Aplicativo rural: saiba como escolher e veja nossas recomendações de agricultura digital para auxiliar no seu dia a dia no campo. 

Se antigamente a pulverização era realizada baseada no conhecimento pessoal de cada aplicador, sem muitos critérios científicos, atualmente as próprias máquinas não pulverizam se as condições forem impróprias para realização da operação.

As novas tecnologias, certamente, auxiliam os produtores rurais no manejo de suas lavouras.

Por meio do celular ou tablet, os produtores já conseguem prever chuvas na semeadura ou na colheita. Assim como a aplicação correta de defensivos e georreferenciamento de pragas e doenças. 

Por isso, quem não se atualizar ficará para trás! Os aplicativos estão cada vez mais presentes nas atividades do campo, possibilitando aumentos significativos de rendimento.

Saiba neste artigo quais são nossas sugestões de melhores aplicativos para o produtor rural.

Quais aplicativos o produtor rural precisa ter?

Temos novos aplicativos sendo criados todos os dias, mas quais são os mais indicados para o empresário rural?

Selecionamos uma lista de opções que certamente vai facilitar as atividades diárias da fazenda de muitos produtores. Confira a seguir!

Aplicativos para medir área rural

Garmin 

Os smartphones possuem sistemas de posicionamento tão bons quanto os famosos GNSS (Sistema de Navegação Global por Satélite) de navegação tradicionais. 

Assim, os equipamentos da Garmin são os aparelhos mais conhecidos para georreferenciar talhões, coletar pontos em campo ou navegar até algum ponto pré-determinado nas lavouras.

aplicativo rural

(Fonte: Back Country Treks)

Com o avanço da tecnologia, já é possível coletar pontos e conseguir o nosso posicionamento com auxílio de smartphones e smartwatches que possuem sistemas para tal.

Desta forma, não é necessário gastar milhares de reais na aquisição de um GNSS para georreferenciar talhões e coletar pontos nos campos.

C7 GPS Dados

O aplicativo C7 GPS Dados é gratuito e foi desenvolvido pelos professores e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS).

Conta com mais de 100 mil downloads e possibilita a obtenção de coordenadas, trilhas ou waypoints em campo, com precisão semelhante a dos aparelhos de mesma categoria.

Entretanto, os GPS’s conhecidos como L1 não possuem correção diferencial e tem exatidão de cerca de 1 a 5 m no posicionamento.

São indicados para coleta de solo com subamostras ou georreferenciamentos sem precisão cartorial.

As coordenadas podem ser visualizadas na forma de graus decimais, hexagesimais e também na projeção UTM.

Uma vez que estes dados estão armazenados em um arquivo dentro do smartphone, é possível calcular áreas, perímetros e distâncias totais percorridas durante um caminhamento.

C7 GPS Dados

GPS Fields Area Measure (Medidor de Áreas e Distâncias)

Outro aplicativo que cumpre a mesma função é o GPS Fields Area Measure.

aplicativo rural

(Fonte: TechTudo)

Com funcionalidades similares e precisão também de 1 a 5 m, esse aplicativo pode ser outra opção para quem não se familiarizar com o C7 GPS Dados.

O medidor de áreas e distâncias possui algumas versões pagas que oferecem um número maior de ferramentas ao usuário.

É importante checar se o seu sistema operacional (Windows Phone, Android ou iOS) aceita a instalação do aplicativo para escolher qual você se adapta melhor.

Aplicativo rural para previsão do tempo

Certamente um aplicativo confiável de condições climáticas e previsão do tempo deve ser o aliado número um dos produtores rurais.

Climatempo

Importante na semeadura, colheita e durante o acompanhamento da safra, o aplicativo Climatempo fornece previsão do tempo para até 15 dias de forma bem rápida e fácil.

Assim, é possível obter informações meteorológicas e agrometeorológicas de diversas localidades brasileiras.

Além de possibilitar o acompanhamento das condições atuais do clima em mais de 5.500 municípios cadastrados, o aplicativo fornece mapa de raios, radares meteorológicos, informações geolocalizadas do satélite GOES-16 e outras coisas mais.

O Climatempo fornece ainda os seguintes mapas:

  • Camadas de temperatura, de ventos e de alagamentos;
  • Chuva BR;
  • Previsão de chuva geolocalizada para os próximos 5 dias;
  • Previsão de temperatura mínima e máxima geolocalizada para os próximos 5 dias.

Integração do Climatempo com o Aegro, com marcação da área para exatidão da previsão

Semelhante a outros aplicativos com plataformas colaborativas, o Climatempo permite que os usuários reportem o tempo e as condições de chuvas localizadas, de modo que tenhamos melhorias em tempo real da previsão.

Aplicativo rural de cotações agropecuárias

O acompanhamento de preços e cotações de mercado é essencial para saber a hora correta de comprar ou vender os seus produtos. 

Confira a seguir algumas opções para ter sempre em mãos.

AgroMercado

O AgroMercado é um aplicativo em que os produtores conseguem acompanhar as cotações agrícolas brasileiras de diversos produtos.

AgroMercado aplicativo

(Fonte: AgroMercado)

Ele disponibiliza gratuitamente informações de bolsas nacionais e internacionais como da BM&F e de bolsas de Chicago e Nova York de produtos como: soja, milho, sorgo, feijão, arroz e, ainda, gado, suínos e frangos.

O aplicativo permite ainda o cadastro de cotações favoritas e cotação principal, que serão exibidas no momento de abertura do app.

Além disso, é possível acompanhar centenas de itens atualizados dentro do aplicativo e de forma prática, sendo que o usuário acessa rapidamente as informações necessárias sem precisar navegar pela internet buscando tais cotações.

Field Navigator (Navegador de Campo)

Esse app é um dos mais populares de direção paralela para agricultura de precisão.

O Field Navigator ou Navegador de campo é um aplicativo que permite a aplicação de uma das ferramentas de agricultura de precisão logo após a instalação, sem gastar um centavo com a compra de um software dedicado.

Sem qualquer equipamento adicional, que custa milhares de dólares, este aplicativo permite que o agricultor possa conduzir máquinas agrícolas ao longo de trilhas paralelas com precisão, mesmo em condições de pouca visibilidade.

Também permite a gravação de obstáculos e outros dados de campo como: limites e linhas de orientação para repetir a operação ou finalizar uma possível parte restante.

aplicativo rural

(Fonte: Field Navigator)

Certamente, com o auxílio deste aplicativo serão reduzidas as sobreposições e o número de áreas não tratadas.

Possibilidades de uso:

  • Navegação em linhas paralelas enquanto dirige no campo agrícola;
  • Navegação e criação de trilhas no Google Maps com imagens de satélite;
  • Criação de campos usando GPS;
  • Criação de áreas selecionando manualmente pontos no mapa;
  • Importação de áreas com conjunto de arquivos *.shp / *.kml;
  • Exportação de campos em arquivos *.kml;
  • Compartilhamento de campos;
  • Medição de áreas e perímetros do campo.

ADAMA Alvo

As pragas e as doenças podem acarretar em perdas na colheita de muitos produtores, por isso, a correta identificação é essencial para tomar decisões de controle.

O ADAMA Alvo possui um banco de dados capaz de auxiliar nas identificações e monitoramento de pragas, plantas daninhas e doenças das lavouras de soja, milho, trigo, algodão, cana e café por meio de um completo banco de imagens.

Neste aplicativo também é possível buscar informações sobre ciclo de vida, tratamento indicado, importância econômica e descrição de cada problema das lavouras brasileiras. 

Caso você não encontre um alvo, os criadores do aplicativo ainda recebem a sua foto para auxiliá-lo na correta identificação do alvo de interesse.

ADAMA Alvo

(Fonte: ADAMA Alvo)

Aplicativo rural para gestão da propriedade

Aegro

Um aplicativo completo que reúne grande parte das funcionalidades que foram citadas anteriormente.

O Aegro auxilia os produtores na gestão financeira da fazenda, bem como no planejamento agrícola da lavoura.

Além disso, possui funções que eliminam a necessidade de instalação de outros aplicativos, como a integração com o Climatempo e o Monitoramento Integrado de Pragas (MIP).

Com o auxílio do Aegro também é possível:

  • Registrar atividades diretamente do campo mesmo sem internet;
  • Mapear e medir áreas dos talhões;
  • Planejar, registrar e controlar atividades da sua fazenda;
  • Registrar observações com geolocalização e fotos;
  • Produzir análises de custo de produção e rentabilidade;
  • Administrar máquinas e patrimônio agrícola;
  • Registrar leitura de pluviômetros e acompanhar a quantidade acumulada de precipitação na safra;
  • Controlar o estoque da fazenda;
  • Gerenciar o armazenamento e a venda da produção.
aegro

Outras funções importantes que estão dentro da gestão do aplicativo é a integração para cotação de seguros (em parceria com a JDM), o Aegro Imagens (sensoriamento remoto da lavoura) e o Anotador (para documentação do Livro Caixa Digital do Produtor Rural). 

Teste o nosso aplicativo de gestão agrícola Aegro de forma gratuita, por meio de:

Conclusão

Atualmente, os produtores possuem inúmeros aplicativos que auxiliam na melhor condução de suas lavouras.

Desde aplicativos para coleta e interpretação de dados até outros que ajudam diretamente no paralelismo das operações de campo.

Vimos neste artigo que é importante os produtores terem os apps ideias para não gastarem além do que o planejado com aquisição de máquinas e equipamentos para suas lavouras.

Por isso, aproveite essas recomendações que foram aqui citadas e fique atento aos novos aplicativos que surgem a cada dia!

Você utiliza algum destes apps que listamos aqui? Conhece outro aplicativo rural que auxilia os produtores? Adoraria ver seu comentário abaixo!