Como controlar os custos com um software de gestão agrícola

Você quer saber o que acontece em cada uma das áreas da lavoura, verificar o andamento das operações, conhecer a atividade de cada colaborador e poder acompanhar os seus status?  Então, está mais do que na hora de você passar a usar um software de gestão agrícola.  

Afinal, ter uma visão ampla de todos os processos que envolvem a gestão do negócio é uma vantagem enorme para qualquer produtor, certo?

Confira nosso vídeo: Controle de custos é coisa séria!

É fato que usar a tecnologia certa permite realizar uma melhor gestão do negócio como um todo. E uma das partes mais importantes desse processo é o gerenciamento das atividades relacionadas ao orçamento da propriedade. Por isso, monitorar os investimentos antes, durante e depois da safra, sem complicação, é um dos maiores desejos dos produtores e gestores rurais.

E um bom programa de administração de fazendas pode proporcionar isso e ainda mais, ajudando você a ter o controle total dos seus custos: projetar gastos, prever os valores dos produtos, antecipar mudanças de preço, conhecer o destino dos investimentos e realizar o melhor planejamento.

 

Software de gestão agrícola facilita seu planejamento e controle

É preciso, primeiramente, ter conhecimento profundo sobre o seu negócio e saber onde se quer chegar. Depois, com o auxílio de uma boa solução de gestão rural, se inicia o planejamento para uma produção rentável e de sucesso.

Nosso software, o Aegro, gera orçamentos automáticos a partir das atividades planejadas. Assim, você pode ter uma noção geral dos custos que serão envolvidos na próxima safra.

O software registra de forma automática todos os dados relativos a sementes, fertilizantes e defensivos utilizados no planejamento e na realização das atividades da safra. E para facilitar o controle de custos, mostra por meio de gráficos a diferença entre as quantidades planejadas e as realizadas e, com base nessas informações, em uma outra tela do sistema, aparecem os custos orçados e os custos realizados.

 

Com o planejamento já em ação e a safra em andamento, o software permite que os gastos reais com a lavoura sejam registrados e, assim, você pode acompanhar ao longo de toda a safra a relação de custos.

Com o programa, é mais fácil para você visualizar desperdícios ou subutilização de insumos, eventualmente causados por erro nas operações, além de monitorar em tempo real o desempenho e a rentabilidade do negócio.

Você ou o gestor/gerente da sua fazenda podem, por exemplo, fazer o cálculo do orçamento do custo total de todas as áreas, incluindo não só custos variáveis diretos de insumos, como também custos fixos (os quais ainda podem ser rateados entre as diferentes áreas pertencentes à safra).

Analisar como o seu dinheiro está sendo investido e saber para onde está indo cada centavo é outra vantagem que o software de gestão agrícola oferece e que torna o processo de tomadas de decisões ainda mais ágil.

Ao ter todas as informações de custos da sua propriedade prontamente disponíveis para serem visualizadas é possível rapidamente fazer avaliações para melhorias.

Existem dúvidas e soluções que, com o Aegro, podem ser respondidas ou aplicadas com maior precisão, como:

  • determinar o uso ou não de uma aplicação de avião,
  • utilizar um sistema de plantio diferente,
  • substituir um produto por um concorrente de valor menor,
  • deixar determinado talhão descansar ou não, entre outras opções.

 

Resultado: custos sob controle e maior rentabilidade

Uma vez tendo uma definição de metas de produtividade e um custo planejado para a safra, o Aegro calcula não somente os possíveis gastos com aquela produção, mas consegue oferecer a você uma informação fundamental para o bom andamento do negócio: mostra o ponto de equilíbrio entre custos e lucros.

Ou seja, mensura quais são os limites dentro das necessidades da própria empresa e prevê até onde ela pode chegar e os ganhos financeiros que pode alcançar.

Com isso, diversas preocupações que rondam a rotina de qualquer gestor, como: “será que as despesas estão compatíveis com as minhas possibilidades financeiras?” ou “a minha produção tem chance de atingir os valores esperados?” podem ser eliminadas.

E a vantagem é que com o Aegro você tem todos os produtos utilizados no manejo da safra registrados, assim, nenhuma informação é perdida e todos os seus custos podem ser analisados.

A simplicidade na hora de fazer o registro de dados e das contas, a facilidade no filtro e na interação entre a conta e safra, também contam muito no momento de controlar os custos.

Porém, um dos pontos mais importantes do Aegro é o acesso a uma série de indicadores, disponíveis para a análise de agrônomos e produtores rurais interessados em elevar seus índices de produtividade para valores ainda mais altos.

Dessa forma, além de acompanhar o andamento do seu negócio e saber o destino do seu dinheiro, você pode gerar relatórios integrados ao orçamento, que trazem os valores da sua produção, dos seus ganhos e perdas.

É possível, então, avaliar o desempenho da empresa como um todo. Saber quais cultivares tiveram melhor desempenho safra a safra (ou área por área), e avaliar a rentabilidade do seu negócio, mostrando os lucros, as áreas que tiveram melhor performance, entre outras informações relevantes. Tudo isso devido a um bom controle de custos.

Deseja saber mais sobre as funcionalidades do Aegro que auxiliam você a realizar um melhor gerenciamento de custos?