Estoque de insumos: saiba como definir o local de armazenagem, como atualizar as informações, custos e ferramentas para gerenciamento
O trabalho no campo vai muito além das operações nas lavouras. O gerenciamento do negócio também precisa de eficiência no sistema de estoque de insumos, que inclui as ferramentas de manejo utilizadas, produtos colhidos e sementes.
A perda de qualquer um desses itens por conta de armazenagem incorreta aumenta o custo de produção ou causa perda de volume da matéria-prima produzida. Isso gera um problema financeiro que pode ser evitado com um estoque sob controle.
Há algumas práticas que você pode adotar para melhorar seu controle de estoque de insumos e proteger sua rentabilidade e seus investimentos. Continue a leitura e entenda como superar esse desafio.
Índice do Conteúdo
O que é estoque de insumos?
O estoque de insumos faz parte de qualquer negócio. Quando se trata da atividade agrícola, o assunto é um tanto complexo, pois envolve o armazenamento correto de tudo aquilo que dá suporte à produção. Ainda, envolve o que foi colhido na lavoura e aguarda distribuição.
O estoque de uma fazenda, independente do porte e da capacidade produtiva, precisa ter capacidade e ser otimizado para manter a conservação de:
- maquinários e implementos agrícolas;
- equipamentos de proteção individual (EPIs);
- fertilizantes;
- defensivos químicos;
- produtos biológicos;
- sementes;
- grãos.
O controle de insumos agrícolas necessita de um sistema eficiente. Ainda, precisa de um sistema que otimize o uso dos recursos disponíveis no cotidiano de trabalho e garanta que tudo se mantenha em perfeita qualidade. Isso, é claro, pelo tempo em que for preciso manter armazenado.
Controle de estoque de insumos agrícolas: o que é e como fazer?
Para que a fazenda mantenha sua produção em dia, é preciso ter todas as ferramentas em mãos no momento certo para as operações. A falta da administração de estoque não causa somente prejuízos financeiros, mas pode levar a atrasos na produção.
Com a gestão, você alcança o equilíbrio que protege seus investimentos. Você pode obter insumos com antecedência para evitar escassez, e na quantidade correta para evitar excessos e desperdícios. Esse controle facilita o fluxo de caixa, relacionado à compra e venda de insumos e produtos agrícolas.
Essa é uma prática necessária em qualquer segmento do mercado. Assim, para ter as finanças, os investimentos e a margem de lucro sob controle, é imprescindível acertar no controle de estoque de insumos, a partir de quatro práticas indispensáveis:
Definição do local de armazenamento
Em primeiro lugar, é preciso infraestrutura. O espaço físico do estoque de insumos vai depender do que se precisa armazenar. As máquinas agrícolas e os implementos precisam estar sempre em fácil acesso, protegidos da chuva e do sol, para evitar desgastes. Invista em um local espaçoso e arejado.
Os defensivos agrícolas e outros produtos de manejo devem, obrigatoriamente, ser estocados em áreas isoladas da propriedade. Eles devem estar distantes de cursos de água, de área de preservação ambiental e de outras construções, por causa do risco de incêndio.

Galpão de estoque de insumos agrícolas
(fonte: Topflexlog)
O armazenamento de sementes precisa de um espaço livre de umidade e calor, com um sistema de ventilação adequado para a manutenção de sua qualidade. Preferencialmente, opte por estoque alto, sem contato com o chão, e em ambiente diferente de onde ficam os defensivos.
Os produtos colhidos no fim da safra precisam de atenção especial quanto ao local de armazenamento. Afinal, é preciso considerar a facilidade logística para escoar os produtos. Além disso, os mantenha livres de patógenos, insetos e fatores ambientais que possam interferir na qualidade das sementes.
Planejamento e metas de estoque
Definidas as questões infraestruturais, o controle de estoque de insumos passa por um planejamento estratégico. Isso é necessário para entender:
- quais produtos precisam ser comprados e em que quantidade;
- simulação de datas das operações de plantio, aplicações, manejo integrado e colheita;
- previsão de tudo que é pra uso imediato e daquilo que vai ficar estocado e por quanto tempo.
Esse momento da gestão de estoque depende da tomada de decisão sobre os processos operacionais que envolvem a cadeia de produção interna da fazenda. É importante um programa de manejo bem estruturado, que antecipe possíveis imprevistos.
Isso especialmente quanto ao clima, pressão de patógenos e janelas de plantio e colheita.
Atualização do estoque
Não é interessante manter excesso de insumos em estoque. Isso pode gerar perdas se demorar muito para serem usados, assim como não pode haver falta de nenhum item no momento de realizar as operações.
Por isso, é importante um controle de entrada e saída, por meio de planilhas ou softwares que contabilizam o que está disponível, o que já foi usado e o que precisa de reposição. No caso dos produtos colhidos, registre os volumes armazenados, as datas de vendas e de distribuição.
Custos e fornecimento
Faz parte da gestão de estoque de insumos a pesquisa de fornecedores e de preços do mercado, para conseguir sempre negociações pelos melhores preços. Isso te ajuda a melhorar a rentabilidade, tanto no que diz respeito à compra quanto à venda.
Nessa decisão, considere os custos como um todo, o preço do produto em si, o gasto com frete, formas de pagamento, gastos com a manutenção dos estoques e o valor estimado com as vendas do que a fazenda produz. É uma estratégia de fluxo de caixa, que também interfere no controle de estoque.
Ferramentas para gerenciamento de estoque de insumos
A administração de estoque não é tarefa simples, mas é o segredo para uma produção agrícola rentável, com o melhor retorno sobre o investimento, sem desperdícios de tempo ou dinheiro.
Felizmente, hoje você não precisa fazer todo o gerenciamento manualmente. Afinal, há tecnologias de gestão de estoque de insumos que auxiliam nos registros cotidianos e no controle das atividades.
Os softwares de gestão agrícola e outras ferramentas de alta tecnologia são grandes aliadas das atividades no campo, criando o conceito conhecido como agricultura de precisão. Nesse sentido, uma boa ferramenta de controle de estoque permite que a gestão:
- acompanhe entradas e saídas em tempo real;
- verifique datas de validade e lotes com facilidade;
- realize requisição de compras para reposição de insumos;
- administre todos os seus estoques simultaneamente.
Por fim, um sistema digital integrado para a gestão da fazenda facilita as tarefas. Ele permite, por exemplo, que os dados de controle de estoque já sirvam para realizar o fluxo de caixa. Além disso, te ajuda a criar um histórico das operações financeiras que ajudam a otimizar as tomadas de decisão.

Otimize a gestão dos seus insumos
Administrar todos os insumos utilizados na lavoura pode ser um grande desafio, mas o Aegro te ajuda nessa missão.
Cadastre e acompanhe todos os insumos da fazenda, fique de olho na movimentação de estoque e faça o orçamento do custo dos insumos. Além disso, compare com o realizado para identificar oportunidades de economia e possíveis desperdícios.
Receba alertas sobre manutenção dos veículos e máquinas, além de analisar relatórios de abastecimento e trabalho das máquinas evitando consumo desenfreado por mau funcionamento. Aproveite para identificar os insumos em falta, acompanhar a data de entrega e reposição.

Tela para acompanhamento do estoque no Aegro
Conclusão
A armazenagem também faz parte da gestão do estoque no que tange custos, planejamento e metas de entradas e saídas. O controle de estoque em si se relaciona diretamente a defensivos, fertilizantes e implementos agrícolas.
Pela complexidade da tarefa de garantir que não haja falta nem excesso de insumos para a safra, você pode recorrer à digitalização da administração do estoque.
Softwares e tecnologias como o Aegro automatizam processos relacionados ao estoque de insumos. Eles possibilitam um registro do histórico do negócio, algo muito caro para embasar as negociações e proteger a rentabilidade.
Como você faz a gestão do estoque de insumos na sua fazenda? Aproveite para compartilhar este artigo com a sua equipe de trabalho responsável por essa etapa.