Gesso agrícola: o que é, benefícios para o solo e como usar para elevar sua produção

Gesso agrícola: o que é, qual é a sua função, diferenças entre calcário e gesso, quando aplicar e benefícios da gessagem.

A gessagem é uma prática agrícola que consiste na aplicação de gesso com o intuito de melhorar o ambiente para o desenvolvimento das raízes no perfil do solo.

O gesso tem ação condicionante e fertilizante pois também fornece alguns nutrientes para as plantas.

Muitas vezes a gessagem é confundida com a calagem, mas essas duas estratégias de manejo têm objetivos diferentes. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir. Boa leitura!

O que é gesso agrícola? Qual é a sua função

O gesso agrícola (sulfato de cálcio) é um condicionante de solo e corretivo de sodicidade. Isso quer dizer que ele melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e reduz a saturação de sódio.

O termo gesso agrícola se refere tanto ao fosfogesso quanto ao gesso natural.

O fosfogesso é um subproduto obtido durante a produção de fertilizantes fosfatados, como o superfosfato simples. Já o gesso natural é produzido a partir do processamento da gipsita, um mineral abundante na natureza.

Independente da origem, a aplicação de gesso no solo tem a função de melhorar o ambiente em profundidade para o desenvolvimento das raízes. Ou seja, a gessagem beneficia o aprofundamento das raízes, o que favorece a absorção de água e nutrientes.

Além disso, o gesso agrícola fornece cálcio e enxofre para as plantas. Esse insumo tem em média 18% de cálcio e 15% de enxofre.

O gesso agrícola é um produto relativamente barato. Porém, o maior problema na compra desse insumo está na distância dos centros distribuidores, o que eleva o valor do frete. Em muitos casos, o frete é mais caro do que o gesso.

Diferença entre calcário e gesso agrícola

As técnicas de calagem e gessagem são fundamentais para a obtenção de altas produtividades, principalmente em áreas de cerrado. Essas práticas são complementares e uma não substitui a outra. 

O calcário é um insumo utilizado para corrigir a acidez do solo e neutralizar os efeitos tóxicos do alumínio e do manganês. Além disso, o calcário fornece cálcio e magnésio para as plantas.

No entanto, a calagem não corrige a acidez e a deficiência de cálcio em maiores profundidades. O gesso agrícola já atua nas camadas mais profundas do solo.

O gesso agrícola é considerado um condicionante do solo. Ele melhora as condições físico-químicas em subsuperfície e favorece a atividade microbiana, o que contribui para o desenvolvimento de raízes mais profundas. 

É importante dizer que a gessagem não altera o pH do solo — ou seja, essa prática não neutraliza a acidez. Ao contrário do calcário, o gesso não reage com o alumínio. Porém, ele tem a capacidade de carrear, o que significa levar o alumínio para maiores profundidades. 

O gesso agrícola também é fonte de cálcio e enxofre para as culturas.

Confira no quadro abaixo as diferenças entre a calagem e a gessagem.

comparativo entre calagem e gessagem

Quando fazer gessagem?

A gessagem é uma prática realizada após a calagem e em área total. Não há a necessidade de incorporação do gesso. 

Antes da aplicação desse insumo é preciso avaliar se a área apresenta deficiência de cálcio e alumínio em excesso nas camadas mais profundas do solo.

Nesse caso, para as culturas anuais, o recomendado é fazer a amostragem de solo nas profundidades de 20 a 40 centímetros e de 40 a 60 centímetros.

Somente a partir da análise físico-química do solo é possível determinar a necessidade de gessagem.

Benefícios da aplicação de gesso no solo

A acidez do solo e a deficiência de nutrientes, não apenas nas camadas superficiais mas também nas camadas mais profundas, é um fator limitante para a produção agrícola. 

Nesse sentido, a gessagem é uma prática de grande importância e que viabiliza o cultivo em diferentes solos. Os principais benefícios do uso do gesso na agricultura são:

  • redução da atividade do alumínio nas camadas mais profundas;
  • redução da salinidade;
  • melhora a estrutura do solo;
  • fornece cálcio e enxofre para as culturas;
  • favorece o crescimento radicular;
  • aumenta a absorção de água e nutrientes pelas plantas;
  • aumenta a tolerância das plantas ao estresse hídrico;
  • eleva a produtividade.

Confira a seguir como as raízes exploram um maior volume de solo quando é feita a gessagem.

Veja como as raízes exploram um maior volume de solo quando é feita a gessagem.
Distribuição relativa de raízes de milho no perfil de um latossolo argiloso, sem aplicação e com aplicação de gesso
(Fonte: Embrapa)

Como calcular a necessidade de gessagem?

1. Você pode utilizar essas duas fórmulas:

NG (kg/ha) = 0,30 x Necessidade de calcário (NC) recomendada para o solo

Nessa fórmula, utilize a NC recomendada para a camada de 20 cm a 40 cm.

QG = NG x (SC/100) x (PF/20), onde:

QG = quantidade de gesso em t ha-1;

NG = necessidade de gessagem em t ha-1, obtido com a fórmula anterior;

SC = superfície coberta pelo gesso em %. Se for área total, utilize SC = 100% e para aplicação em faixas como no café, SC = 75%;

PF = espessura da camada onde o gesso deverá agir, em cm. Para camada de 20 a 40, PF = 20 cm. Para camada de 30 a 60 cm, PF=30 cm.

2. Culturas anuais e perenes

Culturas anuais:

NG = 50 x %teor de argila
ou
NG = 5 x teor de argila (g kg-1)

Culturas perenes:

NG = 75 x %teor de argila
ou
NG = 7,5 x teor de argila (g kg-1)

3. Recomendação de acordo com a textura do solo

Na tabela abaixo você pode conferir a recomendação de gessagem em função da textura do solo e do tipo de cultura, se anual ou perene.

dose de gesso agrícola

Recomendação de gesso agrícola em função da classificação textural do solo
(Fonte: Vitti e Priori, 2009)

4. Capacidade de troca catiônica e saturação por bases:

Abaixo está a recomendação de aplicação de gesso de acordo com a capacidade de troca catiônica do solo e a saturação por bases.

Quantidade aproximada de gesso a ser aplicada de acordo com a capacidade de troca catiônica (T) e saturação por bases (V) do subsolo
(Fonte: Vitti e Priori, 2009)

Por fim, é importante ressaltar que a aplicação de gesso em excesso prejudica o equilíbrio nutricional do solo, principalmente no que diz respeito ao magnésio.

Em grandes quantidades, o gesso favorece a movimentação do magnésio para as camadas mais profundas, o que provoca um desequilíbrio no solo. Por isso é tão importante que a recomendação de gessagem seja orientada pela análise do solo.

planilha de planejamento para milho e soja

Conclusão

O gesso agrícola é um condicionante do solo e corretivo da sodicidade, além de ter efeito fertilizante, por fornecer cálcio e enxofre para as plantas. 

A gessagem e a calagem são práticas com objetivos diferentes e uma não substitui a outra.

Os principais benefícios da aplicação de gesso no solo são maior volume de solo explorado pelas raízes, fornecimento de cálcio e enxofre para as plantas, redução da atividade do alumínio em subsuperfície, maior absorção de água e nutrientes, aumento da produtividade.

A recomendação de gessagem deve ser sempre pautada pelos resultados da análise de solo.

>> Leia mais:

Esteja preparado e não se engane na pré-safra: Saiba quais corretivos utilizar

Como fazer calagem e gessagem nas culturas de soja, milho e pastagem

“Como fazer o cálculo de gessagem: métodos recomendados e as novas pesquisas”

Gostou das dicas sobre gesso agrícola? Assine nossa newsletter para receber esses artigos em seu e-mail.

redatora Tatiza Barcellos

Atualizado em 10 de agosto por Tatiza Barcelos

Sou engenheira-agrônoma e mestra em agronomia, com ênfase em produção vegetal, pela Universidade Federal de Goiás.

15 thoughts on “Gesso agrícola: o que é, benefícios para o solo e como usar para elevar sua produção

  1. A figura que mostra como o sistema radicular explora um maior volume de solo quando é feita a gessagem e quando não é feita. Estar representado de forma contraria os efeitos.

    • Para mim, foi muito útil essa explicação.
      Pois é muito importante trabalhar na terra com conhecimento, do que se trata.
      Evitando perda irreparáveis, e danificairreparáveis!

  2. Na análise pediu 80t de calórico e 30 de Dolomitico,você recomenda colocar a dose cheia e deixar para colocar o gesso no próximo ano ou colocar 30 t de gesso e 45t calórico e deixar para colocar o restante que falta do calcitico e o Dolomitico que não foi colocado agora,nos já tínhamos coloca ano passado Dolomitico,qual a melhor resultado

  3. Eu nunca usei gesso e vai ser a primeira vez por isso estou perguntando qual a função a minha terra e muito arenoso estou aprendendo na agricultura e não entendo muito de química mas já tive uma boa noção muito obrigado.

  4. Willas Mendonça dos Santos em seu comentário 28 de julho de 2019 sobre a figura representando o desenvolvimento da planta com a aplicação do gesso e sem essa aplicação de forma invertida.
    Vocês não corrigiram esse erro, aparentemente grosseiro, ou essa seria a demonstração correta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *