Ferramentas para safra rentável que o produtor pode adotar para diminuir os erros, aumentar a eficiência agrícola e a rentabilidade da propriedade
A atividade agrícola tem exigido dos produtores rural um nível de profissionalização crescente. Isso se deve ao fato de que a atividade agrícola tem um risco cada vez maior.
Flutuações de valores de insumos e maquinários, condições climáticas incertas e variações do valor de venda de commodities agrícolas fazem com que haja grande incerteza e baixa margem de lucro.
Para contornar esses desafios e aumentar a eficiência da sua propriedade, o produtor precisa controlar os investimentos e as atividades executadas na safra e focar no planejamento da safra.
Hoje existem muitas ferramentas capazes de auxiliar o produtor no planejamento de safra. Neste texto, falaremos sobre essas ferramentas, suas integrações com tecnologias agrícolas, seus benefícios e como acessá-las. Boa leitura!
Índice do Conteúdo
Planejamento de safra
Normalmente o período de entressafra é quando o produtor se prepara e organiza a safra seguinte. Em grande parte do território brasileiro, esse período acontece entre julho e agosto. Assim, o início da semeadura de novas lavouras começa no final de setembro.
Há uma lista de coisas que devem ser programadas para a entressafra e safra:
- Amostragem e envio de amostras de solo para análise;
- Manutenção de máquinas;
- Definição das culturas a serem plantadas, suas áreas e tipos de plantio;
- Capacidade de investimento e definição de orçamento;
- Definição de manejos e planejamento e compra de produtos a serem usados;
- Preparo do solo;
- Plantio ou semeadura;
- Controle de pragas, doenças e plantas daninhas ao longo do ciclo;
- Manutenção e operação dos sistemas de irrigação;
- Colheita e secagem;
- Armazenamento e comercialização de produtos colhidos.
Como se pode notar, muitas atividades precisam ser planejadas e executadas durante a safra. Uma boa organização de recursos e mão de obra é fundamental para a eficiência dos processos e se evitar gastos extras.
Planejamento: antes, durante e depois
O planejamento agrícola não deve ser feito apenas na entressafra, como se pode imaginar. Existem etapas do planejamento que também ocorrem durante e depois da safra.
Confira a seguir as principais etapas do planejamento.
Antes da safra
Neste momento, você deve definir as culturas, áreas de alocação e o sistema de plantio da safra. Também é hora de definir o orçamento e o manejo usado, além das atividades que serão executadas.
Durante a safra
Aqui, é importante comparar o planejado ao executado. Como cada safra é diferente da outra, pode ser necessário adaptar o manejo e o investimento.
Alguns fatores verificados durante a safra podem alterar o planejamento, como doenças, pragas, estresses abióticos, data de plantio, previsão de colheita etc.
Depois da safra
É fundamental, então, analisar os resultados obtidos e compará-los ao programa inicial. Isso permite mapear pontos fortes e fracos da safra em termos das atividades executadas, e como isso impactou a produção final.
Aprendendo com safras anteriores
Uma forma de planejar a safra seguinte é olhar para as anteriores. O produtor que possua um sistema de armazenamento e análise de dados das safras anteriores tem maior capacidade de entender que processos necessitam maior atenção.
Isso permite verificar quais foram os gargalos e processos menos eficientes e planejá-los melhor para o próximo ano agrícola. O produtor também pode verificar as condições e o potencial produtivo de diferentes talhões, e escolher que culturas utilizar.
O Aegro é um software para gestão de fazendas que permite criar bancos de dados de safras anteriores e auxiliar você nas tomadas de decisões futuras.
Com esse histórico de safras, é possível analisar erros e acertos, identificar oportunidades para reduzir custos, melhorar o uso dos insumos na lavoura — enfim, adotar técnicas variadas em prol do processo produtivo.
(Fonte: Aegro)
Principais áreas de planejamento
Podemos listar algumas áreas básicas que são necessárias ao bom planejamento e dão embasamento ao produtor. São elas:
Cronograma e definições técnicas
A escolha das culturas, dos sistemas de plantio e dos manejos usados na propriedade são um passo importante para o bom planejamento agrícola.
A partir disso, definimos os insumos necessários, como sementes, fertilizantes e agroquímicos.
Além disso, define-se o número de entradas de cada maquinário na lavoura e o tempo que cada máquina precisará ser utilizada.
Orçamento
Com base no balanço financeiro da propriedade, nas definições técnicas da próxima safra e no retorno previsto, o produtor define seu orçamento.
Neste ponto, o produtor define em que momento vai gastar com insumos e maquinários e também a flexibilidade do uso de recursos.
Preparo para execução
Planejar o uso de maquinários e insumos permite um bom controle de estoque — tanto de produtos destinados à lavoura como ao maquinário. Isso também permite definir a melhor época para manutenção de máquinas e a necessidade de mão de obra ao longo da safra.
Esse tripé de cronograma, orçamento e preparo para execução, se bem feito, facilita bastante a vida do produtor e pode trazer grandes retornos.
Tecnologias e os benefícios das ferramentas de planejamento
Atualmente, a maioria dos produtores usam ferramentas tecnológicas para a gestão de dados e atividades da fazenda. Assim, todo o controle e planejamento é feito de maneira digital e, muitas vezes, automática.
As principais vantagens do uso de ferramentas de planejamento digitais são:
- Aumento da eficiência de processos;
- Redução de perdas de combustível, mão de obra, insumos etc.;
- Uso racional de energia, água e insumos;
- Maior retorno do investimento;
- Maior robustez do negócio e menor dependência de fatores externos;
- Maior controle de custos;
- Diminuição da possibilidade de erros de execução;
- Maior capacidade de tomada de decisões em tempo real;
- Aumento da sustentabilidade — seja social, econômica ou ambiental;
- Benefícios ao meio-ambiente.
Simplificando o planejamento com o Aegro
Com o Aegro, você mantém o histórico de todas as safras e tem acesso a relatórios para acompanhar a evolução da sua safra.
O registro e análise de dados durante o planejamento é fundamental para você agir de forma assertiva e tomar as melhores decisões antes, durante e depois da safra.
Para planejar e acompanhar as atividades da lavoura, você pode orçar o custo estimado, planejar atividades, receber lembretes de manutenção de máquinas e monitorar as atividades por área.
Assim, você tem uma atualização da evolução de seu planejamento e consegue identificar rapidamente os ajustes necessários.
Só com o Aegro você tem o controle da sua safra do planejamento à venda, programando seus custos durante todo o processo, monitorando e acompanhando a evolução da safra e utilizando os dados de toda a produção para identificar o melhor valor de venda.
(Fonte: Aegro)
Conclusão
A necessidade de profissionalizar e aumentar a eficiência dos processos agrícolas é urgente. Estratégias e ferramentas para o planejamento de safra pode ser um diferencial entre o sucesso e o fracasso da sua atividade.
Devido ao alto fluxo de informações, à necessidade de monitoramento em tempo real, às incertezas e à complexidade de uma fazenda, as ferramentas de gestão são essenciais para um bom gerenciamento do seu negócio rural.
Softwares, planilhas, formulários e banco de dados digitais, preferencialmente automáticos, são ferramentas que auxiliam o produtor no planejamento, execução e análise das diferentes etapas do processo produtivo.
>> Leia mais:
“Aegro lança emissão de nota fiscal com CNPJ”
“Software administração rural gratuito: 3 ferramentas que vão te ajudar”
“Importação de histórico, filtros múltiplos e mais: conheça as novidades do Aegro em 2023”
“Conheça as integrações de máquinas com o Aegro
Assine nossa newsletter para receber mais artigos em sua caixa de e-mail!