Site icon Blog da Aegro

Como as alterações climáticas podem alterar o curso da agricultura

Como os padrões climáticos mais extremos têm influenciado as atividades agrícolas e a produtividade. A agricultura é o culpada ou vítima?

As alterações de padrões climáticos têm sido um dos temas mais recorrentes quando se fala sobre os riscos futuros que podem influenciar a humanidade. Algumas alterações têm sido observadas gradualmente ao longo dos anos, como aumentos de temperatura, e outras têm sido mais extremas e pontuais, como ondas de calor, chuvas acumuladas ou secas duradouras.

A agricultura, por ser uma “fábrica a céu aberto” recebe diretamente os impactos das alterações nos padrões climáticos. Os diferentes tipos de lavouras têm diferentes requerimentos quanto a padrões ambientais para potencializar sua produtividade. Dessa forma, condições não-ideais de parâmetros como temperatura, pluviosidade, insolação, umidade relativa, podem causar grandes perdas agrícolas.

Hoje em dia há uma tendência do uso de técnicas de agricultura regenerativa que possam evitar impactos maiores ao ambiente e também auxiliar na resiliência das culturas agrícolas frente a padrões climáticos cada vez menos previsível.

Nesse artigo trataremos das principais influências do clima na atividade agrícola brasileira, as ações potencialmente danosas ao meio-ambiente, técnicas de recuperação visando maior sustentabilidade e a importância de se aumentar a resiliência agrícola.  

Quais os fatores climáticos mais limitantes?

Chamamos a influência negativa de fatores do ambiente em uma lavoura de estresse abiótico. Cada região tem fatores abióticos específicos que limita a produção vegetal. Os fatores que do clima que mais influenciam a agricultura, são:

Como o clima influencia a agricultura?

Esses fatores citados acima podem influenciar grandemente as várias fases da produção agrícola e processos metabólicos:

Preocupado com o impacto das alterações climáticas na sua produção agrícola? Agende já uma demonstração conosco e descubra como o Aegro pode ajudar a mitigar esses efeitos e aumentar a resiliência da sua propriedade. Não perca tempo, comece a adaptar sua produção às novas condições climáticas e garanta colheitas mais seguras agora mesmo!

Técnicas de agricultura sustentável e resiliente

Algumas técnicas já são usadas a mais tempo, mas outras têm surgido atualmente para contribuir com uma produção agrícola mais sustentável e resiliente. Abaixo citamos algumas delas:

Agro é vilão ou vítima?

Quando se fala em alterações climáticas, há sempre a discussão sobre o papel de vilão do agronegócio nas alterações dos padrões climáticos. Nesse quesito, não há uma resposta definitiva.

É compreensível que a alteração para monocultivos em áreas com maior biodiversidade e cobertura vegetal podem influenciar os ciclos hídricos e de temperatura locais. Porém, há uma série de outros fatores que influenciam o micro e macroclima do planeta como um todo.

A emissão de gases poluentes, o uso indiscriminado de produtos não-recicláveis, a expansão das cidades, a queima de combustível, por exemplo, tem potencial altamente impactante nas questões climáticas.

De outro lado, a atividade agrícola contribui para a assimilação de carbono da atmosfera e pode servir para recuperação de áreas degradadas. Mas, também é bastante claro que o potencial de impacto positivo ao meio ambiente pode ser atingido por meio de técnicas mais sustentáveis como as mencionadas acima.

Considerações finais

Os padrões climáticos extremos como veranicos, ondas de calor, chuvas e ventos fortes, tem sido cada vez mais comuns ao redor do mundo. Isso impacta grandemente a agricultura, diminuindo a produtividade e até mesmo tornando a atividade impraticável em alguns locais.

Há uma necessidade urgente do uso de técnicas de agricultura sustentável e de maior resiliência aos fatores climáticos, propiciando maior segurança ao produtor e, ao mesmo tempo, contribuindo para a atenuação dos padrões extremos.

Ao mesmo tempo, o produtor tem o desafio de produzir alimentos, fibras e biomassa através de métodos cada vez mais sustentáveis, com menor uso de recursos e sem agredir o meio ambiente.

Porém, além de um desafio, essa pode ser uma grande oportunidade para o agronegócio mostrar sua capacidade de superação e como a agricultura brasileira pode ser a base para um uso da terra sustentável e rentável.

Exit mobile version