Produção agrícola até 2027: Aumento da produção agrícola brasileira em relação ao mundo e quais práticas utilizar para melhorar a produtividade da sua propriedade. 

Escutamos sempre que o Brasil é o celeiro do mundo e que logo vários países dependerão de nós para produzir seus alimentos. 

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) confirma essa afirmação por meio de um estudo com as perspectivas da produção agrícola até 2027 em nível mundial.

Reunimos neste artigo mais informações sobre essas projeções, além das principais práticas que vão te possibilitar a ver esse crescimento também na sua propriedade. Confira!

Perspectivas da produção agrícola até 2027 no Brasil e no cenário mundial

O último relatório da OECD (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e FAO tem excelentes perspectivas de crescimento agrícola para a América Latina até 2027.

O relatório prevê um crescimento de 17% na produção agrícola e pesqueira da América Latina e Caribe nos próximos 8 anos. 

Dos 17% de aumento, 9% serão devido ao aumento da produção agrícola, 6,63% em razão do setor pecuário e 1,36% devido ao aumento da produção pesqueira. 

O crescimento agrícola estará ligado principalmente ao aumento de produtividade em áreas já exploradas, em virtude do uso de novas tecnologias e melhores estratégias de manejo. 

Porém, há previsão de abertura de mais 11 milhões de hectares para exploração agrícola e, destas, 62% serão destinados ao plantio de soja

Neste contexto, o Brasil será peça-chave na produção de alimentos para o mundo, aumentando principalmente a produção em áreas com sistema produtivo de soja primeira safra e milho segunda safra.  

Apesar de existirem perspectivas que a demanda por importação de soja pela China caia nos próximos 8 anos, o mercado interno de consumo e processamento será aquecido. 

A produção de soja no Brasil também tende a ser impulsionada pelo aumento da demanda interna do país por fonte de proteína para ração animal (aumento de 25% na demanda).

O Brasil tem perspectiva de aumentar em 27% a produção de bovinos, suínos e frangos.

Além disso, a procura por etanol pode aumentar em 84% devido à implantação de políticas públicas em países em desenvolvimento como Brasil, Argentina e Indonésia. O que impulsionará ainda mais o mercado de cana-de-açúcar brasileiro. 

relatório FAO até 2027

Você pode conferir o relatório completo da FAO neste link
(Fonte: FAO)

Mas como posso aumentar a minha produção agrícola até 2027?

1ª Dica para aumentar a produção agrícola até 2027: Realizar adubação adequada

Mesmo hoje em dia, muitos produtores usam recomendação padrão para realizar sua adubação ou fazem um ou poucos pontos de amostragem para a recomendação nutricional de sua área inteira. 

No entanto, recomenda-se que o produtor rural divida sua área em talhões (de acordo com a uniformidade do terreno) e faça uma recomendação pontual para cada talhão, utilizando o máximo de informações possíveis como análise de solo, análise foliar e mapas de produtividade. 

Adubação de cobertura do milho

Adubação de cobertura do milho para maior produção de grãos
(Fonte: Carlos Pena Vídeos)

2ª Dica para aumentar a produção agrícola até 2027: Utilização de sementes certificadas 

O uso de sementes certificadas é um importante aliado de altas produtividades, pois além da garantia de uma semente de qualidade com alto vigor, também previne a entrada de pragas, doenças e plantas daninhas. 

Por exemplo, o uso de sementes de brachiaria de baixa qualidade e procedência duvidosa introduziu inúmeras espécies de plantas daninhas em novas áreas. 

3ª Dica para aumentar a produção agrícola até 2027: Manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas

É importante que o produtor tenha conhecimentos básicos da biologia das principais pragas, doenças e plantas daninhas que atacam seu cultivo para realizar o manejo no momento correto, gastando menos e sendo mais eficiente. 

Temos alguns textos aqui no Lavoura10 que podem te ajudar nisso:

produção agrícola até 2027

(Fonte: Amici mecanização agrícola)

4ª Dica para aumentar a produção agrícola até 2027: Boa tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas

Atualmente, um dos grandes gargalos da agricultura é a utilização das boas práticas na tecnologia de aplicação. 

É importante que além de usar o produto certo, ele chegue no alvo. 

Por isso, vale a pena que o produtor invista em tecnologia de aplicação e saiba adaptá-la em situações adversas (como em seca). 

5ª Dica para aumentar a produção agrícola até 2027: Colher no momento certo

É muito importante que o produtor colha no momento certo, pois quanto mais tempo os grãos ou frutos ficarem no campo, mais estarão expostos a doenças e pragas.  

Além disso, se a colheita for realizada antes do tempo, provavelmente o fruto não atingirá a máxima qualidade ou os grãos terão mais chances de dano mecânico e gastos para secagem. 

>> Leia mais: “O que esperar das condições climáticas para o 1º trimestre de 2020

6ª Dica para aumentar a produção agrícola até 2027: Transporte adequado dos grãos até a unidade de beneficiamento 

Estima-se que 2,38 milhões de toneladas de soja e milho são perdidas durante o transporte e, destas, 13,3% correspondem ao transporte rodoviário. 

É inaceitável que depois de todo cuidado e trabalho que o produtor rural teve para produzir, estes sejam jogados no asfalto. Por isso, tenha cuidado no transporte de seus grãos. 

Realize rotação de culturas!

É essencial que ocorra uma diversificação de culturas ou plantas de coberturas em sua área, principalmente para impedir o desenvolvimento de doenças e pragas e construir um bom perfil de solo.  

Você pôde observar que em 2019 houve seca em diversas regiões produtoras do país, mas produtores que realizam rotação de culturas obtiveram melhores resultados. 

7ª Dica para aumentar a produção agrícola até 2027: Planejamento de gastos e informações de outras safras sempre à mão 

As boas perspectivas de produção para o próximos anos estão pautadas principalmente no uso de novas tecnologias no campo, por isso conheça bem seus gastos para planejar novos investimentos. 

Você pode usar diversas ferramentas para te auxiliar nisso como softwares de gestão agrícola, que vêm sendo uma excelente alternativa.  

aegro

Com o Aegro, você vê os custos realizados e planejados de todas as safras em alguns cliques

Conclusão 

Neste texto, vimos as principais perspectivas para a produção de alimentos no mundo e a importância do agronegócio brasileiro neste cenário. 

Além disso, percebemos a importância que o mercado interno do país terá para a venda de grãos. 

E para atingir ou até superar essas projeções, vimos algumas dicas essenciais para altas produtividades. 

>> Leia Mais:

Seguro Rural 2020: Entenda melhor e veja as novidades
Alta do dólar auxilia exportações da Colheita da Soja 2020

Quais são suas perspectivas para a produção agrícola até 2027 para o Brasil e para sua fazenda? Adoraria ver seu comentário abaixo!