
Carregando...
Thaís Fagundes Matioli - 8 de fevereiro de 2021
Atualizado em 11 de janeiro de 2024
Mecanismo de ação dos inseticidas neonicotinoides e outros: como eles funcionam no combate às pragas da sua lavoura
Você sabe como exatamente funcionam inseticidas do tipo neonicotinoides, organofosforados e carbamatos?
O mecanismo de ação de um inseticida neurotóxico varia de acordo com o princípio ativo e grupo químico.
Aqui você irá compreender melhor sobre os mecanismos de ação dos neonicotinoides, organofosforados e carbamatos. Eles agem no sistema nervoso dos insetos e é importante que você entenda o que os diferencia. Confira a seguir!
Índice do Conteúdo
Existem diversos inseticidas no mercado agrícola com diferentes grupos químicos, que podem atuar sobre:
Os inseticidas neurotóxicos são aqueles que agem no sistema nervoso dos insetos. Mas não existe somente uma forma e sim várias delas.
O sistema nervoso é composto por células nervosas chamadas de neurônios, responsáveis pelas funções de sensação, coordenação e condução.
Imagem ilustrativa de um neurônio
(Fonte: Larry Keeley – YouTube)
Além dos neurônios, existem as células gliais que dão suporte, proteção e nutrição aos neurônios.
O sistema nervoso central dos insetos fica localizado na parte ventral do corpo e consiste do cérebro ou gânglio, localizado na região central da cabeça, e uma série de gânglios da corda nervosa ventral ao longo do corpo.
Imagem ilustrando o sistema nervoso central de um inseto ortóptero (em amarelo)
(Fonte: Larry Keeley – YouTube)
Os inseticidas neurotóxicos vão atuar no corpo dos insetos, perturbando as funções elétricas do sistema nervoso, como nas sinapses, por exemplo, onde agem os neurotransmissores para transmitir os impulsos nervosos.
Dentre os inseticidas, existem vários grupos químicos com diferentes modos ou mecanismos de ação em alguma parte desse sistema.
Além disso, dentre os grupos químicos, são diversos os ingredientes ativos, ou seja, diferentes estruturas moleculares para atuar com aquele mesmo princípio ativo.
Vou te explicar melhor sobre eles.
Os neonicotinoides são inseticidas de ação sistêmica e de contato. Devido às suas características físico-químicas, podem penetrar nos tecidos das plantas após aplicação e translocar por todas as partes por meio dos vasos condutores de seiva.
Independente da forma de aplicação, conseguem atingir toda a planta e agem nos organismos, principalmente, naqueles que se alimentam succionando os tecidos.
O mecanismo de ação dos neonicotinoides é a atuação como agonistas da acetilcolina.
O que acontece é que, após ocorrer a sinapse (onde ocorre comunicação entre os neurônios), as moléculas inseticidas se ligam aos receptores nicotínicos da acetilcolina localizados no neurônio pós-sináptico.
O resultado disso, é um estímulo constante da mensagem da acetilcolina no sistema, o que gera impulsos nervosos transmitidos continuamente, levando à hiperexcitação do sistema nervoso, com consequente paralisia e morte do organismo.
Existem diferentes ingredientes ativos no grupo químico dos neonicotinoides que são:
Ingredientes ativos de neonicotinoides registrados no site do Mapa
(Fonte: Mapa)
Os mais utilizados e que têm maior número de produtos registrados no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) são acetamiprido, imidaclopride e tiametoxam.
São utilizados em culturas muito distintas pelo fato de controlarem insetos polífagos, como mosca-branca, pulgões, cigarrinhas e percevejos.
São inseticidas que agem por contato e ingestão, e inibem a ação da enzima acetilcolinesterase (que é responsável pela eliminação da acetilcolina no momento no estímulo nervoso).
As moléculas destes inseticidas apresentam conformações estruturais que permitem um encaixe na molécula de acetilcolinesterase.
Organofosforados: por meio do grupamento fosfato.
Carbamatos: por meio do grupamento carbamila.
A hidrólise, ou quebra, da molécula de acetilcolina no corpo do inseto acontece de forma lenta devido ao grupamento fosfato (organofosforados) e ao grupamento carbamila (carbamatos).
Em consequência, há acúmulo de moléculas de acetilcolina na sinapse, que também leva o inseto a uma hiperexcitação, com consequente morte de maneira rápida.
Esses inseticidas foram muito utilizados até a década de 1990. Entretanto, com a descoberta de diversas outras moléculas atuando no sistema nervoso central dos insetos, e com risco de toxicidade mais baixo, o uso desses grupos químicos foi sendo reduzido.
Hoje, no site do MAPA, é possível encontrar diversos ingredientes ativos registrados dos organofosforados, mas um número bem reduzido de carbamatos.
Principais ingredientes ativos dos organofosforados disponíveis comercialmente no mercado:
Para o grupo químico dos carbamatos, existe apenas um ingrediente ativo disponível que é cloridrato de propamocarbe.
Todos esses inseticidas são utilizados para o controle de um vasto número de pragas por agir de maneira bastante generalizada.
Além disso, os organofosforados agem como inseticidas, acaricidas, nematicidas e formicidas.
Mesmo sendo muito úteis na agricultura, os neonicotinoides, os carbamatos e os organofosforados têm suas vantagens e desvantagens.
É importante que você se atente a essas informações para não cometer equívocos ao utilizar esses produtos.
Aqui você viu um pouco sobre três grupos químicos que agem no sistema nervoso dos insetos. Aprendeu sobre o mecanismo de ação dos inseticidas neonicotinoides, organofosforados e carbamatos.
São inseticidas de rápida ação, mas que o seu uso tem vantagens e desvantagens.
Por isso, é muito importante que você analise bem a sua cultura, as reais necessidades de controle das pragas e quais as doses necessárias para aplicação no campo.
Lembre-se que utilizar inseticidas sem necessidade pode te causar alguns problemas. Se utilizados da maneira correta, podem te auxiliar na redução das pragas da área.
>> Leia mais:
“Como fazer o melhor uso de inseticida na dessecação da lavoura”
Restou alguma dúvida sobre o mecanismo de ação dos inseticidas neonicotinoides? Deixe seu comentário e também assine a nossa newsletter!