Mercado futuro de soja 2019: Compreenda a situação de mercado atual e as tendências de preço da oleaginosa.

A safra de grãos de 2019 irá atingir cerca de 241 milhões de toneladas, segundo dados do IBGE. Um volume que vem surpreendendo até os mais otimistas.

Ao contrário, a safra norte-americana não se mostra tão promissora e o mercado internacional está repleto de incertezas.

Como ficam então as expectativas para o mercado futuro de soja 2019? Confira nesta matéria!

Mercado futuro de soja 2019

Os contratos de soja futuro são acordos de compra e venda de sacas de soja em uma data futura, a um preço estabelecido entre as partes no momento da negociação.

As negociações no mercado futuro de soja 2019 podem auxiliar os produtores. E, aos compradores, é uma garantia daquele valor negociado em data anterior oferecendo certa proteção frente às variações do preço dessa commodity de acordo com o mercado.

Na Bolsa de Chicago e da BM&F, os preços da soja futuro e de seus derivados estão em constante oscilação nas últimas semanas.

Depois das baixas nos últimos dias, contratos do mercado futuro de soja 2019/20 mostraram pequeno aumento: pouco mais de 7 pontos entre os principais contratos.

Isso ocorreu devido ao último relatório da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), indicando que lavouras de soja em boas ou excelentes condições nos Estados Unidos são apenas pouco mais da metade da área plantada.

Tanto as oscilações quanto o ritmo lento das negociações no mercado em geral se deve muito à preocupação geopolítica. 

Explicando melhor: se observa uma crise na Argentina e agora também na Itália, com a renúncia do primeiro ministro.

Além disso, a guerra comercial entre Estados Unidos e China continua, com Trump realizando medidas que agravam a relação com o país. Tudo isso aumenta a preocupação e os investidores já falam em possível recessão econômica mundial.

Enquanto todas essas questões não são resolvidas, fica claro que as negociações continuarão lentas e os preços do mercado futuro de soja 2019/20, com oscilações.

Em específico para a soja, fique atento também para a nova safra americana, já que as condições climáticas nessa fase final da lavoura é fundamental para a produção.

Compreenda melhor o mercado futuro de soja 2019 pelos preços atuais

Segundo levantamento do Cepea, a recente desvalorização da moeda chinesa frente ao dólar acaba encarecendo a compra dos produtos americanos, inclusive a soja.

Como a moeda brasileira permanece praticamente estável frente à chinesa, os compradores chineses deslocam suas negociações de grãos para o Brasil.

Devido a esse cenário, os indicadores Esalq/BM&FBovespa da soja em Paranaguá (PR) tiveram alta de 4,2%, chegando a R$ 83,58/sc 60kg na primeira semana de agosto.

Já o indicador Cepea/Esalq Paraná chegou a atingir 4,3% de alta, comercializando a saca por R$ 77,53 no dia 9 de agosto.


Cotação atual da soja pelos indicadores do Cepea

Mercado futuro de soja 2019: Derivados da oleaginosa

Os preços do farelo de soja recuaram cerca de 5,3% nas regiões acompanhadas pelo Cepea. Parte desse recuo pode ser associado ao fato dos compradores desse derivado estarem abastecidos do produto.

Aqueles compradores que não possuem estoque de farelo realizam a compra de pequenos lotes apenas para consumo em curto prazo.

Ainda podemos citar que, além da redução da necessidade dos compradores por farelo de soja, a aquisição de outros produtores como farelo de algodão e polpa cítrica estão sendo opções substitutas a este derivado.

Frente a tais fatores, as indústrias de moagem de soja estão reduzindo ou paralisando a produção de farelo, optando por operar apenas com o que já possuem armazenados.

mercado futuro de soja 2019

(Fonte: Revista Globo Rural)

Exportação de grãos: como estão as embarcações com milho e soja

A cadeia produtiva de diversas culturas impactam diretamente os preços pagos a quem comercializa a oleaginosa.

Já comentamos aqui no blog que o mercado, e consequentemente o preço do milho, está aquecido frente à quebra de safra que teremos nos EUA neste ano de 2019.

As atenções estavam voltadas ao embarque de milho nos portos. Esse cenário elevou os fretes rodoviários e, consequentemente, toda a cadeia de disputa por caminhões.

Com boa parte da cadeia logística transportando milho, os embarques deste cereal bateram recorde no mês de julho, somando 6,31 milhões de toneladas

Quanto à soja, o ritmo de embarcação já estava aquecido e se intensificou ainda mais depois que a China voltou a comprar mais frequentemente nas últimas semanas. 

É importante ressaltar que foi observada exportação de 57,7 milhões de toneladas de soja neste ano, o que é ainda menor do que exportado no mesmo período no ano anterior.

No entanto, isso se deve ao fato de que o Brasil tem um volume menor de soja para ser exportado, devido a safra 2018/19 menor do que a anterior e a redução dos estoques nacionais do grão.

Nesse sentido, o envio da soja ao porto pode ser uma opção aos produtores que possuem a capacidade de negociar o retorno da viagem com adubo entre o porto e as regiões produtoras.

Para saber se os custos são viáveis, um bom controle financeiro de custos é indispensável. E fica mais fácil ter uma noção total dos seus custos operacionais com um software de gestão agrícola.

mercado futuro de soja 2019

Exemplo de fluxo de caixa feito pelo software agrícola Aegro; dados podem ser acessados a partir do smartphone

Conclusão

Como vimos, o mercado internacional está receoso, e pode ser interessante firmar contratos futuros travando o preço da soja.

Outra opção pode ser o envio do produto aos portos para exportação, principalmente para o mercado chinês. Assim, é possível ainda aproveitar a logística do retorno da viagem com insumos para serem utilizados na propriedade.

Por último, o produtor pode optar pela comercialização para o mercado interno. Dependendo da localização entre produção e destino final, os valores pagos para a cadeia logística podem compensar.

Em todos os cenários apresentados, é vital que o produtor saiba muito bem quais foram os seus custos de produção. 

Desta forma, é mais fácil optar pelo negócio mais rentável para o destino final de sua soja!

>> Leia mais: “Perspectivas do agronegócio brasileiro 2019

>> Leia mais:Colheita de algodão 2019: Estado atual e perspectivas do mercado
>> Leia mais: “Seca afeta plantio da soja 2019/20 e o que fazer para minimizar perdas

Como estão suas opções de comercialização da soja? Restou dúvida sobre o mercado futuro de soja 2019? Adoraria ver seu comentário abaixo!