Patrimônio rural: a correta gestão pode reduzir custos operacionais e aumentar a lucratividade nas propriedades agrícolas.

Além do sucesso anual das lavouras, o patrimônio rural pode assegurar a continuidade das atividades nas fazendas.

Por isso, a preservação e boa gestão das máquinas e implementos agrícolas é vital para redução de custos na propriedade, representando um papel essencial no patrimônio das fazendas.

Neste artigo, saiba como gerenciar o seu patrimônio rural da melhor maneira. Acompanhe!

Como cuidar bem do patrimônio rural

Nas fazendas temos galpões, sede, carros, computadores… e todos esses bens fazem parte do patrimônio rural das propriedades.

Dessa forma, devem ser geridos e utilizados com os devidos cuidados para a garantia da continuidade das operações no campo.

Atualmente, máquinas utilizadas nas lavouras são essenciais no processo produtivo.

Por isso, lembre-se: a manutenção preventiva e boas práticas de utilização dos equipamentos garantem o sucesso ou fracasso das lavouras.

Entre esses patrimônios estão tratores, colhedoras, adubadores e pulverizadores que são amplamente demandados todos os dias no campo e, caso um desses equipamentos esteja indisponível no momento da operação, os custos totais aumentarão.

(Fonte: G1 – Divulgação/Fendt)

Portanto, os cuidados com o patrimônio rural da propriedade devem iniciar com os maquinários da fazenda.

Para uma boa manutenção dos equipamentos é importante que sejam respeitados os prazos e substituições de peças recomendadas pelo fabricante de cada máquina ou implemento.

Da mesma forma, para que a manutenção esteja em dia é necessário anotar os dados de uso de cada patrimônio da propriedade, bem como formas de utilização e cuidados necessários com peças de reposição.

A correta gestão do maquinário agrícola pode aumentar o tempo de vida útil do seu patrimônio e ainda garantir preços de venda mais altos no mercado.

Além disso, é recomendado que a depreciação do maquinário seja computada nas planilhas de patrimônio rural da fazenda, porém é uma prática que muitos produtores ainda não realizam.

A depreciação de máquinas agrícolas é essencial para planejamentos e investimentos futuros em novas máquinas. 

Temos uma planilha gratuita para te auxiliar no cálculo desse custo fixo para depreciação fiscal ou gerencial, baixe aqui

planilha aegro - depreciação de máquinas

Levantamento de Dados

Só conseguimos avançar e evoluir se tivermos os dados computados das operações.

O acesso às informações do patrimônio rural devem estar todos registrados e acessíveis aos gerentes e proprietários da empresa agrícola.

Isso porque ter tudo na palma da mão facilita a tomada de decisão, especialmente quando analisamos inúmeras máquinas, de várias fazendas ou que operam em grandes extensões da propriedade.

A gestão de um ou dois equipamentos ainda é factível de ser realizada apenas na cabeça do produtor rural, mas quando este número atinge maiores volumes fica complicado realizar o cronograma correto de revisões e manutenções preventivas dos equipamentos.

Por isso, softwares de gestão facilitam a vida do produtor rural e asseguram que todas as operações de cada máquina sejam especificamente registradas.

patrimônio rural

As plataformas digitais permitem que os dados sejam coletados em tempo real e armazenados na nuvem, podendo estar na palma da mão sempre que necessário.

Como resultado, uma gestão do patrimônio rural bem feita possibilita redução de custos nas operações de campo e maior valor final de revenda dos equipamentos.

Uma vez que as anotações estão computadas, uma análise dos dados acarretará em melhor gerenciamento do seu patrimônio rural, assegurando uma tomada de decisão mais assertiva nas áreas.

aegro

Patrimônio rural: Quais dados coletar?

É necessário que a coleta de dados seja a mais completa possível e feita em todas as operações realizadas pelos equipamentos.

Assim, os dados sobre consumo de combustível, uso incorreto dos equipamentos, horas trabalhadas, necessidade de manutenção, calibrações necessárias, entre outros, devem ser computados no software eletrônico.

Por isso, é fundamental que os gestores tenham em mãos os dados para realização de análises posteriores e otimização nos processos de campo.

Além disso, os custos operacionais podem ser contabilizados talhão por talhão, sendo possível a visualização da eficiência e seleção das máquinas que produzem mais com menores custos.

Outro fator que pode ser levado em conta são os gastos de combustível

Sendo que quando o produtor fica informado sobre quais máquinas agrícolas podem estar consumindo mais, é possível a substituição por outras melhor dimensionadas.

Só se consegue reduzir os custos se você tiver todos esses dados contabilizados e levantados em softwares de gestão.

Interpretar os dados e transformar em ações

Não seria incrível ver as máquinas trabalhando mais e gastando menos dinheiro?

Aqueles que acham que tal cenário é impossível, já existem softwares agrícolas executando essas tarefas com excelência em muitas fazendas do Brasil.

Análises de custo operacional por hectare, capacidade efetiva de trabalho por hora, consumo de combustível e custo com reparos e manutenções. Todos estes fatores devem ser avaliados para tomadas de decisões futuras.

A partir disso e com os resultados em mãos, deve-se selecionar as máquinas com menores consumos de combustível, menores custos com reparos e manutenção e menores custos operacionais por hectare.

Se a máquina não for a melhor em todos os quesitos, a escolha para uma nova aquisição deve estar alinhada com os objetivos da fazenda.

Por exemplo: 

  • “Se seu objetivo é economizar 15% com consumo de combustível, a ideia é selecionar máquinas que talvez custem mais caro, porém estejam melhores dimensionadas para sua operação, economizando mais combustível no dia a dia”.
  • “Se seu objetivo é aumentar o rendimento operacional das máquinas devido à curta janela de plantio e grande distância da fazenda à revenda mais próxima, a ideia é selecionar máquinas que ficaram menos tempo paradas por falta de peças e quebraram menos”.

Com dados e relatórios disponíveis a qualquer momento fica mais simples escolher e comprar o maquinário correto, de acordo com os objetivos futuros para a propriedade.

Gestão de patrimônio rural no Aegro 

O Aegro é um aplicativo completo para a gestão da fazenda, desde o financeiro até o operacional, agregando também as informações dos patrimônios como máquinas e implementos agrícolas

Por meio do celular ou computador, você pode ter o registro de todas suas atividades, abastecimentos e manutenções de máquinas em apenas alguns cliques.

Dessa forma, os dados ficam seguros e armazenados em nuvem. 

Ao adicionar no sistema uma nova despesa de combustível, por exemplo, você pode vincular esse custo às safras de sua escolha.

Você também pode escolher entre apropriar o custo do abastecimento a uma ou mais safras, ou mesmo a determinadas áreas de sua propriedade.

Ou seja, o Aegro faz todos os cálculos de rateamento de despesas de maneira automática por meio da inserção dos dados de abastecimento. 

aegro

Teste o Aegro de forma gratuita:

Conclusão

Aplicativos de gestão podem auxiliar na manutenção do patrimônio e assegurar que boas práticas de utilização estejam sendo respeitadas na propriedade rural.

Portanto, patrimônio rural bem cuidado reflete em redução do tempo das operações de campo e ainda garante o sucesso na continuidade das atividades.

Como você cuida do seu patrimônio rural? Utiliza algum software de gestão para coleta e armazenamento dos dados? Restou alguma dúvida? Adoraria ver seu comentário abaixo.