Como reduzir custos com um software de gestão agrícola

Qualquer empresário pensa em reduzir seus custos – sem abrir mão da qualidade e da produtividade. E você, que atua no agronegócio, já pensou em investir em métodos modernos e contar com recursos como um software de gestão agrícola? Saiba que apenas 4,7% dos produtores utilizam algum programa de gerenciamento financeiro no computador. Ou seja, poucos utilizam o auxílio precioso da tecnologia numa área tão importante. Você não quer ficar neste grupo, não é?

Com a automação de processos proporcionada por um software para gestão de fazendas, você ganha agilidade no registro e consulta às informações e otimiza as rotinas e tarefas da equipe. Além disso, a organização, o controle e a clareza na visualização dos dados, com acompanhamento diário e em tempo real, facilitam o seu planejamento e permitem tomar decisões mais seguras e certeiras, fatores fundamentais para reduzir custos.

 

Vantagens de contar com um software rural

Digamos que você percebeu, na última safra, que o resultado ficou abaixo do esperado e quer diminuir os custos de produção. Mas se você conta apenas com anotações manuais, registros em planilhas ou com a memória, terá informações desencontradas ou desatualizadas, insuficientes, que não vão ajudar a tomar a decisão mais acertada.

Por outro lado, se você contar com um software agrícola que integre gestão operacional, técnica e financeira e permita saber exatamente para onde está indo cada centavo aplicado, poderá visualizar facilmente todas as informações sobre a sua propriedade – insumos, estoques, o que está definido em cada talhão, sementes, aplicação de defensivos, etc. – e decidir onde é possível retirar investimento sem causar uma perda significativa nos ganhos.

Ter esses dados à mão, em tempo real, facilita a tomada de decisão: deixar determinado talhão descansar ou não, adquirir ou não mais uma colheitadeira, trocar determinado fertilizante por um outro produto de menor custo e outras escolhas se tornam mais eficazes pois estarão baseadas no conhecimento real e completo da situação da sua lavoura.

Isto é o que o um bom software para administração de fazendas oferece a você – além de outras funções que só colaboram para que seu trabalho dê resultados cada vez melhores. Assim, contar com um programa de gestão rural completo e eficiente, capaz de auxiliar do planejamento à colheita, é o caminho natural para qualquer produtor interessado em reduzir os custos sem perder qualidade e produtividade.

 

Aegro: software de gestão agrícola traz visão global da lavoura

O Aegro é um sistema simples de usar e altamente eficiente, focado no processo produtivo, que dá acesso rápido às safras que estão sendo trabalhadas no momento. Também permite que se consulte o histórico de outras safras sem precisar procurar e abrir outros arquivos ou programas. Ou seja, além de otimizar o trabalho e facilitar a tomada de decisão, o software ainda proporciona um aprendizado: você fica atento para não repetir o que já foi provado que não dá certo.

As funcionalidades principais são Equipe, Safras, Áreas, Patrimônio, Contas, Estoque, Produção e Venda, Indicadores e Relatórios. Tudo o que você precisa, certo?

 

Aqui temos o exemplo da tela Manejo por áreas, que apresenta todas as áreas que integram a safra atual e mostra as atividades planejadas, separadas por tipos: preparo do solo, semeadura, adubação e cobertura, aplicação de defensivos, irrigação e colheita.

Dessa maneira, oferece uma maneira de o produtor visualizar com rapidez o que está planejado, o que já foi realizado, o que está no período certo para ser concluído e se há atividades atrasadas – incluindo possíveis ações que ainda não têm seu planejamento bem definido.

 

Controle seus custos na palma da mão

O que estamos mostrando a você é que, com Aegro, você leva sua propriedades no bolso e pode ter acesso a todas as informações e dados que precisar, a qualquer momento e em qualquer lugar. E é o usuário principal (seja o proprietário da fazenda, seu gerente ou consultor) quem decide a que funções o restante da equipe terá acesso, quem poderá registrar ou alterar dados.Por exemplo, o pessoal que vai a campo não precisa ter acesso à área de Contas – isto é pra quem cuida da parte financeira.

A tela Central de controle da safra mostra diversas informações disponíveis para o produtor: a produtividade esperada, os cultivares que serão semeados, comparação dos custos orçados e dos já realizados, evolução atual do plantio e da colheita, além das observações registradas diretamente do campo utilizando o aplicativo, e uma agenda das próximas atividades.

 

A tela de manejo por atividade oferece uma visão global de todas as atividades da safra e permite filtrar as informações por período, estágio de desenvolvimento ou pelo próprio tipo de atividade (colheita, irrigação, aplicação de defensivos, por exemplo).

Já a tela de manejo por mapas utiliza imagens de satélite: é possível procurar qualquer produto ou atividade que tenha sido registrado ou planejado nas atividades da safra e enxergar com facilidade onde aquele produto foi ou será utilizado.

Além disso, cada área cadastrada no sistema tem uma tela individual que apresenta todas as informações que dizem respeito àquele lote, facilitando a verificação do manejo, a conferência de custos de produtos, os produtos que foram ou serão usados e qualquer outro registro feito para aquela área.

Com um software de gestão agrícola que suporta as operações diárias, você economiza tempo no planejamento das safras, otimiza a rentabilidade e gerencia estoques, tem registros precisos das atividades e um histórico de produção armazenado com segurança. E tudo isso pode ser acessado de qualquer lugar. Assim, fica mais fácil evitar os desperdícios, aumentar a produtividade e ter melhores resultados, organizando, gerenciando e reduzindo custos.

Deseja saber mais sobre as funcionalidades do Aegro que auxiliam você a realizar um melhor gerenciamento de custos?