Solo humífero: saiba o que é, quais suas principais características, como é formado e muito mais!
O solo é um dos principais fatores da produção agrícola. Suas características normalmente definem o tipo de atividade que pode ser executada na fazenda.
Além disso, os tipos de solo e a declividade do terreno podem definir também o valor da propriedade.
Diferentes tipos de solo requerem diferentes tipos de manejo e por vezes não toleram alguns tipos de atividade agrícola. Os solos humíferos, por exemplo, têm características bastante diferenciadas dos demais solos.
Nesse artigo, entenda as características desse tipo de solo, saiba como é formado e veja se vale a pena produzir nele. Boa leitura!
Índice do Conteúdo
O que é solo humífero?
O solo humífero é conhecido por diversos nomes: solo humoso, solo húmico e, pelas suas características, é popularmente chamado de terra preta.
A definição e nomenclatura como solo humífero é bastante controversa, uma vez que essa definição pode ter diversos sentidos. O mais comum é “solo que apresenta húmus”.
A composição do solo humífero é baseada no húmus, um material formado a partir da decomposição da matéria orgânica por microrganismos e minhocas.
No ensino primário e até no ensino médio, é comum ver uma classificação de solos como: arenosos, argilosos, calcários e humíferos. Porém, essa classificação não tem qualquer embasamento, uma vez que são classificados de acordo com bases diferentes.
Por exemplo, solos arenosos e argilosos estão relacionados à textura; solos calcários são provenientes de rochas calcárias ou tem acumulação de calcário. Os solos humíferos, por sua vez, são baseados em alto teor de matéria orgânica.
Características do solo humífero
Os solos humíferos possuem características bem particulares. Além de coloração escura ou preta, esse tipo de solo apresenta:
- Alta quantidade de matéria orgânica;
- Grande porcentagem de húmus;
- Baixa densidade;
- Alta aeração;
- Boa permeabilidade, com capacidade de reter água sem encharcamento.
Na atual classificação da Embrapa, os solos que apresentam algumas características similares ao dos solos humíferos seriam os classificados como organosolos.

(Fonte: Mundo Ecologia)
Onde encontrar solo humoso?
Para a formação de um solo humífero, são necessárias características bastante específicas. Sendo assim, é possível encontrar solo humífero em áreas que possuem:
- Alta umidade do ar e do solo: a umidade permite a manutenção de umidade no solo e a baixa perda de água para o ar;
- Baixa temperatura: essa característica diminui a evapotranspiração e mantém os microrganismos do solo vivos;
- Baixa declividade: propicia uma condição de repouso para o solo, permitindo tempo para que os microrganismos possam agir na decomposição da matéria orgânica;
- Sombreamento: a presença de árvores, além de propiciar material vegetal que será decomposto, causa sombreamento. Isso contribui para manutenção de temperaturas mais baixas e baixa evaporação;
- Cobertura vegetal: o uso de técnicas como o plantio direto pode facilitar a formação de uma camada de húmico na parte superior do solo, devido à baixa evaporação e baixas temperaturas.
No Brasil, há divergência sobre a presença ou não desse tipo de solo. De acordo com a Embrapa, há condições que propiciam a formação desses solos em áreas planas de altas altitudes ou em áreas de várzea em locais mais frios.
Como formar esse tipo de solo?
O processo de formação do solo é algo natural e que se desenvolve ao longo de milhares de anos. A formação de um perfil de solo com características de solo humífero só acontece de maneira natural e com tempo.
Para se ter uma ideia, estima-se que, em média, o processo natural leve 400 anos para formar 1 cm de solo. Porém, em ambientes naturais, pode-se fazer usos de técnicas que potencializam o acúmulo de matéria orgânica.
A matéria orgânica, como precursora de substâncias húmicas, pode formar uma camada humífera na parte superior do solo. Para isso, é necessário:
- Sombreamento do solo por espécies arbóreas em sistemas de manejo integrado de espécies florestais e lavoura;
- Uso de cobertura vegetal no solo como em sistemas de plantio direto;
- Uso de irrigação na área para manutenção de umidade;
- Evitar exposição do solo à radiação solar direta e altas temperaturas;
- Evitar áreas muito declivosas;
- Manter a fertilidade do solo em condições ótimas;
- Evitar produtos que causam morte de microrganismos do solo;
Porém, é comum o uso de produtos usados para melhorar as condições físico/químicas do solo. Esses produtos são normalmente conhecidos como compostagem, esterco, terra vegetal, substrato orgânico, dentre outros.
Esse tipo de produto pode ser conseguido através do processo de compostagem ou em um minhocário. Ele pode ser utilizado como fonte de nutrientes, principalmente para produtores orgânicos.
Vantagens e desvantagens desse tipo de solo
Como qualquer outro tipo de solo, o solo humoso possui vantagens e desvantagens. Suas principais vantagens são:
- Alta capacidade de permeabilidade e escoamento de água;
- Baixa resistência física ao crescimento de raiz;
- Alto teor de matéria orgânica e substâncias húmicas;
- Níveis elevados de microbiota de solo.
As principais desvantagens, principalmente em condições de campo, são:
- Alto potencial de compactação do solo;
- Fácil perda por erosão em condições naturais;
- Potencial de lixiviação de nutrientes pelo movimento de água no solo.
Além disso, também existem alguns mitos sobre os solos húmicos, como o fato de ter alta fertilidade natural.
A decomposição e a presença de húmus não garantem que haja balanço correto e disponibilidade alta de todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento de uma planta. Bons exemplos desses nutrientes são os macro e micronutrientes.
Conclusão
Existe muita informação desencontrada sobre o solo humífero. Neste artigo, fizemos uma revisão sobre esse tipo de solo e desvendamos muitas das incertezas sobre ele.
É fato que a presença e decomposição de matéria orgânica em substâncias húmicas aumenta grandemente a aeração do solo. Isso diminui sua densidade, facilitando a entrada de água e liberando nutrientes para as plantas.
Assim como existem práticas que auxiliam na formação de camada humífera em condições naturais, existem técnicas para formação de substratos humíferos para uso em agricultura de menor escala.
Você tem solos humíferos na sua propriedade? Costuma produzir alguma cultura nesses espaços? Adoraria ler seu comentário!