Consultoria contábil: Como impulsionar o serviço prestado e as ferramentas que facilitam o trabalho com a empresa rural.

A contabilidade é fundamental para o sucesso da fazenda, e é por isso que as consultorias contábeis tendem a crescer nesse ramo.

A necessidade de desenvolvimento dos negócios rurais, juntamente com a competição cada vez mais acirrada do mercado, contribuem para que isso ocorra.

Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas de como a consultoria contábil pode ser realizada de forma descomplicada.

Mostramos também como consultores e produtores podem crescer trabalhando juntos! Confira!

5 dicas para ganhar mais espaço em sua consultoria contábil

1ª dica: Ofereça mais do que apenas serviços de preparação de impostos 

Que o Brasil é “campeão” de impostos, todo mundo sabe. Isso representa uma grande oportunidade de mercado para os contadores especializados em ajudar os produtores.

O desafio é fazer com que seus clientes escolham uma consultoria contábil em vez de um negócio tributário ou mesmo fazer por conta própria.

Por isso, ofereça mais do que apenas serviços de prestação de impostos. Auxilie na gestão financeira como um todo, desde o controle de estoque até o fluxo de caixa.

Com isso, a construção de uma relação de confiança fica mais fácil e até mesmo o trabalho tributário se torna menos confuso.

consultoria contábil

(Fonte: Freepik)

2ª: Rede para encontrar novos clientes

No coração de um negócio em crescimento, existem fortes relacionamentos. Antes de poder construir relacionamentos com novos clientes, você precisa fazer uma rede para encontrá-los. 

Quanto tempo você deve gastar em rede depende da rapidez com que deseja ver o crescimento. 

No passado, existiam sites de mídia social para conectar indivíduos. Hoje eles são usados ​​em parte para uma finalidade diferente: publicidade. 

Sites de mídia social como Facebook e Instagram apresentam oportunidades incríveis de marketing para micro e pequenas empresas de contabilidade que não têm um orçamento enorme para marketing. 

Os líderes dessas empresas de consultoria devem aproveitar as oportunidades de marketing gratuitas (ou quase gratuitas) oferecidas pela mídia social. 

Impressionantes 94% dos compradores de B2B (empresa para empresa) realizam pesquisas online antes de tomar uma decisão de compra. Segundo LaFollette, do CPA.com, essa tendência continuará.

“Os clientes vão cada vez mais comprar e selecionar profissionais com base exclusivamente na presença digital desse profissional, tornando sua ‘marca digital’ e ‘pegada digital’ cada vez mais importantes”, diz ele. 

“Se a sua empresa não está à altura ou à frente da indústria – 57% estão no LinkedIn, 50% estão no Facebook, 22% no Twitter e 15% no blog -, é hora de estabelecer uma presença. A chave é ser ativo, útil e genuíno”, reforça.

3ª: Estratégia

Tomada de decisão estratégica e execução com base em dados financeiros são fundamentais para qualquer empresa.

Os dados financeiros são essenciais para fins orçamentários e fiscais e são necessários para a tomada e execução estratégicas de decisões. 

Aquisições, investimentos e outras compras estratégicas devem ser feitas apenas com base em bons dados financeiros. E as consequências podem ser devastadoras para as empresas que não o fazem.

Além de mostrar ao produtor os recursos que ele pode investir para expandir sua empresa rural, os departamentos de contabilidade bem-sucedidos analisarão as finanças da empresa em busca de oportunidades para reduzir custos e liberar ainda mais recursos para oportunidades de crescimento. 

As decisões estratégicas devem sempre ser tomadas com muito cuidado, com base em informações financeiras históricas e atualizadas.

Ao combinar dados históricos e atuais, você pode criar fortes preditores de desempenho e tendências futuras.

consultoria-contabil

(Fonte: Scadi)

4ª dica: Realize o controle financeiro de seu cliente de novas formas

Com esse gerenciamento feito de maneira correta, produtor e consultor conseguem visualizar exatamente tudo que foi gasto ou investido. 

Mas o controle da parte financeira qualquer consultor pode oferecer. O controle financeiro de forma centralizada, fácil, simples do cliente entender, não é qualquer um.

Invista em planilhas dinâmicas ou softwares para construir essa diferenciação. Assim, é mais fácil visualizar onde está sendo empregada a maior parte dos recursos, reduzir gastos, planejar investimentos. 

Desta forma você também pode planejar e indicar qual o melhor caminho para cada empresa rural de maneira individualizada.

Disponibilizamos aqui uma planilha gratuita de fluxo de caixa que com certeza facilitará seu dia a dia.

fluxo de caixa

5ª: Ferramentas para auxiliar na consultoria contábil

Lauren Clemmer, diretora executiva da Association for Accounting Marketing, reforça que, assim como impactou todos os outros setores, a tecnologia é cada vez mais forte na contabilidade.

“A tecnologia não substituirá pessoas e relacionamentos. De fato, isso tornará o trabalho das pessoas mais importante porque elas precisam traduzir os dados que a tecnologia pode calcular, ajudando seus clientes a entender como esses números se aplicam aos seus negócios. A chave é identificar oportunidades e articular como a empresa pode ajudar o cliente a aproveitar essas oportunidades”, diz.

Ela recomenda que as empresas adotem a tecnologia certa para suas necessidades e, em particular, entendam a web e o papel das mídias sociais.

A era digital substituiu o papel por ferramentas digitais!

O Excel é considerado importante por qualquer consultor contábil. Além disso, o certificado digital também pode ser um ótimo aliado, pois é possível assinar contratos digitalmente, com validade legal em qualquer local!

Outra ferramenta interessante é o Farejador, que está conectado à Secretaria da Fazenda. Essa ferramenta permite saber quem emitiu a CTe ou uma NFe e pode armazenar arquivo em nuvem.

Já se você quer centralizar as informações das fazendas atendidas e possuir o histórico de informações para realizar um controle eficiente, o Aegro pode te ajudar.

Com o Aegro, consultor e produtor conseguem visualizar as informações da propriedade na palma da mão! Isso facilita a comunicação e a tomada de decisão.

consultoria contábil

Você pode começar uma gestão bem-sucedida na sua fazenda agora mesmo utilizando o Aegro

Consultoria contábil: Importância para a fazenda

A consultoria contábil é uma prestação de serviço que vai muito além do tradicional serviço contábil e financeiro. Ela é responsável pelo controle de folha de pagamento, demonstrativos de fluxo de caixa e apuração de impostos (carga tributária) também.

De modo geral, a consultoria funciona pela identificação e detalhamento da situação atual da empresa rural. E, em seguida, é realizada uma assessoria contábil.

A consultoria contábil traz benefícios tanto para produtor quanto para consultores.

O produtor rural tem a segurança de ter um profissional especializado auxiliando na tomada de decisões, com relatórios sobre o andamento da empresa rural e possíveis mudanças para atingir maior lucratividade.

Já o consultor pode expandir seus ganhos com o serviço de consultoria, oferecendo mais opções e alcançando maior público.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, 54% dos empresários entrevistados pagariam até 20% a mais para um contador que prestasse consultoria!

Portanto, não perca esta oportunidade no meio rural e conheça agora o programa de consultores Aegro aqui e veja como começar!

consultoria agro

Conclusão

A consultoria contábil vem crescendo consideravelmente em empresas rurais. Neste artigo, mostramos como ganhar espaço e otimizar essa prestação de serviços na fazenda.

Vimos também algumas dicas e ferramentas para auxiliar no planejamento tributário e melhoria da empresa rural.

Espero que com essas dicas passadas aqui você possa desenvolver ainda mais sua consultoria e fortalecer a parceria com os empresários rurais!

>> Leia mais:
A consultoria em agronegócio de MT que transforma fazendas – e como a sua também pode fazer isso
Consultora economiza R$ 70 mil em utilização de insumos

Como vai sua consultoria contábil? Restou alguma dúvida? Adoraria ver seu comentário abaixo!