Agricultura moderna: Entenda as principais tecnologias que fazem parte do setor agro
João Paulo Pennacchi - 15 de novembro de 2023
Atualizado em 20 de fevereiro de 2025
Agricultura moderna: conheça as novas tecnologias que tem mudado o panorama do setor agrícola e ajudado a gestão da propriedade e a produção agrícola.
Foi-se o tempo em que a atividade rural era sinônimo de amadorismo, pouco investimento e baixa tecnologia. Além disso, hoje o produtor não é apenas a pessoa que prepara, lavra e semeia a terra, maneja e colhe. Ele é também um gestor que necessita entender do seu agronegócio e usar as melhores ferramentas à sua disposição.
Isso se dá pois os riscos aumentaram no agronegócio, assim como baixaram as margens de lucro. Outra razão da necessidade de profissionalismo na agricultura moderna, são as imposições dos consumidores e órgãos regulamentadores sobre o uso eficiente de recursos e os impactos ao meio ambiente.
Dessa forma, a agricultura moderna é uma atividade de empreendedorismo, que requer uma gestão muito assertiva, porém em uma fábrica ao céu aberto que tem diversos fatores de influência e muito pouco controle sobre eles.
Assim, o empresário agrícola hoje precisa se atualizar e utilizar as técnicas modernas que podem auxiliá-lo nas mais diversas fases de gestão e produção em seu empreendimento. Nesse artigo falaremos sobre as tecnologias que podem fazer a diferença na gestão rural.
O que é agricultura moderna?
A agricultura tem se modernizado ao longo dos séculos, sendo que passou de uma atividade quase de extrativismo para um negócio profissional de alto investimento e tecnologia.
Pode-se definir a agricultura moderna como um processo de produção de alimentos, fibras e combustíveis através de procedimentos altamente tecnificados, com altos investimentos e gestão profissional, para se adequar às necessidades e requerimentos dos órgãos de controle e dos consumidores.
São diversas as possibilidades de tecnologias a serem utilizadas na agricultura moderna para auxiliar o produtor rural a se adequar e adaptar e essa fase atual do agronegócio.
Desafios da agricultura moderna
Os principais desafios da agricultura moderna são relacionados a diversas áreas. Abaixo descrevemos pontos de importância para a atual forma da agricultura.
- Sustentabilidade: produzir de maneira socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, permitindo que as futuras gerações possam exercer as mesmas atividades sem riscos.
- Uso eficiente de recursos: muitos recursos utilizados na agricultura são findáveis, por isso é necessário utilizá-los com consciência e eficiência, sem desperdício. Recursos como água, fertilizantes, energia, combustível, dentre outros precisam ser utilizados racionalmente.
- Alto investimento e baixo retorno: as novas tecnologias envolvidas no agronegócio requerem investimentos mais altos, assim como os avanços em produtos químicos e biológicos e sementes com genética melhorada. Em contrapartida, o mercado cada vez mais interligo, principalmente para commodities, pode gerar baixas temporárias de preços, diminuindo a margem de lucro.
- Alto risco: o principal risco na agricultura são as perdas devido às condições climáticas desfavoráveis. Um investimento de muitos milhões pode ir por água abaixo com uma chuva muito forte ou uma seca severa. Novas tecnologias têm vindo em favor de auxiliar o produtor a diminuir seus riscos de produção.
- Influência do mercado: o mercado cada vez mais interligado tem sido fator desafiador para os produtores. Ao mesmo tempo que permite a venda de seus produtos para diversos mercados e um melhor valor de venda, a integração de mercados também pode resultar em variações muita bruscas nos preços de insumos e commodities. Isso pode ser benéfico em alguns casos, mas também arriscado, como é o caso da alta dos fertilizantes e baixa do preço da soja.
- Aumento do número e complexidade do processo de produção: o uso de tecnologias e a necessidade de monitorar etapas do processo de produção traz um fluxo de informações muito maior ao produtor e seus colaboradores. Nesse caso, é necessário um nível de organização muito maior para não se perder em meio a muitos dados, datas, maquinários, manejos, etc.
Tecnologias da agricultura moderna
Para auxiliar o produtor, hoje temos uma série de tecnologias que vieram de outras áreas ou foram desenvolvidas para o agronegócio. Muitas delas já são bastante utilizadas, enquanto outras ainda estão sendo conhecidas e implementadas.
- Sensoriamento remoto: as medições de condições do sistema solo-planta- atmosfera através de sensores modernos é uma ferramenta imprescindível para fomentar os sistemas de manejo automatizados e em tempo real.
- Mapeamento climático: o conhecimento histórico, atual ou previsão futura dos fatores climáticos tem um papel importante na definição das atividades a serem executadas, bem como do uso de sistemas que minimizem perdas.
- Georreferenciamento: esse sistema de localização permite o tratamento diferencial das áreas da lavoura e a aplicação de recursos em doses variáveis, além de mapear a produtividade e gerar dados mais precisos.
- Máquinas autônomas: esse tipo de maquinário, juntamente com as tecnologias de sensoriamento remoto e georreferenciamento permitem grandes avanços na eficiência de atividades como adubação, plantio, pulverizações e colheita, aumentando a produtividade agrícola e diminuindo perdas.
- Biotecnologia: o uso de materiais genéticos mais avançados, com tolerância a doenças, pragas ou estresses abióticos e maior eficiência de produção são uma forte base da agricultura moderna.
- Produtos modernos: o uso de produtos químicos e biológicos mais modernos permite um manejo mais dinâmico, através de soluções integradas e potencialização de características naturais da planta.
- Internet: as redes de comunicação, como a internet e os sistemas sem fio, permitem comunicação rápida e armazenamento de informações que auxiliam o produtor na interconexão dos sistemas da fazenda, ajudando na tomada de decisão e no controle e comando de operações, mesmo fora da fazendo
- Análise de dados: o uso dos dados coletados através de maquinários, sensores, estações climáticas, GPSs, dentre outros, permite ao produtor montar um banco de dados que dá respaldo e fortalece suas decisões dentro da propriedade.
- Gestão: talvez os softwares de gestão sejam uma das ferramentas mais importantes na agricultura moderna. Considerando o número de atividades e tarefas que precisam ser organizadas em uma propriedade rural de alta tecnologia, fica quase impossível não se basear em soluções modernas para uma gestão integrada.
Benefícios do uso de tecnologias modernas
Essas ferramentas tecnológicas trazem diversos benefícios e permitem a adaptação dos produtores às necessidades da agricultura moderna. É claro que todo nova tecnologia envolve a necessidade de aprendizado e principalmente de investimento.
Algumas ferramentas apresentam uma desvantagem de serem bastante caras quando surgem. Muitas vezes é necessário tempo para a popularização da agricultura inteligente para que eles passem a ser viáveis a muitos produtores.
Porém, as vantagens de seu uso são maiores e o retorno do investimento, normalmente vale a pena, sendo que muitos desses investimentos se pagam com diminuição do perdas ou aumento de ganhos.
As principais vantagens da adoção de tecnologias modernas na agricultura são:
- Aumento da eficiência do uso de recursos;
- Diminuição de retrabalho e gastos desnecessários;
- Maior profissionalismo e controle das atividades da propriedade;
- Menor risco de perdas e maior chance de sucesso;
- Mais assertividade na tomada de decisões;
- Maior sustentabilidade;
- Maior produtividade;
- Melhor previsão de problemas e limitações;
- Maior rentabilidade e retorno do investimento.
Considerações finais
Adaptar-se às necessidades do mundo moderno é uma necessidade de qualquer empregado ou empreendedor. No meio rural isso não é diferente e as fazendas vêm se tornando empreendimentos a céu aberto pelo Brasil a fora.
O uso de tecnologias de ponta adaptadas ao setor agro é, mais do que uma opção, uma necessidade da agricultura moderna. Essas ferramentas têm permitido maior controle e eficiência da atividade, melhor gestão de capital e bens, menores riscos, maiores lucros e retorno do investimento.
Essas novas tecnologias podem ser decisivas não sucesso ou fracasso do empreendimento rural. Por isso, os empreendedores rurais precisam estão antenados e, acima de tudo, terem parceiros de confiança que os possam ajudar com tecnologias que os auxiliem em suas tomadas de decisão.O Aegro é um desses parceiros, que caminha ao lado do empreendedor rural, trazendo soluções modernas e inovadoras e permitindo maior avanço da agricultura brasileira e mundial.
>> Leia mais:
“Robótica na agricultura: o que é e quais inovações vão impactar o agronegócio?”
“Blockchain na agricultura: conheça as 3 principais funções e seus benefícios”
“Quais os impactos da nanotecnologia na agricultura?”
Esperamos que este artigo sobre agricultura moderna tenha auxiliado na sua compreensão sobre o tema! Para mais assuntos como este assine nossa newsletter e receba os conteúdos do Blog da Aegro direto em sua caixa de e-mail!