Custos com software de gestão agrícola: como se planejar para projetar gastos e investimentos e ter uma tomada de decisão certeira em sua empresa rural.

Ter uma visão ampla de todos os processos que envolvem a gestão da empresa rural é uma vantagem enorme para qualquer produtor, certo?

E o uso da tecnologia no campo permite uma melhor gestão da propriedade como um todo. 

Uma das partes mais importantes nesse processo é o gerenciamento das atividades relacionadas ao orçamento da fazenda

Por isso, monitorar os investimentos antes, durante e depois da safra, sem complicação, é um dos maiores desejos dos produtores e gestores rurais.

Um bom programa de administração de fazendas pode proporcionar isso e ainda mais, te ajudando a projetar gastos, conhecer o destino dos investimentos e realizar um melhor planejamento. 

Confira a seguir como controlar os custos com um software de gestão agrícola de forma simples e eficiente.

Controle de custos com software de gestão agrícola: comece com um bom planejamento

Para ter um controle de custos efetivo, é preciso ter um bom planejamento. E, para isso, é fundamental ter conhecimento profundo sobre o seu negócio e saber aonde se quer chegar.

Assim, com o auxílio de uma boa solução de gestão rural, inicia-se o planejamento agrícola para uma produção rentável e de sucesso.

produtores rurais e tecnologia

(Fonte: Revista Exame)

Um software de gestão rural como o Aegro permite gerar orçamentos automáticos a partir das atividades planejadas.

Assim, você pode ter uma noção geral dos custos da atividade agrícola que serão envolvidos na próxima safra.

O software agrícola registra todos os dados relativos a sementes, fertilizantes e defensivos utilizados no planejamento e na realização das atividades da safra.

E, para facilitar o controle, mostra por meio de gráficos a diferença entre as quantidades planejadas e as realizadas. 

Com base nessas informações, é possível acompanhar os custos orçados e os custos realizados ao longo da safra.

controle de custos Aegro

Com o Aegro, você verifica rapidamente os custos orçados e realizados na safra separados por categoria

Desta forma, fica mais fácil visualizar desperdícios ou subutilização de insumos eventualmente causados por erro nas operações. 

Outra vantagem é conseguir monitorar, em tempo real, o desempenho e a rentabilidade do negócio.

Você ou o gestor/gerente da fazenda pode, por exemplo, fazer o cálculo do orçamento do custo total de todas as áreas, incluindo não só custos variáveis diretos de insumos, como também custos fixos (que podem ser rateados entre as diferentes áreas pertencentes à safra).

Acompanhe de perto seus custos com software de gestão agrícola

Analisar como o seu dinheiro está sendo investido e saber para onde está indo cada centavo é outra vantagem que o software rural oferece. 

Esse controle de custos com software de gestão agrícola torna o processo de tomada de decisão ainda mais ágil e assertivo.

Ao ter todas as informações de custos da sua propriedade prontamente disponíveis para serem visualizadas, é possível rapidamente fazer avaliações para melhorias.

Indicador de rentabilidade de safra no Aegro

O Aegro mostra, através de gráficos de fácil visualização, as despesas e receitas de cada talhão

Existem dúvidas e soluções que podem ser respondidas ou aplicadas com maior precisão, como:

  • determinar o uso ou não de uma aplicação com drones;
  • utilizar um sistema de plantio diferente;
  • substituir um produto por um concorrente de valor menor;
  • deixar determinado talhão descansar ou não, entre outras opções.

Tenha rapidez na tomada de decisão com um software de gestão agrícola

Com definição de metas de produtividade e o custo planejado para a safra, fica fácil saber os gastos com a produção agrícola.

O Aegro oferece a você, além desses dados, uma informação fundamental para o bom andamento do negócio: mostra o ponto de equilíbrio entre custos e lucros.

Ou seja, mensura quais são os limites dentro das necessidades da própria empresa, prevê até onde ela pode chegar e os ganhos financeiros que pode alcançar.

Controle de custos de safra no Aegro

A partir dos seus custos e da sua meta de produtividade, o Aegro calcula o lucro esperado para a safra

Teste você mesmo o sistema de gestão agrícola Aegro. Temos algumas opções grátis para você começar agora:

Peça uma demonstração grátis por 7 dias. Fale com um de nossos consultores aqui!

Com isso, preocupações que rondam a rotina de qualquer gestor como: “será que as despesas estão compatíveis com as minhas possibilidades financeiras?”, podem ser eliminadas.

Com o Aegro você tem todos os produtos utilizados no manejo da safra registrados. Assim, nenhuma informação é perdida e todos os seus custos podem ser analisados.

Com as informações registradas é possível manter um fluxo de caixa em ordem, verificar despesas e receitas e como estão as finanças da empresa agrícola para a próxima safra.

A simplicidade na hora de fazer o registro de dados e das contas, a facilidade no filtro e na interação entre a conta e safra, também contam muito no momento de controlar os custos.

Lembre-se que com o fluxo de caixa sempre atualizado é possível reduzir os custos e elevar o lucro!

Controle de custos em qualquer lugar

Além de toda a simplicidade na hora de fazer o registro, com o Aegro você pode acessar esses dados de qualquer lugar, tendo controle de seus custos no computador e em tempo real.

O software para agricultura permite acesso a uma série de indicadores que te ajudam na estratégia para elevar os índices de produtividade da fazenda.

Além de acompanhar o andamento do seu negócio e saber o destino do seu dinheiro, você pode gerar relatórios integrados ao orçamento e que trazem informações sobre os valores da sua produção, ganhos e perdas.

É possível, então, avaliar o desempenho da empresa como um todo.

Assim, você sabe quais cultivares tiveram melhor desempenho safra a safra (ou área por área), avalia a rentabilidade do seu negócio, lucros e áreas que tiveram melhor performance.

Além disso, com todas as informações disponíveis e ao seu alcance fica muito mais fácil fazer o fluxo de caixa, controlando entradas e saídas de recursos financeiros.

fluxo-de-caixa-aegro

Mantenha um fluxo de caixa organizado no Aegro, registrando contas a pagar e a receber de forma prática

Conclusão

A tecnologia nas empresas agrícolas está cada vez mais presente, ajudando os produtores rurais a gerenciar melhor a propriedade.

Neste artigo, vimos como controlar custos com um software de gestão agrícola, como isso auxilia a gestão da empresa rural e facilita a tomada de decisão.

Também falamos sobre a importância de ter um bom planejamento e o acesso rápido e facilitado aos dados mais importantes da sua fazenda.

Você já iniciou o controle de custos com um software de gestão agrícola na sua fazenda? Ainda têm dúvidas sobre essa tecnologia? Adoraria ver seu comentário!