Colheita de algodão: Como e quando utilizar regulador de crescimento ou desfolhantes e outras recomendações para ter sucesso nessa etapa da produção

A colheita é um ponto-chave para o sucesso da produção de algodão. O cuidado nessa etapa interfere na qualidade do produto o que também altera os preços de venda.

E como fazer uma colheita de algodão melhor? Quais cuidados tomar para evitar perdas na produção?

Quando e como utilizar regulador de crescimento, desfolhante ou maturadores?

A seguir, elenco 7 dicas importantes para que você obtenha mais sucesso na sua colheita de algodão. Confira!

Colheita de algodão: Contexto econômico e importância

O algodão é uma cultura com dupla aptidão: se destaca pela produção de fibra utilizada pelas indústrias têxteis e pela utilização de sua semente, rica em óleo e utilizada para produção de biodiesel, alimentação animal e semente propriamente dita.  

O Brasil se destaca entre os maiores produtores mundiais da cultura, ao lado de Estados Unidos, China e Índia. 

Em nosso país, o maior estado produtor é o Mato Grosso, com 54,36% de toda a produção brasileira. 

A colheita de algodão é uma etapa no processo produtivo que vincula diretamente com os ganhos que teremos na atividade. 

Com isso, uma colheita feita com cautela e atenção pode garantir produto de melhor qualidade e, por consequência, melhor preço no mercado.

As colheitas podem sem feitas de forma manual e mecanizada, sendo esta última a mais recorrente nos últimos anos. A colheita manual perdeu espaço também pela escassez de mão de obra no setor agropecuário.

Como você pode observar na figura abaixo, dos custos de produção do algodão, a colheita mecânica representa 12,4%. Por isso, a seguir, veremos algumas dicas para o sucesso nessa etapa de manejo!

colheita de algodão

(Fonte: Lucio Zabot – UFSM)

Obtendo sucesso na colheita de algodão 

No processo de produção, a colheita é tratada com um dos marcos finais para a lucrabilidade. 

Com o algodão, isso não é diferente! Além disso, quando estamos falando dessa cultura, sempre nos recordamos da qualidade da fibra, que está intimamente ligada à colheita.  

Vários fatores podem afetar a colheita de algodão, destacando-se:

A seguir, listo algumas dicas para que você tenha o máximo rendimento na colheita de algodão, associada à alta qualidade do produto colhido.

colheita de algodão

(Fonte: Revista Globo Rural)

Antes mesmo da colheita: baixe aqui uma planilha gratuita para estimar sua produtividade de algodão!

1ª Dica – Condições para a colheita de algodão 

A colheita de algodão em caroço é influenciada por diversos fatores climáticos sendo eles: temperatura, umidade, precipitação e radiação solar. 

A abertura do capulho só ocorre na presença de radiação solar. Desta forma, em dias nublados, a abertura dos capulhos fica prejudicada. 

Chuvas excessivas, isto é, acima de 500mm, prejudicam a colheita e a qualidade da fibra, pois começa a ocorrer a presença de fungos saprófitas nos frutos. 

A colheita deve ocorrer quando os frutos estiverem com 12% de umidade e com 100% do capulhos abertos. 

Em regiões onde ocorre a formação de orvalho, recomenda-se que a colheita comece assim que o orvalho tenha sido seco. 

Quanto à velocidade da máquina, recomenda-se 3,5 Km/hora para evitar perdas como queda abrupta do capulho. As perdas admitidas como aceitáveis giram em torno de 10% do total colhido.

2ª Dica – Espaçamento de plantio 

O algodão é plantado também de forma mecanizada. Por isso, no plantio, é importante que o número de unidades da semeadora seja igual ou seja um número múltiplo das unidades da colhedora utilizada

O espaçamento entrelinhas varia de 0,38 a 1,0 m, sendo utilizado:

  • 0,76 a 1,0 m para solos com textura média a argilosa, com fertilidade corrigida tanto em superfície quanto em subsuperfície
  • 0,45 a 0,50 m para ambientes de produção mais restritivos, especialmente textura e fertilidade do solo, água, temperatura e presença de nematoides

A adoção de espaçamentos menores pode ser uma estratégia para finalizar a semeadura do algodão safra (a partir de 25 de dezembro).

No entanto, há alto risco de apodrecimento, queda de estruturas reprodutivas, aumento do ciclo, aumento do custo, e dificuldade de colheita. 

Outro item a ser observado refere-se à densidade, que varia de acordo com a cultivar utilizada.  Além disso, o semeio em fileiras retas também auxilia na praticidade da colheita de algodão. 

3ª Dica – Arquitetura da planta 

Para maior qualidade da fibra, é importante haver homogeneidade de plantas de algodão. Com isso, ao escolher cultivares, conhecer seu ciclo e estrutura são detalhes bastante relevantes. 

Plantas que apresentam maturação uniforme, ciclo precoce e estrutura compacta são características que facilitam a colheita da cultura do algodão

lavoura de algodão

(Fonte: G1)

4ª Dica – Plantas Daninhas, não!

Quando a lavoura, no momento da colheita, se encontra infestada de plantas daninhas, percebe-se uma grande dificuldade no processo da colheita. Além disso, ainda ocorre uma redução na qualidade do produto. 

Por isso, recomenda-se o controle das daninhas no pré-plantio, na pré-emergência da cultura, na pós-emergência, aplicando herbicida em área total, na pós emergência da cultura em jato dirigido e na dessecação de plantas de infestação tardia em pré-colheita

Herbicidas residuais mais indicados para algodão e sua estratégia de aplicação

(Fonte: Christoffoleti em IMAMT)

Para mais detalhes do manejo de daninhas na cultura do algodão veja esse manual de boas práticas.

5ª Dica – Utilização de Reguladores de Crescimento 

Para um bom desempenho da colhedora, o tamanho da planta é uma importante característica.

Alturas que facilitam a colheita do algodão giram em torno de 1m a 1,30m. Porém , a aplicação de reguladores deve ser feita no momento certo, visto que, quando antecipada, pode ocorrer uma redução drástica na produção. 

Mas, aliás, o que os reguladores de crescimento fazem? Eles são responsáveis por reduzir o tamanho da planta, atuando sobre o tamanho dos internódios, no número de nós, no tamanho dos ramos vegetativos e produtivos e na altura da planta. 

Esse controle sobre o crescimento da planta é importante também, pois ocorre uniformização no processo de maturação dos frutos.  

6ª Dica – Utilização de desfolhantes e maturadores

Preocupados com a qualidade do algodão colhido e sabendo que em grandes áreas é realizada a colheita mecanizada, é comum a utilização de desfolhantes e maturadores.

Quando a colheita é feita com a presença de folhas, as fibras colhidas vão apresentar uma maior umidade, o que acarreta manchas na fibra. 

Além da umidade, nas folhas também tem-se a presença da clorofila, que é um pigmento verde, o que também pode manchar a fibra. 

Com isso, a utilização de desfolhante é de suma importância para para uma colheita satisfatória, pois são produtos que estimulam a queda das folhas. 

Os desfolhantes devem ser aplicados quando 60% a 70% dos capulhos já estiverem abertos. As folhas começam a cair depois de 7 a 15 dias da aplicação. 

Para uniformização da maturação são utilizados os maturadores, que estimulam a abertura de capulhos e aceleram o amadurecimento. 

A aplicação de maturadores deve ser feita quando 100% dos frutos já atingirem a maturidade fisiológica (MF) ou quando 90% dos capulhos estiverem abertos. 

colheita de algodão

(Fonte: Fundação Joaquim Nabuco)

Conclusão 

A colheita do algodão é tão importante quanto o seu manejo durante todo o ciclo. 

Neste artigo vimos que a colheita está intimamente ligada às condições climáticas, mas que também é afetada por condições a qual a lavoura se encontra. 

Vimos algumas estratégias, como a aplicação de desfolhantes e maturadores, que contribuem para a praticidade da colheita e ainda ajudam a influenciar positivamente na qualidade da fibra. 

Relatamos também algumas práticas de manejo que devem ser adotadas para facilitar esse processo. 

Agora que já mostramos algumas estratégias que os especialistas pontuam, parta para uma colheita de máxima eficiência!

>> Leia mais:

Principais pragas do algodão e estratégias para seu controle

3 maneiras de lucrar mais com um software de gestão agrícola

Como tornar a colheita mecanizada do algodão mais eficiente

Como vem fazendo a sua colheita de algodão? Vem obtendo sucesso? Gostaria muito de ver seu comentário!