Software para agricultura de precisão: como funciona, como escolher e como melhorar sua administração rural com ele!

Quantas vezes você ouviu falar sobre Agricultura de Precisão (AP) só nos últimos meses? Aposto que não foram poucas.

A AP pode economizar tempo, reduzir gastos com fertilizantes em até 50%, e ainda pode ajudar para conquistar maior produtividade.

Existem muitos softwares para agricultura de precisão à nossa disposição.

Se você ainda não sabe qual deles é o melhor, como escolher um ou mesmo as diferenças entre os softwares de AP e quaisquer outros softwares, confira a seguir!

Diferenças dos softwares de agricultura de precisão

Os softwares de AP são conhecidos como SIG (Sistemas de Informação Geográfica), pois utilizam dados georreferenciados.

Você pode encontrar softwares pagos e softwares de agricultura de precisão grátis. Mas, antes, vamos entender como funcionam esses sistemas?

O que são dados georreferenciados?

Os dados georreferenciados nada mais são do que coordenadas geográficas de cada ponto para localização no globo terrestre.

Quem nunca utilizou o Waze, Google Maps ou qualquer outro aplicativo para chegar a algum lugar?

Usamos diariamente dezenas de aplicativos que nos ajudam a chegar a um lugar que não conhecemos. E como eles conseguem nos levar exatamente ao endereço que nos foi fornecido?

Estes aplicativos utilizam diversos satélites para calcular nossa localização no globo terrestre.

Como funciona a localização por satélites?

São diversas constelações com dezenas de satélites cada. A constelação norte americana, mais conhecida como GPS (Global Positioning System) possui 30 satélites em órbita operacionais.

Além dessa, temos a nossa disposição a constelação russa GLONASS, a chinesa BAIDU, a Europeia GALILEU e outras ainda em fase de construção.

O posicionamento é conseguido por meio da triangulação de 4 satélites. Quanto mais satélites existirem sobre o campo de visão das máquinas, maior será a garantia do posicionamento.

Tudo isso para garantir a cobertura e melhorar a qualidade da localização das pessoas, máquinas e equipamentos no planeta Terra.

Por meio dos satélites, os dados coletados são corretamente posicionados nas coordenadas no globo terrestre.

O que consigo fazer com os softwares de SIG?

Com a utilização dos softwares de agricultura de precisão é possível a confecção de diversos mapas:

  • mapa de colheita
  • mapa de vigor de vegetação (NDVI, NDRE, etc.)
  • mapa de nutrientes nos solos
  • mapas de declividade
  • curvas de nível
  • mapas 3D das culturas
  • delimitação de talhões e áreas
  • mapa de pragas
  • visualização de fazendas
  • criação de grids amostrais
  • geração de mapas de recomendação
  • interpolação de dados
  • álgebra de mapas
  • análises quantitativas de acúmulo de nutrientes

Além dos itens citados, há inúmeras outras ferramentas e complementos que podem ser instalados para utilização em diversas outras finalidades, o que dá origem a uma ampla gama de aplicativos no mercado.

Software para agricultura de precisão grátis e pagos

Existem algumas centenas de aplicativos e software para agricultura de precisão. Alguns gratuitos e outros pagos.

Dentre eles pode-se destacar QGIS, ArcGIS, AgroCAD, Falkermap, SSTsoftware, Inceres e Geofielder da Embrapa. A Embrapa disponibiliza o Geofielder.

Estes softwares para agricultura de precisão podem ser usados em aeronaves, para imageamento aéreo, em máquinas agrícolas e veículos para captura de imagens em solo.

Como acadêmico, eu utilizo o software QGIS como ferramenta para trabalho na área de Agricultura de Precisão.

software para agricultura de precisão

(Fonte: Canal no Youtube do LAP)

QGis, um software para agricultura de precisão livre

O QGIS é um software livre e programado na linguagem Python. O que isso significa?

Significa que ele é gratuito, podendo ser baixado neste link. Além disso, ele possibilita que os usuários criem suas próprias programações para manipular os dados da maneira que achar melhor.

Porém, se você não souber programar, não tem problema! O QGIS é um software bem completo e disponibiliza centenas de ferramentas para facilitar a vida de seus usuários.

Como fazer o download e começar a utilizar o QGIS?

Vamos ao passo a passo de como baixar e instalar o QGIS em seu computador:

1. Acesse o endereço que está neste link

2. Clique em “Para Usuários

qgis software para agricultura de precisão

3. Clique em “Baixar o QGIS

qgis software para agricultura de precisão

4. Escolha o instalador segundo as especificações de seu computador (32 bits ou 64 bits)

qgis software para agricultura de precisão

Na internet existem vídeos, tutoriais e cursos de QGIS ensinando a instalar e podem ser acessados gratuitamente por qualquer usuário. O Anderson Medeiros, por exemplo, apresenta diferentes tutoriais em português para te ajudar no uso do Qgis.

Neste vídeo ele ensina de maneira didática a fazer a instalação completa do Qgis:

Pronto! Agora só começar a usar.

Como processar os dados em um software de SIG

Os softwares de agricultura de precisão, como já mencionado, trabalham com localização dos pontos no espaço.

Os arquivos provenientes de GPS, das máquinas agrícolas ou dos sensores virão com as colunas das coordenadas (geralmente Latitude e Longitude) e os valores dos outros atributos que serão avaliados.

É necessário um cuidado inicial para manuseio dos dados.

A escolha das colunas latitude e longitude é vital para o correto posicionamento dos pontos que serão analisados. Se essas colunas estiverem trocadas, todas as análises realizadas no programa estarão posicionadas nos locais errados.

Vários são os formatos de arquivos que os softwares de AP aceitam. O mais conhecido é o shapefile.

Porém, utilizando o QGIS é possível trabalhar com dados do tipo .csv (planilha de valores do Excel), .txt (arquivo de texto), kml ou kmz (arquivos do Google Earth), além de inúmeros outros formatos.

Vantagens em trabalhar com um software de SIG

Os softwares utilizados em agricultura de precisão já possibilitam que os arquivos gerados possam ser levados diretamente para as máquinas equipadas com piloto automático.

À medida em que as máquinas realizam as operações, novos arquivos de dados são gerados e devem ser analisados em um SIG, assim todo o ciclo recomeça.

Os SIGs possibilitam a confecção de mapas que facilitam a visualização das áreas e talhões, auxiliando nas tomadas de decisões.

Independentemente dos modelos de máquinas e sensores que coletaram os dados, todas as informações podem ser analisadas em conjunto em um SIG, o que permite um maior entendimento de cada porção da lavoura e cada zona produtiva.

Vale ressaltar que cada conjunto de dados deve ser analisado e, se necessário, passar por um pré-processamento, a fim de eliminar dados errôneos.

O uso adequado desse sistema resulta em:

Conclusão

Atualmente existem diversos softwares e ferramentas para que consigamos trabalhar com agricultura de precisão na fazenda.

Diversas empresas de tecnologia na agricultura estão desenvolvendo e criando seus próprios softwares para facilitar o manuseio e armazenamento dos dados dos seus clientes.

Hoje já existem programas que processam os dados na nuvem e enviam somente os relatórios aos produtores, o que facilita a tomada de decisão.

Agora que você já sabe como escolher um software, estude suas opções e veja qual está mais alinhada com sua propriedade, prestando atenção no custo-benefício. Boa escolha!

>> Leia mais: “Mapas de produtividade na agricultura de precisão: Como otimizar seus insumos

Você já utiliza algum software para agricultura de precisão em sua propriedade? Quer saber mais sobre algum dos que citei? Adoraria ver seu comentário abaixo.