Blog Aegro Logo
Blog da Aegro para negócios rurais
BPO contábil: foto de duas pessoas à mesa, lendo papeis e apontando para algo

BPO Contábil: como sua fazenda pode se beneficiar desse serviço

- 1 de abril de 2022

BPO contábil: conheça as rotinas, vantagens, como e quem pode fazer esse serviço e muito mais!

Para deixar a gestão mais eficiente, você pode terceirizar alguns processos secundários da sua fazenda. Um desses processos é a contabilidade rural.

A contabilidade lida com questões legais, tributárias e fiscais. Ter uma equipe especializada pode ser o menor caminho para a assertividade da gestão.

Essa equipe pode ser terceirizada por um BPO (Business Process Outsourcing), dado o nível de especificidade e complexidade da área contábil. 

Neste artigo, você vai saber o que é o BPO contábil e o que ele pode oferecer para seu negócio rural. Boa leitura!

O que é BPO Contábil?

O BPO é a terceirização de processos secundários dos negócios. Em outras palavras, é delegar algumas atividades a empresas especializadas. 

Esse tipo de prática permite a redução de custos e o aumento da produtividade. Além disso, possibilita que você foque em atividades estratégicas.

O BPO contábil faz os processos contábeis do seu negócio. Em vez de você ou sua equipe interna realizarem esses processos, uma empresa terceirizada faz esse trabalho. 

Os fornecedores de BPO precisam ser empresas com conhecimentos técnicos mais específicos. Esta prática diminui muito os erros técnicos.

Quais rotinas contábeis podem ser terceirizadas?

O BPO Contábil une processos e tecnologia para proporcionar mais agilidade e eficiência às empresas. Dentre as rotinas que podem ser terceirizadas, há:

  • Elaboração do balanço do patrimônio rural;
  • Apuração dos impostos e emissão de guias;
  • Entrega de obrigações fiscais, sociais e acessórias;
  • Elaboração de folhas de pagamento;
  • Relatórios e demonstrativos contábeis;
  • Controle de vencimento de certidões e alvarás.

Vantagens do BPO Contábil

O BPO contábil garante que as obrigações fiscais serão cumpridas. Isso evita entraves com a Receita Federal. Além dessa grande vantagem, há muitas outras.

1. Mais eficiência nos processos

Contratar um BPO aumenta a eficiência dos processos internos da sua propriedade rural. Afinal, sem as obrigações contábeis nas suas mãos, você pode se dedicar ao gerenciamento de processos operacionais da fazenda. 

2. Redução dos custos operacionais 

O BPO contábil reduz os custos com a contratação de colaboradores especialistas nas áreas  de contabilidade, na gestão de pessoas e nas questões fiscais. 

Eles criam planejamentos estratégicos muito seguros. Ainda, podem reduzir os pagamentos de tributos que não são necessários na sua situação.

3. Aperfeiçoamento dos controles fiscais 

A sua empresa irá se manter atualizada sobre as alterações legislativas na área tributária, reduzindo as chances de erros ou multas. 

Os profissionais de BPO contábil vão cumprir todas as obrigações tributárias e fiscais para o seu negócio. Outra vantagem é que você sempre pode contar com o conhecimento desses profissionais para tirar quaisquer dúvidas.

4. Análise para possíveis investimentos

O profissional de BPO pode te ajudar com análises para que seus investimentos sejam mais eficazes e certeiros. 

Ao optar por esse recurso, você pode obter melhores resultados e escolher os melhores investimentos.

5. Garantia de regularidade 

O BPO oferece a garantia de que sua empresa vai atuar de acordo com a legislação. 

A equipe responsável irá te orientar sobre políticas e diretrizes que devem ser seguidas no desenvolvimento das atividades. Qualquer inconformidade é detectada e solucionada de forma rápida e eficaz.

Esquema que mostra os benefícios do BPO contábil: redução de processamentos manuais, acesso às tecnologias, trabalho mais rápido, benefícios financeiros, vantagem competitiva e maior desempenho

Todos os tipos de BPO oferecem muitos benefícios para a sua empresa rural

Fonte: (Taugor)

Como fazer BPO Contábil

O primeiro passo é buscar um excelente fornecedor.  Os serviços contratados e as responsabilidades desse fornecedor devem estar claros.

Além disso, na organização interna, é necessário desenhar como funciona o processo antes do BPO. 

Na parte contábil, quase todas as atividades podem ser terceirizadas. Mas ainda assim é preciso saber como será a troca de informações e documentos com o fornecedor e quais os responsáveis por esta etapa.

Após implantado, o BPO precisa de monitoramento por parte do contratante. É importante manter os processos sob controle. Assim, você poderá identificar falhas nos resultados. 

Para ter um serviço de qualidade e com os melhores resultados, escolha uma empresa de confiança no mercado.

Quem pode fazer o BPO Contábil?

Nos serviços de BPO contábil, você pode contar com apoio na emissão e no processamento da documentação. Tudo é feito diretamente pela empresa terceirizada.

Para ser considerado BPO contábil, o serviço precisa oferecer todas as etapas da contabilidade externas à empresa, tais como: 

Vale lembrar que serviços de BPO financeiro não oferecem a parte contábil.

Banner para baixar o kit de planejamento tributário rural

Diferença entre BPO contábil, financeiro e fiscal

O BPO contábil é a realização dos processos contábeis da empresa por outra empresa.

O BPO financeiro é a contratação de uma empresa terceirizada para a gestão das finanças do seu empreendimento. Ele é responsável por toda ou parte da gestão financeira. 

Já o BPO fiscal faz o processamento e o cruzamento de informações fiscais da empresa. Ou seja, deve atender às obrigações fiscais e acessórias, além de manter os impostos sempre atualizados.

Esses três tipos de BPO oferecem um gerenciamento estratégico. 

Para as empresas que não possuem um setor contábil interno, essa assessoria é a solução para que os negócios não fujam da regularidade.

Conclusão

BPO contábil é a terceirização de serviços contábeis da empresa. 

Ao optar pelo BPO, os processos contábeis da sua fazenda são executados por especialistas externos.

O BPO possibilita que você e sua equipe interna foquem em atividades estratégicas. Isso  melhora os resultados da fazenda, reduz seus custos e aumenta sua produtividade. 

Você já conta ou pensou em contar com BPO contábil na sua propriedade? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.