indicadores de produção no Aegro: imagem de mulher digitando em uma calculadora, em uma mesa com fazenda no fundo. Na mesa, há computador, caneca, papéis com gráficos e uma caneta

Avalie o sucesso da safra com ajuda dos indicadores de produção no Aegro

- 12 de novembro de 2021

Indicadores de produção no Aegro: saiba por que e como analisar o desempenho da fazenda com auxílio de uma ferramenta digital!

Você sabe dizer se sua fazenda tem bons resultados? 

Houve um tempo em que essa pergunta seria respondida com base na experiência ou nas informações que produtores guardam na mente.

Hoje sabemos que vários aspectos impactam o desempenho agrícola. Muitos deles são impossíveis de se lembrar de cabeça. 

Para ajudar em uma análise mais clara, temos os indicadores de produção. Eles nada mais são que o histórico de manejo, de gestão e do financeiro da fazenda.

Neste artigo, você verá os benefícios de acompanhar os indicadores e como fazer esse diagnóstico com maior precisão. Confira a seguir! 

Importância dos indicadores de produção

Os indicadores de produção têm como propósito responder questionamentos e apontar o caminho certo.

Quando você não consegue medir algo, não sabe se aquilo gera o resultado que espera. Também não é possível saber como melhorar.

Sem o conhecimento dos indicadores, você fica no escuro. Isso te leva a diversos prejuízos, como:

  • estratégias ineficazes;
  • gastos invisíveis;
  • imprevistos operacionais de maquinário;
  • falta de estoque.

Quem considera essas informações tem propriedade para tomar decisões certeiras. Essas decisões impactam positivamente o crescimento da produção de forma econômica. Elas podem ser:

  • localizar falhas e problemas de produção;
  • reduzir custos desnecessários;
  • tomar decisões assertivas;
  • lidar com contratempos;
  • introduzir melhorias contínuas;
  • criar metas. 

Tudo isso é essencial para alcançar um negócio rural saudável e competitivo, com uma gestão que inova em benefício do negócio.

Como introduzir os indicadores de produção na sua fazenda

Por muito tempo, o registro em cadernos foi a principal fonte de informação do produtor.

Contudo, o uso do papel é bastante limitado. Ele dificulta a comparação de dados, e suas informações podem se perder ou se acumular em grande quantia.

A tecnologia tem entrado nas porteiras da lavoura. Com elas, surgiram soluções digitais mais práticas, confiáveis e completas para fazer essa análise.

As ferramentas ou os sistemas de gestão rural, voltados ao registro de atividades operacionais e financeiras, podem ser seus aliados. O Aegro é um exemplo.

Nele, todas as atividades registradas alimentam indicadores e relatórios automáticos. 

Eles demonstram o desempenho da fazenda, da safra e até de cada talhão, cultivar ou maquinário. Tudo isso é feito com total segurança dos dados da sua propriedade rural.

Veja como é possível ter os resultados da colheita em tempo real com o Aegro:

A visualização dos indicadores é interativa. Isso permite que você personalize e cruze os dados com diferentes parâmetros de análise. 

Já os relatórios contêm o histórico detalhado de todas as ações feitas no sistema. Esses relatórios podem ser exportados sempre que você achar necessário.  

Foto da tela do Aegro, na aba dedicada para indicadores e relatórios. Os indicadores na foto são: cultivares, evolução da safra, produtividade, produção, insumos, contas, parcelas e movimentações de estoque.

O sistema tem uma aba dedicada somente para os indicadores e relatórios

Quais são os principais indicadores de produção

Os principais indicadores de produção de uma fazenda são: evolução da safra, produção e produtividade, rentabilidade e eventos no mapa.

Em meio a tantos dados, fica difícil saber quais considerar para medir com exatidão os resultados de produção de uma fazenda.

Se você olhar apenas para um ponto, como a produtividade, perde outros fatores que são tão importantes quanto para determinar o sucesso de uma safra. 

Por exemplo, uma lavoura pode ser produtiva, mas também não gerar lucros. Isso significa que sua produção é tão cara que os gastos ultrapassam os ganhos. 

O indicado é buscar números de produção que permitam que você monitore o desempenho de cada área, ação e meta da fazenda. 

Afinal, o setor agropecuário possui muitas particularidades e cada fazenda tem realidades e metas diferentes.

Tudo isso deve ser considerado na hora de realizar uma avaliação. Mesmo assim, existem informações de maior relevância, e você saberá mais sobre elas em seguida.

Evolução da Safra

Ao longo do ciclo produtivo, um indicador fundamental é o avanço das atividades de cada etapa, desde o preparo do solo até a colheita. 

Isso envolve o tempo de execução e a certificação de que tudo está sendo realizado conforme o planejado

O Aegro pode ajudar nesse aspecto, pois tem um indicador voltado para você selecionar e acompanhar especificamente uma etapa e/ou operação. 

A partir disso, o aplicativo apresenta um gráfico com o crescimento da porcentagem realizada dentro de um intervalo de tempo e a área total. 

Gif com gráfico gerado pelo Aegro, mostrando como aconteceu o avanço do plantio em diferentes safras.

Com esse indicador é possível ver o avanço do plantio ou comparar as aplicações de diferentes safras

Produção e produtividade

Ao final da colheita, é o momento de avaliar a performance da sua produção pela quantidade de unidades produzidas. 

O nível de produtividade da lavoura é um resultado do exame de quanto foi produzido por hectare ou outra medida de espaço.

Com sistemas como o Aegro, onde são registrados todos os detalhes da safra, também é possível verificar esses indicadores por cultura, cultivar, área ou período.

Gif da tela do Aegro, mostando como é possível visualizar em gráfico de barras a produção e a produtividade por cultivo, safra e talhão.

Veja com o Aegro a produção e produtividade de cada cultivo, safra e talhão.

Para entender melhor as estratégias que deram resultado, compare esses dados com seu histórico de produção ou com a média de produção do seu estado.

Rentabilidade

Outro passo relevante é verificar se os custos de produção e investimentos financeiros tiveram retorno em lucratividade.

Para calcular a rentabilidade da safra, primeiro, reúna todas as despesas que você teve.

Isso inclui desde os grandes gastos, como compra de defensivos e combustível, até despesas menos frequentes, como serviços terceirizados e manutenção.

Depois, deve ser feita a comparação desse total com as receitas de venda da safra ou de preço projetado. 

Veja como é bem simples visualizar todos esses dados no Aegro:

Eventos no mapa 

A análise de mapas por recursos georreferenciados também oferece indicadores importantes para acompanhar a lavoura e o manejo de perto. 

No Aegro, é possível visualizar de forma centralizada imagens de NDVI, de Monitoramento Integrado de Pragas

Além disso, é possível ver as operações de maquinários transferidos da plataforma da John Deere e da Climate FieldView.

Gif da tela do Aegro, mostrando os principais momentos da safra em apenas uma tela. A imagem mostra delimitação de terra e NDVI no mapa de uma área rural.

Visualize os principais momentos da safra em uma só tela do Aegro

Assim, você tem mais controle sobre vários aspectos do manejo, como o histórico de pragas e doenças. Como consequência, poderá resolver problemas com mais agilidade e menor custo com defensivos.

Nenhuma ação é feita apenas por se fazer. Você tem motivações, conhecimento e maior controle. Como consequência, sua fazenda avança cada vez mais. 

Para tal, conte com a ajuda do Aegro, o software de gestão que simplifica o registro e avaliação de indicadores de produção a qualquer hora e lugar.   

banner-contato-aegro

Conclusão

Com essas informações em mãos, fica bem mais prático enfrentar os muitos problemas que você precisa enfrentar diariamente.

Isso porque elas dão uma base firme de segurança na hora de avaliar a melhor solução e agir com rapidez.

Assim, você terá um incentivo concreto para evoluir sua produção e motivar os profissionais da fazenda

>> Leia mais: 

6 recursos do Aegro que vão fazer a diferença no seu plantio

Redução de Custos da Safra: Produtor de soja economiza 5% com gestão

Você já pensou em avaliar os indicadores de produção com o Aegro? Peça uma demonstração gratuita para conferir todas as funcionalidades do software em tempo real! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *