Blog da Aegro sobre gestão no campo e tecnologias agrícolas

Como vender a consultoria rural com sucesso: confira as dicas para melhorar sua divulgação e apresentar resultados aos clientes

A propaganda continua sendo a alma do negócio! Mais do que ser um excelente profissional, saber apresentar ideias – e depois os resultados – pode ser a diferença entre conquistar ou não um cliente.

Diante dos desafios vividos em 2020, você, consultor rural, se considera pronto para encarar 2021 e garantir excelentes resultados em seu negócio? Você sabe vender seu peixe?

Conversamos com a consultora agrícola Margareth Senne sobre algumas estratégias que garantam melhor desempenho na venda da consultoria rural. A seguir, confira algumas dicas valiosas

O que você precisa saber sobre como vender a consultoria rural

Em situações de crise, como a vivenciada por conta da pandemia de Covid-19, é necessário saber como mostrar sua consultoria a potenciais clientes, reforçar a confiança de outros e fidelizar seu público. 

As redes sociais são uma estratégia de sucesso para garantir qualidade no relacionamento com os clientes e obter bons resultados, neste momento atípico que vivenciamos desde o início da pandemia, segundo a consultora.

Nesse mercado, em que todos somos vendedores em potencial, ela explica que para vender a consultoria rural, o profissional precisa ter consciência de que é preciso ser bem relacionado e, principalmente, entender de marketing e vendas. 

Confira 4 dicas que vão te ajudar a vender a consultoria rural:

1 – Fortaleça a rede de contatos

Ter um bom networking, se relacionar com vários públicos é fundamental, comenta Margareth. Diante desse cenário de pandemia, o segredo é inovar para fazer com menos, já que as normas de distanciamento não permitem muitas ações como a visita frequente aos produtores. 

Por isso, com uma rede de contatos, você sempre pode chegar até um cliente por indicação de outro. 

2 – Esteja sempre pronto para vender 

Você nunca sabe quando encontrará um cliente pela frente! É preciso estar pronto para oferecer bons produtos e serviços. 

O produtor rural espera sempre algo que, de forma antecipada, supere suas expectativas. Por isso, prepare-se, faça pesquisas, leia sobre o tema, converse com clientes e interessados. 

Você verá que há sempre algo novo que pode ajudar a se destacar nesse mercado profissional.

>> Leia mais: “Quanto cobrar? Dicas de precificação da consultoria rural

3 – Aproveite o marketing digital

“É fundamental aprender sobre marketing digital e, como a venda está intimamente ligada ao marketing pessoal, o consultor tem que ir para as redes sociais mostrar seu trabalho”, afirma Margareth Senne.

Faça disso uma forma de alcançar sempre mais credibilidade. “Afinal, o consultor é você, o seu nome e a confiança que você transmite ao seu público”, orienta a consultora.

4 – Comprove e divulgue bem o que você faz

Saia da invisibilidade: quem não é visto, não é lembrado! Mostre e comprove o que você faz e de qual forma. 

Use seus casos de sucesso para servir de vitrine para sua consultoria e sua clientela satisfeita como ferramenta de divulgação. 

“Se o seu trabalho é bem feito, seu cliente vai facilmente falar bem de seu profissionalismo e indicá-lo para outro cliente em potencial. Produtores rurais não compram produtos e serviços sem conferir primeiro com conhecidos as referências”, diz Margareth.

Como mostrar os benefícios da sua consultoria para o produtor 

Se apresente de forma cuidadosa, seja pontual, foque no que é importante: você está diante de um novo cliente, ele precisa confiar em você. 

Esses conselhos servem tanto para um trabalho presencial, quanto para obter uma presença forte nas redes sociais. Faça delas o seu cartão de visitas. 

“Acredite no que você fala, naquilo que você vende, assim terá sucesso na defesa de seus argumentos. Mas tenha resiliência, é preciso entender que o não existe e é preciso lidar com ele. Muitas vezes, de 10 clientes que se tente captar, você obtém uma taxa de conversão de 20% apenas, o que significa que terá vários “nãos”. Mas isso faz parte do negócio,” completa Senne.

É preciso focar sua apresentação em um conjunto de respostas a questionamentos do tipo: 

  • Como a consultoria pode facilitar a vida daquele cliente? 
  • Como ela irá garantir a economia de tempo e dinheiro em médio e longo prazos? 
  • Quais os principais problemas que afligem os produtores rurais? 
  • Como a consultoria pode funcionar na propriedade rural?

Encontrando as respostas, você terá condições de mostrar os benefícios para o produtor rural, como falaremos melhor a seguir:

consultoria Aegro

Mostre como o problema pode ser resolvido

Ao procurar por uma consultoria, o produtor rural quer resolver os problemas que o afligem de forma rápida. Ele quer a solução do problema. 

Por isso, coloque a assertividade como meta de seu trabalho, em suas análises. Estude, pesquise, vá direto ao ponto e assim evite que seu cliente perca o foco de sua necessidade específica.

Demonstre seu conhecimento e empatia

Coloque-se no lugar do produtor rural ao avaliar o problema relatado. Exerça a empatia e demonstre que você deve merecer a atenção e confiança do agricultor, porque você tem qualidade técnica, boa comunicação, poder de análise e conhecimento sobre os produtos e serviços que oferece. 

Aproveite a tecnologia 

O mundo é uma grande conexão. E no agronegócio não é diferente. Faça de apps e softwares de gestão agrícola como o Aegro, grandes facilitadores na sua rotina e também na do produtor rural.

Com o Aegro, você pode emitir facilmente relatórios de produtividade e rentabilidade por área e por talhão, por exemplo. 

Também é possível controlar estoques e fazer o fluxo de caixa, monitorando entradas e saídas de recursos e provisionando baixas futuras. Os dados podem ser acompanhados por produtor e consultor em tempo real.

Torne-se um consultor parceiro do Aegro: conheça nosso programa aqui!

Saiba se posicionar no mercado 

A presença nas redes sociais funciona como a vitrine do seu negócio. Ela demonstra seu trabalho, os resultados obtidos e as conquistas pela qualidade do que você realiza.

A percepção do que o cliente precisa é fundamental para garantir um bom posicionamento no mercado. Observe que temas são mais apreciados pelos seus clientes e potenciais clientes e trabalhe seu conteúdo de forma alinhada a estes anseios. 

Produtores rurais costumam frequentar feiras de agronegócio e outros eventos do setor; ouvem e assistem notícias do mercado global; estão de olho em tudo. Mas, nesse ano, foi necessário focar a atenção em perfis de redes sociais, em sites e blogs sobre os assuntos referentes ao agro.

Saiba onde encontrar seu próximo cliente 

A busca por clientes em potencial deve ser realizada nas mais diversas frentes de trabalho. 

Segundo a consultora Margareth Senne, como bom vendedor que o consultor agrícola precisa ser, ele deve trabalhar como se o cliente estivesse em todos os lugares. 

“É preciso ter a sensibilidade de entender qual é o seu nicho de atuação, qual seu público-alvo, e aí entender quais os interesses dessas pessoas. A partir daí, há condições para criar oportunidade de estar no lugar certo na hora exata e, assim, ter sucesso na captação de público,” reforça a consultora.

Como conquistar de fato o produtor rural 

Dê o seu melhor: estude, busque sempre conhecer mais do seu negócio, responda com a qualidade além da esperada, porque quem é mal atendido vai contar a péssima impressão para outra pessoa. O cliente deve se sentir especial. 

Na abordagem do cliente, nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja, que soluções está buscando com sua consultoria. 

Mas, na proposta apresentada, entregue mais do que foi pedido, mais do que foi esperado. É uma receita infalível, segundo Margareth. 

“Muitas vezes, fazer um pouco mais, ultrapassando o número de horas contratadas, superando o trabalho pelo valor proposto, é o que torna o consultor um profissional de renome, o que marca seu estilo profissional e o que vai fazer a diferença em relação aos seus concorrentes. Isso demonstra que você preza pela excelência em sua consultoria”, finaliza Margareth.

Conclusão

Dominar a tecnologia, gerar bons resultados e lucratividade são fundamentais para uma consultoria rural de qualidade.

Mas, o consultor rural precisa ir além para garantir o sucesso de seu trabalho. Ele precisa divulgar bem sua forma de atuação. Muitos profissionais se dedicam, mas não sabem “vender seu peixe”.

Neste artigo, mostramos como facilitar a venda de uma consultoria rural, dando dicas de atendimento e formas de como conquistar de fato seu cliente.

Lembre-se: a busca por excelência pode colocar você, consultor rural, em posição de destaque frente a seus concorrentes!

Margareth Senne é consultora agrícola em Minas Gerais e parceira Aegro! 

Instagram: margareth.senne

LinkedIn: Margareth Senne

Ainda tem dúvidas sobre como vender a consultoria rural? Torne-se um consultor parceiro do Aegro: experimente nosso aplicativo de gestão rural agora mesmo!