Software de gestão rural: veja quais as funcionalidade que um bom aplicativo precisa ter para o controle eficaz da fazenda.  

O investimento em novidades, consultorias e assistências contábeis tem transformado negócios familiares de pequeno porte em grandes empresas rurais com alta lucratividade. 

Mas para o sucesso das fazendas, a unificação e organização de todas as informações são peças-chave!

Para isso, o uso de um software para gestão agrícola serve como uma ótima ferramenta que disponibiliza informações precisas ao produtor.

Você já se perguntou quais funcionalidades um software de gestão rural precisa ter para atender todas as necessidades da sua propriedade? Confira!

O que um bom software de gestão rural precisa ter

Para fazendas de médio e grande porte, a gestão da informação é essencial, principalmente para unir dados e permitir que pessoas de diversas áreas se comuniquem.

Pois quando todas as atividades da fazenda são geridas da maneira correta, o produtor tem maior confiança para planejar o futuro, diminuindo assim os riscos para realizar novos investimentos.

Na prática, por exemplo, quando a empresa rural precisa adquirir um implemento agrícola, necessita de altos investimentos e para isso é fundamental o planejamento!

Não apenas pensando na compra do equipamento, mas também nas manutenções e consertos no tempo certo.

Ainda, realizando uma boa gestão, o produtor consegue realizar um planejamento adequado para a compra de fitossanitários que são essenciais na proteção de cultivos. Controlando assim as entradas e saídas de produtos para não ser pego de surpresa no momento da aplicação.

Pensando em todas as informações importantes que o produtor precisa ter acesso para gerenciar sua propriedade rural de maneira descomplicada, fiz uma lista das principais funcionalidades para um bom aplicativo de gestão.

Gestão de patrimônio e máquinas agrícolas

A gestão do patrimônio é essencial para qualquer negócio, possibilitando que os investimentos feitos durem mais tempo e ajudem a alcançar altas produtividades. 

Dentre os patrimônios da fazenda, os maquinários costumam ocupar uma grande fatia dos investimentos, demandando muitos cuidados. 

Por isso o produtor deve estar sempre atento às manutenções, consertos e planejamento de renovações de frota. 

Muitas vezes a aquisição destas máquinas é por meio de financiamentos, por isso a contabilidade da fazenda deve estar sempre a par destes investimentos.

Além disso, o produtor deve ter um bom dimensionamento de frota para evitar super ou subutilização da frota. 

Para resolver isso, um bom software deve controlar as operações das máquinas mostrando de maneira detalhada seu desempenho.

software de gestão rural

(Fonte: Multitécnica)

Planejamento de safra

Um bom planejamento da safra é o segredo de altas produtividades!

Antes do início da safra, o produtor com auxílio de um engenheiro agrônomo, seja ele  consultor, técnico de cooperativa ou funcionário da fazenda, deve planejar todas as operações que serão realizadas para implantação e condução das culturas escolhidas.

Decidindo assim qual variedade utilizar, qual o espaçamento, preparo do solo (calagem, gessagem, adubação) e quais defensivos agrícolas serão necessários durante a safra.

Neste processo de planejamento, as informações de safras anteriores, bem como as especificações de cada talhão, são fundamentais para a tomada de decisão – sendo uma maneira de visualizar a viabilidade do manejo utilizado na safra anterior e quais ajustes podem ser realizados, otimizando processos e diminuindo custos. 

Além disso, as recomendações decididas no planejamento devem estar acessíveis para todos os funcionários que vão realizá-las, de maneira simples e didática.

Assim, o processo produtivo fluirá melhor. 

software de gestão rural

(Fonte: EPI USE)

Monitoramento de pragas

Um importante aliado da recomendação agronômica é o levantamento de pragas!

O software de gestão ideal deve gerar informações detalhadas de infestações de insetos, doenças e plantas daninhas presentes em cada talhão. 

Desta forma, o engenheiro agrônomo responsável pode melhorar o planejamento da safra ou modificá-lo conforme a necessidade. 

Muitas vezes todo o investimento para aumento de produtividade é perdido por problemas no manejo, por isso escolha um software que te ajude a manter sua lavoura em segurança

monitoramento de pragas

(Fonte: Sandra Brito-Embrapa)

Gestão financeira e comercial

Muitas vezes o produtor possui ótima capacidade técnica no manejo de sua lavoura, porém tem grandes dificuldades de organizar suas finanças e planejar a venda de seus grãos.

Por isso, ter um software que organize todos os seus custos e ajude no controle de pagamentos, de cobranças e gere fluxo de caixa é essencial para a sanidade financeira do seu negócio.

Essa função digital será fundamental para a comunicação com o seu setor financeiro ou assistente contábil, auxiliando fortemente na gestão do negócio rural. 

Desta forma o proprietário pode realizar inspeções sobre as finanças de seu empreendimento a qualquer momento!

O software deve ser baseado na nuvem

Com o avanço das redes de telecomunicações, o acesso à internet no campo é cada vez maior. 

Por isso, um bom software de gestão rural deve manter todas as informações disponíveis, utilizando nuvens de armazenamento

Assim mesmo que o tratorista esteja no meio da fazenda, ele terá diversas informações sobre a operações que vai realizar – otimizando o tempo e aumentado a eficiência do trabalho. 

E mesmo que este tratorista esteja offline, todas as informações deverão estar disponíveis no seu celular ou tablet e quando voltar a rede devem ser atualizadas.  

Além disso, opte por um software em que o produtor rural possa cadastrar novos colaboradores no sistema, dando acesso aos mesmos, indiferente de onde estejam, sendo uma forma de facilitar vários processos do sistema produtivo. 

Estando na nuvem, todas as operações e processos podem ser atualizados em tempo real, o que facilita o planejamento de atividades e controle de estoque. 

(Fonte: TCA)

Recomendação de software de gestão rural

Baseado em todas as funcionalidade que consideramos importantes para um bom software de gestão rural, recomendamos para você o Aegro. Esse aplicativo une as áreas operacional e financeira da fazenda na nuvem e pode ser acessado pelo computador ou celular, mesmo sem internet. 

Com ele, toda a sua equipe trabalha de forma mais integrada em uma plataforma de fácil usabilidade. Veja abaixo um resumo de suas funcionalidades de administração rural:

  • Gestão de patrimônio e de máquinas;
  • Operações agrícolas;
  • Gestão financeira e comercialização;
  • Monitoramento integrado de pragas – MIP;
  • Imagens de satélite e NDVI;
  • Integração com o Climatempo; 
  • Cotação de seguro rural; 
  • Anotador – ferramenta para preenchimento do Livro Caixa Digital do Produtor Rural;
  • Entre outras funções para o controle da fazenda. 

Comece a usar o aplicativo de gestão agrícola Aegro agora mesmo:

aegro

Conclusão

Vimos neste texto a influência da tecnologia para altas produtividades e a importância de um software de gestão rural para maior rentabilidade.

Elencamos também as principais funcionalidades para um controle completo da fazenda: gestão de máquinas e patrimônio, planejamento da safra, monitoramento de pragas, gestão financeira e comercial e a acessibilidade destas informações.

Você já utiliza software de gestão rural em sua propriedade? Quais funcionalidades considera essenciais? Adoraria ver seu comentário abaixo!