Site icon Blog da Aegro

Boas práticas de gestão de resíduos na agricultura

Os resíduos estão presentes em qualquer processo produtivo mundial. Na agropecuária os resíduos, ou rejeitos, também estão presentes e devem ser cuidadosamente manejados, seja para descarte ou aproveitamento.

Os resíduos agrícolas são os subprodutos inevitáveis da produção agropecuária e incluem uma ampla variedade de materiais orgânicos e inorgânicos. Por muito tempo, o descarte ou reaproveitamento desses resíduos foi negligenciada, mas há um apelo atual para que tenham um destino mais correto.

Hoje em dia há leis e recomendações mais rígidas para descarte de materiais, bem como foram desenvolvidos processos que auxiliam na reciclagem de subprodutos da produção vegetal e animal. Tudo isso visa um aumento nas práticas sustentáveis na agricultura moderna.

Nesse artigo informamos sobre os principais resíduos agrícolas, seus possíveis impactos no ambiente e as maneiras corretas de se descartar ou reutilizar esses subprodutos.

Geração e tipos de resíduos agrícolas

A produção agrícola mundial gera bilhões de toneladas de resíduos a cada ano. Estes resíduos surgem em todas as fases da produção agrícola: desde a preparação do solo e o cultivo até a colheita e o processamento pós-colheita.

O tipo e a quantidade de resíduos variam significativamente com base no tipo de cultura, práticas agrícolas locais e métodos de processamento. Os principais tipos de resíduos podem ser classificados em:

Além disso, os resíduos podem ser classificados como orgânicos e inorgânicos. Enquanto os orgânicos são relacionados aos restos de cultura e águas residuais, os inorgânicos são os materiais plásticos e metálicos, por exemplo.

Desafios associados aos resíduos agrícolas

O manejo de resíduos agrícolas tem uma série de desafios que devem ser cuidadosamente analisados pelo produtor e sua equipe de trabalho. Alguns desses desafios são:

Leis de descarte de agrotóxicos e embalagens

O descarte é um dos fins possíveis para os resíduos inorgânicos, sólidos e líquidos. Existem leis que regulamentam o descarte de embalagens de agroquímicos e de produtos não-utilizados.

No Brasil as regras de usos e descarte de embalagens de agrotóxicos são regidas pela Lei Federal 7.802/1989, Lei Federal 9.974/2000, Decreto Federal 4.074/2002 e Resolução CONAMA 465/2014.

Há uma divisão de responsabilidades na cadeia de descarte das embalagens, detalhada a seguir:

Soluções no manejo de resíduos agrícolas

Há diversas estratégias para reciclagem e reuso de subprodutos agrícolas. Algumas delas são usadas há bastante tempo e outras são mais modernas.

Oportunidades de sustentabilidade e renda

Apesar do manejo de resíduos ser um problema a ser resolvido, há oportunidades para se gerar renda e melhorar a sustentabilidade do negócio.

Para os produtores, a reciclagem de subprodutos orgânicos e o descarte correto de resíduos inorgânicos são crucias para se conseguir certificações que lhes dão vantagens competitivas na comercialização e no preço de venda de produtos.

Para as empresas, oferecer crédito e descontos ao produtor que destine seus resíduos corretamente é uma forma de fidelizar o produtor e criar um relacionamento mais próximo.

Para o governo, oferecer melhores condições de subsídio e bonificações pela geração de créditos de carbono a produtores e empresas que se adequem à reciclagem de resíduos agrícolas é uma opção de fomentar as boas práticas de sustentabilidade no meio rural.

Conclusão

Os resíduos agrícolas representam não apenas um desafio ambiental, mas também uma oportunidade significativa para promover práticas agrícolas sustentáveis e reduzir a dependência de recursos não renováveis.

Ao adotar abordagens inovadoras como a biomassa para energia, compostagem e reciclagem de nutrientes, podemos transformar os resíduos agrícolas de um problema em uma solução para um futuro mais sustentável e resiliente.

Neste contexto, investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, bem como políticas públicas que incentivem práticas agrícolas sustentáveis, são essenciais para maximizar o potencial dos resíduos agrícolas na construção de uma economia agrícola global mais eficiente e ambientalmente consciente.

Exit mobile version