Blog da Aegro sobre gestão no campo e tecnologias agrícolas

Caderno de campo digital: entenda como um aplicativo torna as rotinas de manejo mais eficientes

Você sabe quais insumos e técnicas de manejo foram empregadas no talhão mais produtivo da sua lavoura? Agricultores que mantêm um diário de atividades sabem.

Sem dúvida, as anotações realizadas ao longo da safra ajudam a encontrar melhores estratégias e aprender mais rapidamente com as falhas do cultivo.

Quando você compreende o real valor do seu histórico de operações, passa a prestar mais atenção na forma como registra e guarda esses dados na sua propriedade.

É por isso que muitas fazendas estão trocando as agendas de papel pelo caderno de campo digital, sistema que organiza a rotina agrícola a fim de facilitar as tomadas de decisão do produtor.

Continue lendo se quiser conhecer as principais vantagens de migrar para um controle inteligente de atividades ou começar hoje mesmo a registrar seu manejo por aplicativo.

O que vai no caderno de campo agrícola?

Antes de mais nada, você pode estar se perguntando quais informações precisam constar no caderno de campo agrícola. 

Seriam os dados preenchidos na ordem de serviço? Será que os operadores estão esquecendo algum fator importante?

A resposta, como você deve imaginar, é que quanto mais completo for o registro das entradas na lavoura, mais assertivas serão as suas análises posteriores.

Melhor que anotar apenas qual produto foi aplicado na área é detalhar, com ajuda de um caderno de campo digital:

  • em que condições climáticas a aplicação foi feita;
  • qual maquinário foi usado, quantas horas durou a operação e se o equipamento foi corretamente regulado antes da atividade;
  • o funcionário responsável pela atividade;
  • o cálculo de calda;
  • se a atividade foi realizada no período previsto;
  • quanto você pagou pelo insumo aplicado;
  • adversidades encontradas no momento da aplicação.

Este relato aprofundado permitirá que você cruze diferentes informações para descobrir o custo exato de cada talhão, o desempenho de um equipamento ou a efetividade do defensivo contra sua praga-alvo. 

Assim, procure esmiuçar desde o preparo do solo até a colheita, passando pelo monitoramento periódico da plantação.

Vantagens de usar um caderno de campo digital

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa recente, as fazendas do Brasil estão mais digitalizadas que as dos Estados Unidos?

Os agricultores brasileiros já compram insumos pela internet e trocam recomendações técnicas pelo WhastApp, visando poupar tempo e aumentar seus ganhos.

Neste sentido, o caderno de campo digital é mais uma tecnologia que ganhou força diante dos métodos tradicionais por otimizar um processo tão importante da cadeia produtiva.

Soluções inteligentes e completamente pensadas para o dia a dia do produtor rural, como o aplicativo Aegro, possibilitam que você faça os registros pelo celular, mesmo sem internet. Conheça, agora, 5 vantagens desta ferramenta!

1 – Manter o histórico de manejo em segurança

Todos os documentos que você armazena localmente, seja na gaveta do escritório ou na pasta do computador, ficam suscetíveis a perdas e incidentes.

Com o caderno de campo digital, por outro lado, os registros são salvos em um servidor ultra seguro que garante a disponibilidade integral das informações.

E ter o histórico de manejo em mãos, de forma prática, pode determinar o futuro do seu negócio. 

Ao solicitar a cobertura do seguro agrícola, por exemplo, será necessário apresentar evidências de que você trabalhou da maneira mais adequada dentro das suas possibilidades.

A busca por certificações, como a de produção orgânica, também depende de um rastreamento preciso da atividade agrícola.

Então, em vez de buscar essas informações em papéis espalhados no seu arquivo físico, que tal navegar pelo seu histórico completo de safras com alguns cliques no Aegro?

demonstrativo de histórico completo de safras atuais no software Aegro

2 – Fazer apontamentos georreferenciados

Outra vantagem do caderno de campo digital é a possibilidade de realizar observações referenciadas por GPS.

O seu agrônomo pode marcar, via aplicativo de celular, o local exato da lavoura em que identificou um problema e inclusive anexar uma foto da situação encontrada.

demonstrativo de observações referenciadas por GPS no software Aegro pelo celular

Desta forma, você poderá verificar o ponto no mapa da propriedade para se direcionar com rapidez e precisão à área afetada. 

Além do mais, a tecnologia de georreferenciamento simplifica bastante a atuação dos operadores de campo.

No Aegro, você pode sinalizar os pontos da lavoura que devem ser monitorados. Em seguida, basta que o operador abra o app no celular para ser guiado até os locais de monitoramento.

Esta é uma forma de ganhar agilidade no dia a dia e, consequentemente, economizar com a mão de obra.

3 – Racionalizar o uso dos insumos na lavoura

Se você registra a rotina de campo de forma irregular e descentralizada em cadernos, é provável que esteja gastando mais do que o necessário.

Em contrapartida, um controle sistematizado permite que você identifique a origem de cada despesa e perceba quando os custos estão extrapolando o planejado.

Com o Aegro, o lançamento das atividades dá baixa automática nos produtos que você tem cadastrados em estoque e contabiliza horas de trabalho para o maquinário.

demonstrativo da realização de aplicação e baixa do produto do estoque no software de gestão Aegro

É possível constatar, por exemplo, que um equipamento está consumindo combustível demais porque não está bem calibrado e consertá-lo sem dificuldades.

Também fica mais prático visualizar o desperdício de insumos no decorrer da safra. 

Afinal, se você comprou a quantidade correta e no final do mês faltou produto, pode ser que a preparação da calda não tenha sido feita com cuidado. Use esta informação para orientar os funcionários da fazenda.

Confira a história de sucesso do produtor Lídio Chiapinotto, que economizou mais de R$ 20 mil em operações de máquinas com uso do Aegro!

4 – Monitorar o progresso das atividades

Você saberia dizer em que etapa da safra está neste momento e como as atividades estão evoluindo?

Controlar o progresso do trabalho quando cada registro é feito em uma folha diferente, sem dúvida, torna-se um desafio.

Já no caderno digital, o seu cronograma de manejo fica claramente ordenado. É possível programar a data em que as atividades precisam ser realizadas e definir as pessoas responsáveis.

Confira, em um quadro, quais tarefas estão a fazer, em progresso, a revisar ou concluídas. 

quadro de atividade do software Aegro

Também é possível configurar para receber notificações no seu celular, sempre que houver atividades atrasadas na fazenda.

O Aegro ainda possui gráficos que mostram o avanço das atividades ao longo do tempo. Você vai ficar por dentro de tudo o que acontece para garantir a pontualidade das operações.

5 – Fechar os resultados da safra com rapidez

Além de oferecer eficiência operacional na lida diária, o caderno de campo digital será estratégico durante o fechamento da safra.

Cadastre a produção dos talhões direto da lavoura e direcione as cargas de colheita aos seus silos ou para locais de armazenamento externos. 

O Aegro vai contabilizando para você o percentual de área que já foi colhida, a quantidade de sacas produzidas e a sua produtividade por hectare em tempo real. 

demonstrativo das cargas de colheita e do resultado da safra no software Aegro

Sem falar que, ao registrar as suas vendas, o aplicativo calcula automaticamente a rentabilidade da safra e dos talhões.

Como você computou o investimento que foi feito na lavoura através das atividades de safra, é possível ver imediatamente quais áreas deram lucro ou prejuízo.

Tudo isso sem pegar a calculadora ou cruzar centenas de informações espalhadas em caderninhos. 

Conclusão

Trocar o caderno de campo em papel por uma ferramenta digital não é apenas modernizar seu controle, mas sim evoluir a gestão agrícola da fazenda.

Você passa a tratar a informação como um ativo poderoso que te ajuda a prever situações de risco, reduzir o custo de produção e ter uma visão muito mais transparente sobre os seus lucros.

Acima de tudo, aplicativos como o Aegro desafogam o cotidiano do produtor rural porque são fáceis de usar e seguros. O terminal de trabalho é um dispositivo que está sempre no bolso: o celular. 

>>Leia mais:

Como a gestão agrícola pode trazer mais lucro para sua empresa rural

Pronto para testar um caderno de campo digital? Baixe e teste o Aegro de graça no seu celular para aproveitar essas vantagens!