão esquecida no meio rural, mas isso não pode acontecer. 

Assim, preparamos este texto de como você pode fazer a gestão das pessoas envolvidas com as atividades agrícolas. Confira!

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conjunto de estratégias que visa o desenvolvimento do capital humano nas organizações.

Esta deve ser realizada para qualquer funcionário da fazenda e em qualquer nível hierárquico.

Assim, a gestão de pessoas envolve atrair e manter bons profissionais com atividades como: seleção de funcionários, programas de treinamentos, desenvolvimento do capital humano, entre outras.

gestão de pessoas no agronegócio

(Fonte: Blog Luz)

Uma boa gestão de pessoas no agronegócio deve ter estratégias para estimular o desenvolvimento profissional. 

Dessa forma, um profissional motivado, satisfeito e com habilidades é muito importante para a empresa rural, podendo aumentar a produção da fazenda.

É o que relata uma importante fazenda produtora de leite no Brasil, a Fazenda Colorado, que 70% do sucesso de qualquer negócio está intimamente ligado à maneira como as pessoas encaram o desafio que desempenham dentro do negócio. 

Assim, se o profissional tem interesse da fazenda prosperar é para que junto ele também possa crescer profissionalmente.

Por isso, é importante que os profissionais sejam motivados diariamente.

Além disso, deve-se valorizar e reconhecer esses profissionais, ter respeito no ambiente de trabalho, além de manter um local adequado e com segurança.

Lembre-se que profissionais satisfeitos trabalham com mais entusiasmo e isso é importante para o sucesso e lucratividade das atividades rurais

Mas não podemos esquecer que para uma boa gestão de pessoas se faz necessário um bom gestor. 

Esse profissional precisa estar atento às estratégias de gestão, sempre buscando se profissionalizar e modernizar a gestão da empresa.

No entanto, a gestão de pessoas pode não ser tarefa fácil, como relata o Prof. Dr. Gilberto Shinyashiki da área de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da USP: “Gestão de pessoas é a parte mais difícil do trabalho gerencial”.

Por isso, vamos falar dos desafios da gestão de pessoas no agronegócio no próximo tópico.

Desafios da gestão de pessoas no agronegócio

Ter uma boa gestão de pessoas pode não ser fácil por conta de alguns desafios. Dessa forma, é importante conhecê-los para tentar minimizá-los.

Alguns desafios da gestão de pessoas são:

Comunicação entre colabores e gestores

gestão de pessoas no agronegócio

Se a comunicação não ocorrer ou for mal feita entre os envolvidos nas atividades agrícolas pode gerar muitos problemas na empresa como a não execução de trabalho ou realização de forma incorreta, o que traz prejuízos.

Um estudo feito pelo Project Management Institute Brasil (PMI) constatou que, para 76% das empresas, o principal motivo para seus projetos fracassarem são falhas na comunicação.

Isso não deve ser diferente para as empresas rurais, por isso, é um fator muito importante na gestão de pessoas.

Assim, para te auxiliar e melhorar a comunicação interna da sua empresa rural você pode utilizar da tecnologia, com programas e softwares

Atrair e manter bons profissionais

Uma das funções da gestão de pessoas é a contratação de bons profissionais, a fim de mantê-los na atividade.

Para minimizar esse desafio é necessário realizar uma boa seleção, com recrutamento que explique todas as atividades a desenvolver na empresa, remuneração e se há plano de carreira.

Outro ponto importante a ser observado é que, muitas vezes, é difícil encontrar trabalhadores no campo.

Por isso, quando for selecionar um profissional para as atividades da fazenda é recomendável a capacitação constante para mantê-lo motivado e conservá-lo na empresa.

Mas além de atrair bons profissionais, é necessário mantê-los na sua empresa. Para isso, é importante dar feedbacks e ter metas claras.

Capacitação e treinamento dos profissionais

Como falamos, a capacitação dos profissionais é importante para a retenção deles na empresa rural.

Mas, a capacitação pode ser um desafio para o gestor no quesito de escolher quais os cursos e treinamentos ideais e identificar o momento certo de realizá-los.

Entretanto, este é um fator extremamente necessário por conta das novas tecnologias cada vez mais inseridas na agricultura. 

Pois, não adianta nada ter tantas tecnologias disponíveis se o profissional não consegue utilizá-las adequadamente para melhorar as atividades agrícolas. Então, tenha sempre em mente que profissionais do futuro no agro precisam se capacitar.

Liderança

Outro desafio que a gestão de pessoas no agronegócio pode enfrentar é a falta de liderança. 

O gestor precisa ser um líder que orienta, incentiva, ajuda, motiva e elogia, ou seja, ele deve dar exemplo com as suas ações na empresa rural (praticando o que fala).  

Para te auxiliar ainda mais nisto, veja algumas dicas de como profissionalizar a gestão de pessoas.

5 dicas para profissionalizar a gestão de pessoas no agronegócio

1. Planejamento e levantamento de dados

Como sempre gosto de enfatizar, o planejamento é importante em toda atividade e isso não é diferente para a gestão de pessoas.

Primeiro, realize um planejamento de sua empresa, observando como está a situação atual, qual seu recurso financeiro, suas atividades e profissionais envolvidos nessas rotinas.

Com isso, você já pode realizar o levantamento de dados dos funcionários da fazenda: quais atividades desempenham, em qual setor, suas qualificações, entre outras informações importantes. 

Também tente levantar informações sobre o perfil de cada funcionário, com isso, o gestor pode realocar colaboradores de acordo com suas qualificações e perfis.

2. Boa comunicação com a equipe de trabalho 

A comunicação é fundamental na gestão de pessoas, como já vimos neste texto. 

Por isso, esteja sempre conversando com seus colaboradores para entender suas dificuldades e desafios durante o dia a dia. 

Uma alternativa é realizar reuniões específicas em grupo e de forma individual, ao menos uma vez por mês.

3. Avaliação dos profissionais

Para o desenvolvimento de pessoas, deve-se realizar a avaliação de desempenho de cada profissional (feedback), mostrando os pontos positivos e os que precisam ser melhorados.

Isto vai melhorar o processo produtivo, garantir maior eficiência e bons resultados. 

Para ajudar neste processo, conte com um aplicativo de gestão que tenha toda a equipe, com possibilidade de relatório de suas atividades. 

No Aegro, por exemplo, é possível adicionar todas as pessoas que trabalham na fazenda e estabelecer o perfil de usuário dentro do software. 

O aplicativo disponibiliza seis perfis diferentes, cada um com responsabilidades e acessos diferentes.

aegro

Menu do perfil dos usuários no aplicativo Aegro

4. Capacitação das pessoas da propriedade rural

Como comentamos no tópico acima, este é um desafio para a gestão de pessoas no agronegócio, mas também é uma dica de como melhorar essa gestão.

Para te auxiliar com a escolha de capacitação e treinamentos dos colaboradores, você pode realizar um pequeno questionário com os profissionais perguntando qual(is) curso(s) eles gostariam de realizar para melhorar sua atuação.

E com essas respostas, você determina qual treinamento será realizado e qual o cronograma para isso.

Lembrando que a capacitação deve ser realizada independente do tamanho da propriedade.

5. Metas e plano de carreira

Tenha metas com sua equipe de trabalho. É importante destacar sempre quais são os objetivos da empresa e quais as metas que se pretende alcançar. 

Se as metas forem atingidas, pense em bonificação ou até mesmo um aumento no salário, além de reconhecer e valorizar esses profissionais.

Assim, é importante também determinar se a empresa apresenta um plano de carreira e quais as condições para alcançar níveis mais altos, ou seja, o que a empresa espera do profissional para determinado cargo.

Depois dessas dicas de como melhorar a gestão de pessoas no agronegócio, veja como melhorar e ser um bom gestor.

Como ser um bom gestor de pessoas no agronegócio?

Muitas pessoas que estão à frente de um negócio não se posicionam como líder, mas sim como apenas um chefe que demanda os trabalhos. Mas, lembre sempre que um gestor deve ser um bom líder.

diferença entre líder e chefe
gestão de pessoas no agronegócio

(Fonte: aec)

Além da liderança, a comunicação é essencial para um gestor, escutando os colaboradores para entender o que esperam do local de trabalho e como podem melhorar as atividades na fazenda. 

O gestor também tem como responsabilidade definir o que cada profissional realizará de acordo com o seu cargo, quais suas funções e atividades dentro da empresa rural.

E mais, deve proporcionar trabalho em equipe e motivar seus colaboradores. Então pense e reflita: Qual a motivação dos colaboradores da sua empresa rural?

Portanto, o gestor deve estar presente, sempre que possível, nas atividades e observando como essas tarefas diárias são executadas, o que pode ser melhorado, como os profissionais estão atuando nos locais de trabalho, entre outras funções que considere importante.

Conclusão

Vimos neste texto o que é e qual a importância da gestão de pessoas na empresa rural e, ainda, algumas dicas para profissionalizar essa gestão.

Também discutimos alguns desafios que podem acontecer na gestão de pessoas no agronegócio e como ser um bom gestor.

Agora que você sabe mais sobre gestão de pessoas, realize um bom gerenciamento dos seus colaboradores e, com isso, obtenha sucesso e melhores resultados na sua empresa rural.

Você realiza gestão de pessoas na sua empresa rural? Quais os desafios que você enfrenta com essa atividade? Adoraria ver seu comentário abaixo!