Software rural no sucesso da lavoura: Como um sojicultor de Mato Grosso obteve sucesso do negócio utilizando um programa, e como você pode fazer o mesmo!

Com as margens pequenas, os problemas fitossanitários e a logística complicada, não é tão fácil ter sucesso com a atividade agrícola.

Mesmo assim, o produtor de Poconé-MT Raul Neto consegue essa façanha.

O produtor conseguiu ser até mesmo campeão de produtividade de soja e ter a propriedade reconhecida como referência no prêmio Sistema Famato em Campo.

Como? É claro que há excelência em campo, mas tudo começa lá no planejamento em um software rural.

Confira essa história de sucesso e veja como conseguir sucesso também no seu negócio agrícola!

software rural

Entendendo o contexto: Por que usar um software rural?

Antes de tudo, é importante entender a história por detrás da história: o contexto. O porquê do produtor Raul chegar à conclusão de usar um software rural, e como isso influência na sua fazenda.

O que o sojicultor de Mato Grosso entendeu é que, no longo prazo, a chave para o sucesso em um negócio de commodities é ser um produtor de baixo custo. Hoje, o nosso trabalho é reduzir os custos de produção.

Por isso, atualmente a principal razão para o sucesso de um produtor é ele saber seus números de trás pra frente.

Se você pode falar, com números e índices, de todas as suas despesas de 2 safras atrás, com certeza você tem uma boa gestão e sabe que tem sucesso na atividade.

Simplesmente sabendo seus números, você pode:

  • Fazer decisões de mercado sem emoção, com foco no lucro;
  • Tomar decisões de investimento agronômico com foco no seu retorno. Por exemplo, se seu objetivo é pagar suas terras com a idade de 60 anos, esse deve ser o seu retorno, e os investimentos devem condizer com isso.

 

Mas claro que nem tudo é perfeito. Você pode ter um ano financeiro ruim devido à quebra de safra.

No entanto, com o controle dos seus números, você saberá como fazer uma safra “marginal” (gastando pouco e produzindo na média, sem riscos) da próxima vez, já que vai conhecer o quanto deve gastar para isso.

Desse modo, você pode absorver alguns solavancos da estrada e continuar fazendo o que gosta por causa de sua gestão agrícola.

Assim, o produtor rural precisa encontrar um sistema que o ajude a tomar decisões de negócios agrícolas, com menos emoção e mais foco no lucro.

E foi exatamente por isso e para isso que Raul Neto decidiu se tornar cliente do software rural Aegro.

 

Como Raul conseguiu o controle efetivo da parte financeira com um software rural

Antes mesmo do software, havia gestão financeira na propriedade rural de 1500 hectares de Raul.

2-software-ruralRaul Neto em sua propriedade rural em Poconé – MT

Essa sempre foi uma preocupação do proprietário, que mantinha as finanças (despesas e receitas) todas registradas em um outro sistema.

No entanto, todas essas informações não integravam com a parte de campo, parte fundamental para realmente entender como o dinheiro estava sendo aplicado e retornado para a fazenda.

Dessa forma, todas as informações de campo eram anotadas e analisadas a mão.

Mesmo com operadores agrícolas e equipe que anotavam todos os dados, não era possível compilar tudo e gerar gráficos, índices e outros.

O Aegro é um software que permite o gerenciamento melhor e facilitado de todas essas informações da produção agrícola, conforme Raul afirma:

“Hoje conseguimos ver exatamente onde estamos pecando, onde pode melhorar e onde podemos reduzir custos

 

A propriedade agora utiliza o sistema completo, desde a dessecação até a previsão da colheita.

Assim, todas as atividades realizadas no campo e financeiras (como fluxo de caixa, estoque, contas) estão seguras dentro do Aegro, no computador e aplicativo. 

software-rural

 

Os registros organizados e fáceis de serem visualizados são a chave do controle efetivo do negócio

“A gente às vezes se ilude quando não tem esse tipo de controle por um software, não conseguimos enxergar a realidade da nossa fazenda.”

software-rural-colheita

Todas as atividades são planejadas anteriormente pelo técnico agrícola e o próprio Raul, descrevendo exatamente todas as doses e produtos que devem ser utilizados.

Não há mais espaço para erros, e portanto, há eficiência e otimização de insumos.

No aplicativo, os operadores agrícolas registram a conclusão das atividades que foram planejadas anteriormente, e ainda fazem observações importantes sobre o campo, como a verificação de alguma cerca quebrada, falha no plantio e outros.

Com todas essas informações o proprietário consegue visualizar sua fazenda como um todo, uma visão ampla de tudo o que está acontecendo.

Ao mesmo tempo, o software rural também permite a visualização de detalhes que antes eram despercebidos: custos com máquinas, administração,o impacto de cada insumo, e outros.

“É um sistema que realmente funciona, apenas precisamos alimentá-lo com informações. Não é um programa criado por um técnico, é um sistema realmente pensado e prático.”

 

 

As dificuldades que o sojicultor enfrentou e como foram superadas

Toda mudança de hábito traz algumas dificuldades. Com o software rural não seria diferente.

Um dos principais desafios foi o receio de usar algo mais “tecnológico” com toda a equipe.

Esse sentimento é bastante comum, especialmente quando temos funcionários mais antigos ou não muito adeptos a tecnologia.

Sobre isso, Raul explica:

“No começo tivemos uma certa resistência, mas o sistema é prático. Temos 2 operadores que eram vaqueiros, que leem bem pouco, mas o programa é muito intuitivo e eles conseguem usar normalmente.”

software-ruralVocê pode começar a usar o software pelo aplicativo grátis disponível em:

 

Superado isso, o sojicultor conta que apenas é necessário criar o hábito de colocar as informações no software rural e seguir acompanhando o andamento da empresa rural.

No entanto, ele também afirma que essa rotina fica muito mais fácil quando é feita no sistema.

Nele, todos os dados ficam em um só lugar e muito mais automatizados, o que não acontecia antes.

 

Os detalhes que fazem a diferença

É claro que a propriedade de Poconé tinha uma gestão financeira bem estruturada. Mas mesmo assim, o sojicultor se surpreendeu com custos que não conseguia enxergar antes, e que faziam diferença no sistema de produção.

Por exemplo, sempre foi imaginado que a folha de pagamento teria um grande impacto, mas não era o caso.

Em contrapartida, agora todos conseguem ver que o custo de produção, total e por hectare, é realmente é alto, nas palavras de Raul:

“Só sabemos realmente o que está acontecendo quando temos todas as informações coletadas, quando lançamos tudo. São aqueles detalhes que muita gente não computa que fazem a diferença.”

Outro fator que surpreendeu o sojicultor foi a parte de planejamento agrícola pelo software.

É sempre melhor quando as atividades são planejadas anteriormente, pensadas com calma em qual é o melhor manejo, produto, dose, etc.

software-rural-atividades

Desse modo, ele também consegue visualizar qual será o orçamento da safra seguinte. Já durante a safra, com a conclusão das atividades, o estoque já vai dando baixa nos produtos automaticamente.

Com isso, é possível ter um controle adequado do estoque e também do dinheiro. O Aegro mostra em tempo real quanto do custo orçado já foi realizado e em quais categorias esses custos foram feitos.

“É Tudo integrado. O financeiro qualquer sistema faz, o negócio é integrar o financeiro com o prático”.

7-software-rural

 

Como tirar o máximo proveito de sua experiência com um software rural

Um agricultor de idade média teve pelo menos 20 chances de safra. Aproveite essa experiência e aprenda com essas culturas anteriores.

Mas como aprender com essas experiências passadas se tudo o que temos é nossa memória?

Com os dados seguros, guardados e devidamente registrados, podemos combiná-los com o que lembramos e assim tomar decisões mais assertivas a partir dali.

Outro bom motivo para manter seus dados registrados das safras passadas, é descobrir quais foram seus problemas no passado e como corrigi-los para que não mais aconteçam.

Assim, temos uma empresa rural resiliente.

Ou seja, um negócio que consegue minimizar riscos, tomar decisões informadas e que, entre as finanças e o operacional, trabalhe com custos mais baixos.

Para saber mais sobre o Aegro fale com um de nossos consultores aqui.

 

Conclusão

O sucesso da sua lavoura e da sua empresa rural passam pela gestão agrícola bem feita.

Saber os números da sua propriedade lhe dará certeza na tomada de decisão, com ações mais assertivas e conscientes.

É claro que o manejo agronômico deve ser excelente, que o investimento em novas tecnologias deve ocorrer e que sempre devemos estar atentos às novidades.

Mas lembre-se que um investimento não precisa ser monetário, pode ser um investimento de tempo.

>>Leia mais: “Você sabe onde está o gargalo do seu planejamento agrícola?

Como você faz sua gestão hoje? Você sabia o que um software rural pode fazer? Já utiliza algum software? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!