Blog Aegro Logo
Blog da Aegro para negócios rurais
Foto de mão de pessoa segurando uma grande quantidade de café arara, de grãos amarelos

Café Arara: o que você precisa saber sobre a variedade de café de alta qualidade 

- 13 de julho de 2022

Café Arara: características agronômicas, particularidades e vantagens de sua utilização

Além dos efeitos climáticos, a incidência de doenças e pragas do café causam grande impacto nas perdas da lavoura.

O café Arara é uma opção que tem estado muito presente no Brasil. Afinal, produtores tendem a buscar variedades com boa resistência ou tolerância a esses efeitos de perda . 

Neste texto, vamos explicar o que você precisa saber sobre o café Arara e o motivo de ele estar tendo tamanho destaque nos últimos anos. Boa leitura!

O que é o café Arara?

O café Arara é proveniente do cruzamento natural entre as variedades Obatã e Catuaí Amarelo, após muita pesquisa. Ele foi selecionado pela primeira vez no Paraná, no fim da década de 80. A variedade é produtiva e resistente a várias doenças

No fim da década de 90 e início dos anos 2000, houve aumento no interesse de pesquisadores pela variedade de café Arara. Ele passou a ser mais estudado e incluído em processos de melhoramento do cafeeiro, em instituições como a Fundação Procafé.

Hoje, o café Catuaí é o mais cultivado no país. Porém, o café Arara tem assumido papel de destaque, sendo uma escolha bastante comum para produtores que desejam implementar novas lavouras. Essa tendência teve um aumento principalmente a partir de 2017.

Estima-se que o café Arara represente cerca de 50 % a 60% das mudas de café arábica produzidas hoje em dia. Também estima-se que, na safra de 2020, tenham sido plantados em torno de 60 a 80 milhões de mudas no Brasil. 

Características agronômicas

As principais características que diferenciam o café Arara são o porte baixo (porém mais alto que o Catuaí), frutos maiores e amarelos. Além disso, a alta resistência natural à ferrugem do cafeeiro, a maturação tardia e o alto potencial produtivo também são relevantes.

As características agronômicas completas do café Arara são resumidas no quadro a seguir.

Tabela de características agronômicas do café Arara
(Fonte: adaptado de Consórcio Pesquisa Café)

Principais vantagens do café Arara

A variedade café Arara tem uma série de vantagens, mas a principal é ser praticamente imune à doença ferrugem. Essa é a doença que mais atinge o cafeeiro. Além disso, a variedade é resistente à bactérias pseudomonas e é tolerante à phoma, mais uma doença muito frequente.

Como dito anteriormente, o café Arara tem se tornado bastante comum entre os produtores que implementam novas lavouras nos últimos anos. Algumas das vantagens desse café é que ele tem muita resistência a doenças como ferrugem do cafeeiro.

Veja algumas vantagens que têm sido diferenciais desta variedade.

Resistência fitossanitária

Essa é uma das características mais importantes desse café. A variedade de café Arara é extremamente resistente às doenças importantes como a ferrugem do cafeeiro, as pseudomonas de fruto e a mancha de phoma.

Facilidade de colheita

Por apresentar uma copa mais compacta, mas com maior diâmetro, a colheita de café manual ou mecânica é facilitada. 

Apesar disso, os grãos tendem a ter maior adesão ao caule, necessitando maior força para retirada. Porém, isso acaba diminuindo a queda de frutos. Estima-se que o rendimento de colheita no café Arara seja 20% mais alto que em outras variedades.

Os grãos de café da variedade Arara tendem a ser maiores e de peneira mais alta se comparados ao Catuaí, por exemplo.  Isso faz com que os grãos de Arara tenham maior peso médio que os de Catuaí e outras variedades.

banner-de-implantacao-e-renovacao-do-cafezal

Potencial produtivo alto

O café Arara apresenta uma especificidade do surgimento de flores (que geram frutos) em ramos mais velhos. Isso acaba contribuindo para aumento de produção.

O café Arara apresenta um potencial de produção mais alto que outras variedades. Ele possui  reportes de até 35% de aumento em comparação ao Catuaí.

Redução do uso de agroquímicos

Por apresentar maior resistência a algumas doenças do cafeeiro, a variedade necessita de menos aplicações de produtos fitossanitários, como fungicidas, por exemplo.  Isso também o faz uma boa escolha para cultivos orgânicos.

Qualidade de bebida 

Apesar da qualidade da bebida não ser uma característica que dependa apenas da variedade, o café Arara tem se destacado por pontuações altas em concursos. Às vezes, essa pontuação fica acima de 90 pontos, com características de uma bebida limpa e adocicada.

Foto de cafeeiros da cultivar café arara
Plantas de cultivar Arara
(Fonte: Revista Cafeicultura)

Café arara: espaçamento e outras recomendações de cultivo

A escolha da variedade do café é muito importante, principalmente por se tratar de uma cultura perene. Ela só começa a dar retorno produtivo a partir de 3 anos após o plantio.

O café Arara, assim como todos os outros, possui recomendações específicas de plantio para garantir uma produtividade ainda melhor.

O espaçamento para café Arara precisa ser de 3 metros entre linhas e 50 centímetros entre plantas. Isso permite um plantio semi-adensado, sem limitar os tratos culturais e manejo e ainda permitindo a opção por safra zero.

O café Arara apresenta maiores bifurcações dos ramos. Por isso, a poda de esqueletamento/ponteiro pode ser necessária com mais frequência que em outras variedades adensadas. O objetivo disso é “desembatumar” a planta.

Já os limites de altitude para o café Arara também são específicos. O Arara é um café recomendado para altitudes mais altas e não para áreas de baixada

Ele se adapta bem a condições mais frias e úmidas, e é recomendado para altitudes entre 600 e 1200 metros acima do nível do mar.

O café Arara pode ser combinado com outras variedades de maturação precoce ou normal na mesma propriedade. Por exemplo, pode-se alocar o Arara em áreas mais altas e a outra variedade em áreas mais baixas. 

Por ser uma variedade imune à ferrugem e bastante resistente a pseudomonas e phoma, as pulverizações para controle de doenças podem diferir de outras variedades. Normalmente, há diminuição das aplicações.

A correção de solo e adubações do café Arara são comuns aos de outras variedades de café. Isso, é claro, sempre de acordo com as análises de solo, análise foliar e a previsão de produção.

Isso aumenta o potencial de cada um e ainda permite organização de colheita de acordo com a maturação de cada um.

banner-adubacao-cafe

Conclusão

O café Arara é cada vez mais presente nas lavouras brasileiras. A tendência é que isso continue a acontecer. Suas características agronômicas oferecem vantagens em condições de altitude e clima específicos.

Além disso, por necessitar menor uso de fitoquímicos, têm grande aceitação em lavouras destinadas à produção orgânica.

Sua  alta produtividade e qualidade de bebida podem proporcionar um produto final de valor agregado mais alto. Ele é uma opção bastante interessante, principalmente em combinação com outras variedades em áreas distintas da fazenda.

Você já conhecia a variedade de café Arara? Está pensando em implantá-la na sua lavoura? Adoraria ler seu comentário!

Comentários

  1. Janio disse:

    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.