Compra de insumos: confira os principais tipos de insumos agrícolas, o porquê de planejar sua compra, opções para negociação e muito mais!

Os insumos agrícolas são parte fundamental dos sistemas produtivos de qualquer cultivo, seja ele anual ou perene.

Por isso, a compra deles é um passo essencial para o sucesso da produtividade.

Mas afinal, o que são insumos agrícolas e por que a compra e correta gestão deles é tão importante para o produtor rural?

Confira no artigo a seguir essas e outras respostas!

O que são insumos agrícolas?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) define os insumos agrícolas como os fatores da produção em que o objetivo é nutrir e proteger os cultivos agrícolas.

Dessa forma, ao utilizarmos insumos agrícolas estamos garantindo boas produtividades e a qualidade do produto final.

De modo geral, existem três tipos de insumos agrícolas: os biológicos, os minerais (ou químicos) e os mecânicos.

Nos insumos biológicos, enquadram-se os materiais orgânicos de origem vegetal ou animal, como as sementes (e/ou mudas), compostos e esterco.

Já os minerais são considerados insumos oriundos de rochas ou de produção industrial, são eles os corretivos de solo (calcário), fertilizantes e agroquímicos.

Por último, mas não menos importante, os insumos mecânicos onde entram as máquinas e  implementos agrícolas e também outros equipamentos usados na produção agrícola.

Por que é preciso planejar a compra de insumos?

Os custos com insumos nas produções agrícolas podem ser um dos maiores vilões da lucratividade do produtor.

Isso porque dados da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) indicam que existem diferenças entre os custos de produção dos países do Mercosul.

E que no Brasil, o custo de produção de diversos grãos (por hectare) é maior do que na Argentina e Uruguai.

compra de insumos

Custos de produção de diferentes cultivos no Brasil e outros países do Mercosul
(Fonte: Farsul)

Além disso, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) verificou um aumento nos custos dos insumos da safra 2019/20 quando comparada com a anterior.

compra de insumos

Variação anual (%) de volume, preços e faturamento de insumos agrícolas em 2019/2018
(Fonte: CEPEA e CNA, com dados IBGE, FGV e Anda, 2019)

A variação anual de preços devido a reajustes e flutuação do câmbio (US$) podem trazer inúmeras dores de cabeça na hora de comprar os insumos agrícolas.

Para evitar preços abusivos, o primeiro ponto que devemos ter sempre em mente é o planejamento da safra.

Uma vez com o planejamento em mãos é fácil estabelecermos metas tanto para as quantidades a serem compradas quanto para os preços máximos de cada insumo agrícola.

Análise de dados

A melhor maneira de planejar a compra de insumos agrícolas, principalmente de fertilizantes e agroquímicos, é através da coleta e análise dados.

Isso significa aprender com os erros! Mas como?

Quando se analisa as quantidades de insumos agrícolas utilizadas em safras anteriores relacionando com as produtividades obtidas, temos uma noção da eficácia dos manejos em campo e da gestão agrícola.

Além disso, consegue-se saber se as aquisições anteriores foram suficientes e se houve falta ou excesso de produtos nos estoques.

Para algumas pessoas, a coleta e análise de dados pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não precisa ser assim, pois temos a tecnologia a nosso favor.

Softwares e aplicativos de gestão agrícola como o Aegro permitem uma ampla visão dos estoques das propriedades rurais.

Com a inclusão de poucas informações, como diferentes tipos de insumos agrícolas, o software gera relatórios que incluem as quantidades planejadas e realizadas para cada área cultivada.

Assim, alerta quando se alcança os objetivos pretendidos, se está em déficit ou se excedeu em algum aspecto.

insumos aegro

Detalhe da aba “Insumos da safra” do aplicativo Aegro

Além das quantidades, podemos gerenciar nossos locais de estoque, os fornecedores (ou revendas) de insumos agrícolas, as movimentações e o histórico de todos os itens!

As plataformas digitais podem auxiliar tirando a sobrecarga do produtor rural e podendo ainda levar a ganhos com base na economia dos insumos.

estoque aegro

Exemplo da plataforma Aegro, exemplificando o histórico de item num estoque da propriedade

É possível testar o aplicativo de gestão agrícola Aegro de forma gratuita, por meio de:

Negociação na compra de insumos

Pedidos antecipados e com base em um bom levantamento de preços nas diferentes distribuidoras são as estratégias mais comuns de negociação de insumos.

Trabalhar com grupos de compras ou em cooperativas pode garantir preços mais acessíveis. Isto por conta de concentrar as compras em uma única revenda.

Mas como vimos, o custo dos insumos pode variar – sendo anualmente reajustado e é fortemente influenciado pela variação das taxas de câmbio.

Por isso, o produtor precisa estar antenado também ao mercado financeiro para acertar na hora da compra e isto pode não ser tão simples.

A compra antecipada pode garantir os menores preços, mas muitas vezes não temos o capital naquele momento, não é mesmo?

Entretanto, algumas estratégias vêm sendo utilizadas por produtores de grãos em todo o país para facilitar a aquisição dos insumos agrícolas e a principal delas é o barter.

O barter é uma estratégia muito comum para as commodities, principalmente para o milho e a soja, além de que pode ser uma alternativa interessante para os produtores.

Você pode entender um pouco mais no vídeo a seguir da AgroSchool:

Como escolher insumos e fornecedores?

Na hora de escolher os insumos, lembre-se que nem tudo se resume a preço! E que muitas vezes o barato pode sair caro.

Defensivos genéricos, contrabandeados ou até mesmo roubados, com certeza serão baratos porém trarão apenas incertezas.

Diga não e denuncie!

Para isso, no estado de São Paulo existe uma campanha contra a venda ilegal de defensivos agrícolas criada pela Andav (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários) disponível online para denúncias. 

Seja lá qual o insumo que você estiver comprando (sementes, agroquímicos ou até mesmo maquinário) busque conhecer sobre a reputação dos fornecedores e das revendas.

Converse com seus vizinhos, colegas de profissão e principalmente busque orientação técnica de consultores especializados e engenheiros(as) agrônomos(as).

Assim fica fácil não errar!

Banner planilha de controle de estoque rural

Conclusão

Os insumos agrícolas ajudam a produzir sempre mais e com melhor qualidade.

Por isso, saber comprar, negociar e gerenciar os insumos nas empresas agrícolas é essencial!

Portanto, fique ligado em suas safras, faça a gestão e acompanhamento de seus dados.

Dessa forma, a cada ano que passa melhores resultados virão, fazendo sempre mais com menos!

E aí, gostou do artigo? Conte pra gente nos comentários quais os insumos mais utilizados em suas lavouras e como tem realizado a negociação dele.