Blog Aegro Logo
Blog da Aegro para negócios rurais
Terra vista de cima, dividida em hectares

Hectare ou alqueire: qual medida de terra usar?

- 1 de julho de 2022

Hectare ou alqueire: saiba a diferença de medida de terra, medidas de cada uma, como converter e mais! 

O hectare e o alqueire são unidades de medida de áreas, muito utilizadas em propriedades rurais. No Brasil, a medida padrão é o hectare. 

Essa unidade de medida não muda, e o hectare em metros sempre equivale a 10 mil m².

Independente da medida utilizada, elas são importantes para delimitar a área total de uma propriedade rural. Também são essenciais para fazer as divisões da fazenda e planejar as atividades.

Neste artigo, saiba quais são as principais unidades de medida de terra e como realizar as conversões. Boa leitura!

Principais medidas de terra

As principais medidas agrárias utilizadas no Brasil são o hectare e o alqueire. O hectare, equivalente a 10 mil m², não muda. O alqueire muda conforme a região, e há, por exemplo, o alqueire mineiro e o alqueire paulista. Outras unidades são:

  • Quarta: ¼ do alqueire;
  • Litro: corresponde a 1 kg de água;
  • Prato: área onde é possível plantar um prato de milho;
  • Celamim: é a 16ª parte do alqueire, ou 2,27 litros;
  • Data: tem dimensões variáveis – pode ser por metro quadrado ou retângulo;
  • Tarefa: corresponde a 848 m2;
  • Légua: é uma unidade linear de 6.000 metros;
  • Jarda: medida linear, equivale a 0,9 metros;
  • Acre: medida de área = 0,40 ha;
  • Centiare: submúltiplo do are, engloba múltiplos de 100, ou seja: 1 centiare de are é 1 m2 (1/100 x 100).  
  • Are: 100 m²
  • Módulo fiscal: No Brasil, o valor do módulo varia entre 5 a 110 hectares;
  • Quadra de Sesmaria: medida de área, equivale a 871.200 m2; 
  • Quadra Quadrada: 17.424 m2;
  • Braça: medida linear que equivale a 0,0018 km.

O km2 é bastante utilizado no Brasil para áreas rurais e é encontrado em estudos acadêmicos ou documentos oficiais (1 km2 = 100 ha)

Os portugueses usavam o alqueire como medida de volume de grãos, como milho. Para saber o tamanho de uma terra, verificavam se nele era possível plantar a quantidade de sementes de milho que cabia em sacos de 40, 50, 60, 70 ou 80 litros.

Da mesma maneira surgiu o “litro”. O tamanho da área era baseado na quantidade de grãos para plantio do milho que cabia numa garrafa de um litro. Também se utilizava como medida a “braça” e a “vara”.

A Organização Internacional de Metrologia Legal tem como medidas para áreas agrícolas no mundo o are e o hectare. Já o Sistema Internacional de Unidades, referência do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), usa o m2 como referência de área, mas aceita o ha

Quanto mede um hectare de terra?

Um hectare, representado por (ha) mede 10 mil metros quadrados. O surgimento do hectare está associado ao are, que vem do latim area. Um hectare equivale a 100 ares (ou dam²).  Em outras unidades de medida, um hectare vale:

  • 10.000.000.000 mm² (milímetros quadrados);
  • 100.000.000 cm² (centímetros quadrados);
  • 1.000.000 dm² (decímetros quadrados);
  • 10.000 m² (metros quadrados);
  • 0,01 km² (quilômetros quadrados);
  • 0,003861020 milhas quadradas.

O hectare foi criado basicamente para se referir às áreas rurais, e é a maior referência no agronegócio mundial.  No Brasil, o hectare é referência de medida principal do Governo Federal quando se trata de qualquer área rural, independente do tamanho.

O hectare é referência, por exemplo, para o módulo fiscal, unidade de medida agrária cujo valor é fixado pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para cada município.

(Fonte: Wikipedia)

Qual a medida de 1 alqueire de terra?

O alqueire pode ser mineiro, paulista ou alqueirão. O alqueire mineiro vale 4,84 ha (80 litros); 1 alqueire paulista = 2,42 ha (40 litros); e o alqueirão = 19,36 ha (320 litros).

Essas são as medidas de alqueire mais utilizadas no Brasil, mas há variações. Em 1930, o censo brasileiro identificou 19 dimensões diferentes de alqueire.

Muitas delas ainda estão em uso. Por isso, se você vir alguém falando em alqueire, vale perguntar logo qual o equivalente em hectare.

A palavra alqueire vem do árabe alqueile, que se refere à medida de um saco de volume indefinido, que variava de local para local. Durante muito tempo, usou-se como referência oficial o alqueire mineiro de 50 litros, cuja medida era correspondente a 3,025 hectares

Essa medida agrária correspondia também a 10 tarefas, ou a 25 braças em quadra (25 x 25m). Como o alqueire paulista era baseado num saco menor, de 40 litros, a medida ficou em 2,42 hectares.  

Quanto vale 1 alqueire em km?

Saber quanto é 1 alqueire em km não é possível de se obter por serem medidas diferentes: enquanto o alqueire refere-se à área, o km é uma medida de comprimento.

Uma área pode ter no mínimo três lados ou ser redonda.

As medidas de uma área, no entanto, podem ser calculadas em km2 a partir da multiplicação dos seus lados ou a partir do seu raio ao quadrado. Esse valor é multiplicado pela letra grega pi (no caso de áreas redondas).

Assim, tem-se as seguintes medidas para os alqueires mais utilizados:

  • 1 alqueire mineiro = 0,0484 km2;
  • 1 alqueire paulista = 0,0242 km2;
  • 1 alqueirão = 0,193 km2

Para chegar a esses resultados, basta tomar as referências em hectare de cada alqueire e transformar em km2 (1 km2 = 100 hectares ). Multiplicar o valor em hectares por 0,01 também é uma opção.

A fórmula para saber o tamanho da área redonda é: A = r2 x 3,14. Considere que r = raio, que é a metade do diâmetro (linha reta de uma ponta a outra no meio de uma circunferência). 

Como o resultado da área é em metros quadrados, é só fazer a conversão para hectare (1 ha = 10.000 m2).

Qual a função do hectare na agricultura?

A medida do hectare é de grande importância para a agricultura para as medições totais ou parciais de terra. Além disso, é fundamental para averiguar a viabilidade de determinadas culturas.

O arroz, por exemplo, para ser cultivado, precisa de áreas maiores para poder implantar projetos de irrigação. Muitas plantas, para produzir bem, precisam estar num espaçamento entre plantas e entre linhas maior.

Isso é o contrário do que ocorre com soja ou milho, com espaçamento menor. 

A medida do hectare é utilizada ainda como referência na produtividade das culturas. Nela, o rendimento médio se dá por cada hectare produzido e não pela área total.

Atualmente, com o uso de tecnologias de agricultura de precisão, saber quanto de insumo será utilizado em cada hectare é algo feito com aplicações em taxa variada. 

Assim, cada hectare pode representar valores próximos ou bem diferentes, a depender das características de cada local. 

Além disso, a medição de áreas agrícolas é o início da posse do imóvel rural. Por meio dela, você pode afirmar ser possuidor de um sítio, chácara ou fazenda.

Sem essa medição registrada em cartório, a área que você adquiriu está sujeita a ser invadida e você não tem como reivindicar a posse na Justiça.

banner-5-planilhas-para-controlar-a-fazenda

Tabela de conversão de hectare, alqueire e outas áreas agrícolas

Em diversas situações, saber diferentes unidades de medidas pode ser favorável. Há situações em que você precisará saber como converter hectare para alqueire (e vice versa), ou converter qualquer outra unidade de medida para a principal.

Para te ajudar, veja como converter as unidades de medidas de áreas agrícolas nessa tabela:

Tabelas com medida de hectare, acres, ares, quilômetros, etc.
(Fonte: adaptação do autor)

Conclusão

Saber as unidades de medidas de áreas agrícolas é fundamental. No Brasil, a mais utilizada é o hectare.

Mesmo que em sua região seja comum o uso de outras medidas de terra, procure colocar nos registros oficiais a medida hectare. É a maior referência internacional e evita problemas.

Na dúvida e caso alguém use com você outra unidade de medida, procure sempre saber o equivalente em hectare. Você pode consultar a tabela acima quando quiser.

Você utiliza o hectare como unidade de medida da sua fazenda? Na sua região, quais são as unidades mais comuns? Adoraria ver seu comentário.

Comentários

  1. Paulo de França Silva disse:

    Gostei muito das informações sobre agricultura de precisão.

    1. Grato, sr. Paulo. Essas informações são muito úteis mesmo para a gestão agrícola mais eficiente, o que colabora para o desenvolvimento da agricultura de precisão no país. Vamos em frente, abraço!

  2. Isaías Pedro disse:

    Pelo trabalho. Aprendi muito.

    1. Olá sr. Agostinho, fico feliz com isso. Abraço!

  3. EDSON RAMOS SILVA disse:

    Parabéns pelo ensinamento… parece bobagem,do ponto de vista científico, porém, assunto muito sério no meio agrícola por ser um setor ainda carente de conhecimento,
    Parabéns!

    1. Olá sr. Edson, fico feliz que o artigo tenha sido útil para o sr. Abração!

  4. Agostinho Domenech disse:

    Muito bom conteúdo

  5. Antônio de Padua Souza Ferreira disse:

    Parabéns! Esclarece, tira dúvidas. Onde atuo com lavoura de café (Bom Sucesso – MG, região Campos das Vertentes), mais uma medida para seu glossário: o alqueire é de 3 hectares. Apesar do hectare estar ganhando campo, os mais antigos/tradicionais ainda usam o alqueire (3 há).
    Sds,

    1. Pois é, sr. Antônio, devido a essas situações que produzimos o artigo também. Espero que nosso conteúdo contribua para reduzir essas diferenças de medidas de terra Brasil a fora. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.