Trator agrícola: Veja os principais nas categorias de pequeno, médio e grande porte e mais dicas de como escolher o melhor para sua propriedade.

Da mesma maneira que existe um carro ideal para cada pessoa, existe um trator ideal para cada fazenda.

Utilizar um trator mal dimensionado pode encarecer a operação na propriedade.

Tratores pequenos e compactos são ideais para o dia a dia no campo, porém não servem para operações que demandam maiores fontes de potência.

Enquanto que tratores grandes e robustos gastam muito combustível para utilização em atividades cotidianas e podem apresentar custos fixos elevados.

Para te ajudar nessa escolha, reunimos os melhores tratores agrícolas de cada categoria (pequeno, médio e grande porte), além de outras dicas. Confira!

Tratores Pequenos (até 100 cv)

São conhecidos por serem utilizados em todos os tipos de propriedades por conta da sua versatilidade.

Os tratores pequenos são equipamentos mais estreitos para atividades como cultivo de frutas, granjas e café.

Além disso, podem ser acopladas lâminas dianteiras, pulverizadores no engate de três pontas ou até mesmo equipamentos de arrasto.

Tratores dessa categoria possuem em média cerca de 55 a 100 cv e, por serem compactos, são muito versáteis e bastante eficientes, seja em peças de reposição como no consumo de combustível.

Nessa categoria, os tratores que merecem meu destaque são:

Trator Agrícola: Massey Ferguson 4707 (75 cv)

Esse trator vem se destacando no mercado pela possibilidade de sair configurado cabinado ou não, dependendo da necessidade dos clientes. 

Com motor aspirado AGCO Power de 3 cilindros e turbo intercooler, o equipamento merece destaque pela sua capacidade de entrega de potência e grande eficiência no consumo de combustível.

O sistema hidráulico também proporciona fluxo máximo de 65l/min a uma pressão de 200 bar, ideal para atividades cotidianas da fazenda como: silagem, grãos e horticultura. 

E, ainda oferece capacidade de opcional de telemetria para melhor gestão do equipamento.

trator agrícola

(Fonte: Vale Rural)

John Deere 5078E (78 cv)

Um trator muito versátil e que pode ser tanto cabinado quanto plataformado é o John Deere 5078E.

Sendo ideal para realização de grande parte das operações diárias das propriedades de médio porte.

Possui um motor aspirado de 4.5L que fornece potência e eficiência em consumo de combustível, unindo desempenho e qualidade durante todo o trabalho.

Para os produtores que adquirirem este equipamento em uma das concessionárias da rede, o fabricante fornece garantia de 3 anos ou 2000h de uso, desde que sejam seguidas as manutenções com peças e serviços via concessionário.

Também conta com equipamentos passíveis de acoplar lâminas ou carregadoras frontais, roçadeiras ou outros acessórios disponíveis e compatíveis presentes no mercado de máquinas e implementos agrícolas.

John Deere 5078E (78 cv)

(Fonte: John Deere)

Valtra A94 (99 cv)

Vencedor do prêmio “Trator do Ano”, na Agrishow 2019, em sua categoria de até 100 cv. 

Esse trator também é equipado com um motor aspirado AGCO Power de 3 cilindros e turbo intercooler que se destaca pela eficiência e entrega de qualidade.

Assim, o Valtra A94 possui controle remoto no acionamento do sistema hidráulico, capacidade de acionar duas válvulas a um fluxo máximo de 57l/min com uma pressão de 200 bar.

A caixa de transmissões 12×12 com reversão mecânica ou eletro-hidráulica garantem a eficiência e o alto rendimento.

Também oferece capacidade de opcional de telemetria para melhor gestão do equipamento.

Valtra A94 (99 cv)

(Fonte: Valtra)

Tratores médios (100 cv a 200 cv)

Os tratores de médio porte podem variar em 100 a 200 cv dependendo da marca e modelo.

São tratores com maior potência, melhor capacidade nos sistemas hidráulicos e na maioria dos casos, transmissões com maior durabilidade.

As vazões hidráulicas geralmente ficam em torno de 65 a 120l/min, sendo muito importante de serem observadas no momento da escolha do conjunto de trator implemento que será utilizado na propriedade.

Além disso, a maioria desses tratores também possuem itens de série ou opcionais tecnológicos, que asseguram melhorias nas operações realizadas em campo.

Trator Agrícola: John Deere 6115J (115 cv)

O trator John Deere 6115J possui versatilidade para uso em culturas de grãos, pecuária e cana-de-açúcar

Por ser um maquinário agrícola de porte médio ele propicia força e consumo de combustível e, dessa maneira, o resultado é o baixo custo operacional.

Pode ser equipado com um pacote de luzes para o trabalho noturno, no qual são instaladas duas luzes de serviço na frente da cabine e duas voltadas para trás sobre os para-lamas.

Além disso, são equipamentos passíveis de receber soluções de gerenciamento agrícola como: piloto automático, telemetria e afins.

John Deere 6115J (115 cv)

(Fonte: John Deere)

Case IH Puma 185 (182 cv)

O trator Case IH Puma 185 faz parte da categoria de linha de média potência. 

É um trator que pode ser utilizado em operações mais pesadas como um preparo de solo e até mesmo na semeadura das culturas.

Com cabine ergonômica e amplo campo de visão, esse trator é bem versátil nas diversas operações agrícolas.

Sua transmissão semi-powershift seleciona a melhor marcha para a rotação escolhida e carga tracionada, proporcionando economia de combustível e de trabalho nas marchas adequadas.

Outra vantagem desse equipamento é a possibilidade de financiamento via Finame, como alguns de outras marcas.

Case IH Puma 185 (182 cv)

(Fonte: Case)

John Deere 7200J (200 cv)

Esse trator da John Deere possui suspensão no eixo dianteiro, que segundo o fabricante, aumenta o rendimento da produtividade em 8%.

Devido à sua motorização, esse trator é ideal para operações mais pesadas que demandam maior força de tração.

Apesar de ter motores potentes, o sistema de injeção de combustível eletrônico de alta pressão, Common Rail, garante a melhor eficiência operacional e assegura bons consumos de combustível.

Assim, os tratores dessa linha já saem de fábrica com sistema JDLink e piloto automático, para aumentar as eficiências produtivas e melhorar as eficiências operacionais.

Essa linha de tratores também possui um sistema conhecido como IMS (Sistema de Gerenciamento do Implemento), que permite gerenciar até 5 comandos:

  • Avanço das marchas;
  • Bloqueio do diferencial;
  • Tração dianteira;
  • Levante hidráulico;
  • TDP (Tomada de Potência).

Além disso, a série também possui opções canavieiras que contam com ajustes de bitolas de até 3 m, evitando o amassamento da soqueira de cana.

trator agrícola John Deere 7200J (200 cv)

(Fonte: John Deere)

Tratores Grandes (acima de 200 cv)

Os tratores de grande porte devem ser comprados com bastante cuidado, porque possuem grande fonte de potência e a sua ociosidade pode encarecer os custos da fazenda.

São tratores que variam em média de 200 a 400 cv, possuem grande robustez e capacidade para operar em longas e exigentes jornadas de trabalho.

Grande parte destas máquinas agrícolas já vêm equipadas de série com diversas ferramentas para agricultura de precisão, telemetria e conectividade.

Também contam com maiores vazões hidráulicas (cerca de 120 a 180l/min), porém consomem mais combustível devido à sua maior fonte de potência.

Trator Agrícola: John Deere 8400R (400 cv)

Um dos tratores mais potentes produzidos no Brasil e certamente um equipamento perfeito para trabalho em grandes extensões rurais, que necessitam de ótimos rendimentos operacionais.

Possui pneus duplos na traseira para garantir menor compactação do solo, maior tração e flutuação.

Esse modelo de trator é equipado com uma transmissão E23 Powershift com gerador de eficiência, que segundo a John Deere, assegura 16% mais economia, além de ajustá-lo sempre para o ponto de maior eficiência e menor consumo de combustível.

Também pode ser equipado com um pacote de luzes de LED que garantem cobertura 360° e melhoria no trabalho noturno, sendo 40% maior alcance e 45% menor consumo de energia.

O 8400R é um trator agrícola extremamente tecnológico, recebendo também o prêmio de trator do ano em sua categoria (acima de 200 cv) na Agrishow de 2019.

Se equipado com pacotes de agricultura de precisão como sistemas de direcionamento automático, realiza até as manobras de cabeceira de maneira automatizada.

Trator Agrícola: John Deere 8400R (400 cv)

(Fonte: John Deere)

New Holland T9.700 Smarttrax (682 cv)

A New Holland lançou um trator de esteira para grandes áreas com grande potência de tração.

É um novo conceito de rodado que garante menor compactação e força de tração, mesmo em condições desuniformes de terreno.

Portanto, para grandes grupos que necessitam de ótimos rendimentos operacionais de centenas de hectares por dia, esses tratores maiores são excelentes opções.

Além de durabilidade e robustez, todos os rolamentos são blindados e lubrificados, o que acaba com a necessidade de lubrificação diária.

Como o chassi é único dos rodados, não há necessidade de mecanismos complexos de alinhamento das correias.

No quesito tecnológico, os equipamentos desse trator agrícola são os melhores do mercado, sendo desde sistemas de direcionamento automático, monitores inteligentes, sistemas de telemetria, controle de navegação e até ISOBUS para compatibilidade com implementos agrícolas diversos.

New Holland T9.700 Smarttrax (682 cv)

(Fonte: New Holland)

Trator Agrícola: Tipos existentes no mercado e como escolher o melhor equipamento

Assim como a compra de um carro, no ramo agrícola existe uma infinidade de tratores e marcas disponíveis no mercado, adequados para cada operação. 

Além das tradicionais marcas que estão há anos no mercado brasileiro: John Deere, New Holland, Massey Ferguson, Valtra, Case, Agrale e Yanmar, outras estão surgindo e caindo no gosto de alguns produtores.

Marcas como a italiana Landini, a sul coreana LS e a indiana Mahindra estão inserindo seus produtos no mercado, visto a alta demanda por equipamentos no Brasil.

Mas no momento da compra do trator ideal para a fazenda, mais do que a marca, o pós-venda é um fator crucial!

Escolher uma revenda já conhecida na região ou que presta assistência, reparos e manutenção de forma ágil, pode ser um diferencial na tomada de decisão.

Aquisições de equipamentos mais tecnológicos e com ferramentas de agricultura de precisão podem auxiliar na condução das lavouras.

Entretanto, vale ficar atento para saber utilizar e calibrar cada equipamento, para que os dados coletados sejam reais aos que vemos no campo, caso contrário, o investimento será em vão.

custo operacional de máquinas

Tecnologias de Agricultura de Precisão em trator agrícola

Conforme apresentado em alguns dos modelos, os tratores podem ser preparados para receber kits de ferramentas para agricultura de precisão.

No momento da compra, o ideal é que você saiba se pretende utilizar tais ferramentas e se o trator que você está pensando em adquirir pode receber esses sistemas.

Atualmente, as tecnologias mais comuns no mercado de tratores são sistemas de direcionamento automático, mais conhecidos como piloto automático, e sistemas de telemetria.

Se sua intenção é trabalhar com essas ferramentas, a busca por um revendedor especializado com essas tecnologias será vital para o sucesso das suas lavouras e operações agrícolas.

Conclusão

No mercado existe uma infinidade de marcas e modelos de tratores agrícolas.

Por isso, não adianta ter o trator agrícola mais caro e tecnológico do mercado se em nossa região não conseguirmos comprar as peças de reposição para o equipamento. 

No momento da compra é ideal que se tenha o tipo de trabalho que o trator realizará, a capacidade de atendimento do concessionário local, bem como a reposição das peças.

Após estas dicas, espero que tenha ficado mais fácil identificar pontos positivos que ajudarão na escolha de seu trator agrícola ideal.

>> Leia mais:

Depreciação de máquinas: Todos os cálculos de forma prática
O que é seguro de máquina agrícola, vantagens e desvantagens
Como escolher a colheitadeira ideal para sua lavoura

Você possui outros tratores diferentes desses citados, que considera ótimos em sua propriedade? Restou alguma dúvida sobre algum trator agrícola? Adoraria ver seu comentário abaixo!