Como foi o seu ano? Por aqui no Lavoura10 tivemos um ano intenso, mas muito recompensador!

Foram mais de 200 artigos publicados com conceitos do agro, dicas práticas e também as principais análises do mercado.

Perdeu algum conteúdo? Gostaria de rever alguma matéria?

Não se preocupe, listamos aqui as 10 melhores publicações com base nas visualizações, comentários e outros resultados. Confira e aproveite!

1. IR para produtor rural: leis e normas para ficar atento

Postado em 18 de Fevereiro de 2019

Todo ano o Governo cobra o imposto de renda daqueles que ganham acima de uma certa quantia anual. O prazo para a próxima declaração sempre é o último dia do mês de abril.

Mas sempre deixamos essa parte burocrática para a última hora! Aí surgem dúvidas de qual categoria o produtor ou a propriedade se encaixam, como devo declarar e muitas outras.

Por isso, adiantamos e lançamos já em fevereiro de 2019 essa matéria contendo as principais informações sobre o Imposto de Renda para produtor rural.

O conteúdo teve grande quantidade de acessos durante o ano todo, mostrando que sempre é hora de verificar o que é preciso para ficar de acordo com a lei e não sair prejudicado. 

Quer se preparar para o ano que vem? Confira este artigo e veja também o webinar que fizemos sobre o assunto.

Vale lembrar que já temos uma programação para o Imposto de Renda de 2020 do produtor rural e outras obrigatoriedades. Fique de olho no Lavoura10 e no nosso canal do YouTube.

2.  O guia da interpretação da análise de solo

Postado em 17 de Junho de 2019

Cada lavoura precisa de uma quantidade de nutrientes para ter o melhor rendimento. E você sabe que a adubação de um ano não serve para a safra seguinte.

Para determinar tudo isso, é preciso mais que uma boa análise de solo: precisamos interpretar essa análise.

Mas como fazer isso? Quais os macros e micronutrientes mais importantes para sua cultura? E o balanço deles?

Neste artigo explicamos a interpretação de análise de solo, considerando as culturas da soja, café e cana-de-açúcar.

Para facilitar ainda mais no manejo de solo, também disponibilizamos a planilha de cálculo de calagem que você pode baixar gratuitamente aqui.

interpretação de análise de solo

3.Agronegócio no Brasil: como está o setor e o que esperar

Postado em 01 de Abril de 2019

O agronegócio no Brasil é forte. Temos participação excepcional no PIB e a tendência é continuar crescendo.

Conhecer bem este mercado permite ter mais base para tomar decisões e identificar onde vale mais a pena investir seus esforços e recursos financeiros.

Qual cultura têm mais perspectivas de crescimento? Será que exportar pode ser um bom caminho?

Neste artigo, falamos sobre a situação atual do setor agro e as principais perspectivas. Se você prefere o conteúdo em vídeo, temos este webinar sobre o mercado que você pode ver aqui.

4. Como um aplicativo agro ajuda uma propriedade rural

Postado em 29 de Agosto de 2019

Quem nunca recebeu uma ligação no meio do dia avisando que não dá para fazer a aplicação porque não tem o produto?

Ou até mesmo foi pego de surpresa quando conferiu o estoque e achou vários insumos vencidos que sobraram.

Em meio a tantas atividades, é mesmo comum isso acontecer. Mas não precisa ser assim.

Tudo isso atrasa o processo de produção agrícola e ainda resulta, no final das contas, em prejuízo para o produtor rural.

Mateus Riva, de Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, tinha os mesmos problemas e encontrou a solução em um aplicativo agro

Ele nos contou a sua história e explicou como a tecnologia o auxilia a se manter na atividade agrícola com rentabilidade.

8-painel-controle-aegro

“Hoje, do escritório a gente consegue controlar a propriedade com visão muito melhor do que se estivesse na propriedade. É fácil, na palma da mão.” – Mateus Riva

5. Tudo sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP)

Postado em 23 de Outubro de 2019

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é um assunto cada vez mais discutido por produtores agrícolas devido aos resultados benéficos do controle de pragas e, por vezes, economia de aplicação de defensivos.

A demanda por alimentos com menores concentrações de resíduos químicos está cada vez maior. Por isso, o MIP vai contribuir muito para solucionar essa questão. 

Explicamos nesta matéria como fazer o monitoramento, mostramos os níveis de controle e o calendário das principais pragas de soja, milho e algodão.

Para facilitar o MIP, também disponibilizamos uma planilha gratuita em que você pode registrar seu monitoramento e verificar os níveis de controles das principais pragas.

4-planilha-mip

Baixe a planilha de MIP gratuitamente aqui!

6. Cálculo de gessagem: como fazer e novos métodos

Postado em 02 de Dezembro de 2019

A gessagem é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade da lavoura, porém deve ser feita de maneira criteriosa para evitar a lixiviação excessiva de nutrientes. 

Neste artigo mostramos os tipos de gesso disponíveis e abordamos um pouco sobre os efeitos da aplicação de gesso agrícola nas propriedades químicas do solo. 

calculo de gessagem

Também mostramos quando é necessário fazer e a diferença entre alguns métodos de recomendação de cálculo de gessagem.

Além disso, apresentamos um novo método, baseado da elevação da saturação por Ca para 60% da CTC efetiva da camada de 20-40 cm.

Confira a matéria e aproveite para planejar sua próxima gessagem, isso se ela for mesmo necessária.

7. Custo de produção da soja: entenda por quanto vender sua saca

Postado em 14 de Janeiro de 2019

Você já se questionou por quanto vender sua saca para que cubra os custos de produção?

Para isso, temos que ter em mente o custo de produção de soja real e o mais exato possível. Mas, com tantos insumos, contratempos e atividades envolvidos na produção, é fácil se perder nos números.

Neste texto separamos as principais informações para que você conheça o custo de produção de soja e saiba se está obtendo lucro.

Nele, conseguimos explorar melhor sobre os maiores custos de produção da soja e a importância de gerenciá-los para que se possa atingir a meta de produtividade de soja e margem de lucro.

Aproveite também esta planilha que disponibilizamos gratuitamente, onde é possível visualizar os custos por hectare da safra.

aegro

Na matéria, também mostramos o uso de software agrícola para a visualização dos custos de produção

8. Cana-de-açúcar para altas produtividades

Postado em 21 de Março de 2019

Segundo levantamento da Conab, a safra 2018/19 deve alcançar produção de 615,84 milhões de toneladas. Mas para se ter um canavial formado, o custo é alto: em média R$ 7.253,50 por hectare.

Por isso, saber como plantar cana-de-açúcar para obter alta produtividade é fundamental. Isso pode ser a diferença entre registrar lucro ou ‘empatar’ com os custos.

Neste conteúdo falamos sobre a melhor época, tipo e espaçamento de plantio para seu canavial.

Mostramos também como alguns resíduos da produção de etanol e açúcar, como a vinhaça e a torta de filtro, podem ser aproveitados no plantio.

E se você não sabe se já é hora de renovar o canavial, deixamos aqui uma planilha gratuita para fazer esse cálculo de um modo muito mais fácil e rápido.

9. Calcule seu custo de produção de milho por hectare

Postado em 17 de Abril de 2019

Insumos, tecnologia, maquinário… Tudo isso está envolvido nos custos de produção de uma lavoura. Mas você sabe o quê considerar na hora de calcular o custo de produção de milho por hectare na sua área hoje?

custo de produção de milho por hectare

Neste artigo explicamos quais dados você precisa ter em mãos para fazer esse cálculo e como otimizar seu gerenciamento para obter mais rentabilidade na lavoura.

Também conseguimos ver que o custo de produção de milho por hectare varia conforme a região de plantio e nível de tecnologia adotado, além de discutirmos sobre o ponto de equilíbrio da safra e como calcular a produtividade de milho.

Aliás, deixamos esta planilha grátis para calcular a produtividade do grão antes da colheita.

10. Preço da tonelada de cana: como está o mercado e expectativas

Postado em 30 de Agosto de 2019

Como está o mercado e quais as expectativas para o preço da tonelada de cana é o tema central da última, mas não menos importante, matéria que conquistou o Top 10 de 2019.

Nela, você pode conferir como está o preço da tonelada de cana 2019 e quais as perspectivas para o fechamento da safra atual. 

Abordamos também a expectativa do mercado, que é de continuidade do superávit global na produção de açúcar, além de explicarmos a formação dos preços e valores praticados no mercado.

preço da tonelada de cana 2019

Qual dos 10 melhores artigos de 2019 você gostou mais? Têm algum tema que gostaria de ver aqui? Deixe seu comentário abaixo!