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Consultoria rural e redes sociais: entenda como tirar o melhor proveito dessa ferramenta para atingir o público certo e impulsionar seus negócios!

O agronegócio tem ampliado cada vez mais sua presença digital. Hoje, ao menos 42% dos produtores rurais usam a internet para se comunicar e buscar informações, segundo dados da ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio).

Diante deste cenário, é fácil perceber que o marketing digital no agronegócio é uma estratégia fundamental para alcançar novos clientes e alavancar os negócios, não é verdade?

Mas para não deixar essa oportunidade passar e se destacar da concorrência é preciso ter uma estratégia de marketing digital de sucesso. 

Por isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a divulgar sua consultoria rural nas redes socais. Confira! 

O marketing digital para o consultor

Uma nova forma de relacionamento com os clientes e também de atração de novos consumidores para o seu produto ou serviço, o marketing digital vai garantir visibilidade para o seu trabalho.

Para conhecer estratégias de sucesso, conversamos com o consultor agrícola Douglas Rouchez Rathke, que usa Instagram, LinkedIn e WhatsApp como suas ferramentas diárias de trabalho.

“Por meio deles eu consigo divulgar o que faço, mostrando as ações nas lavouras de clientes, novidades em maquinários, além de repassar orientações sobre o cotidiano do produtor rural,” explica.

Confira alguns passos para entrar de vez no mundo digital:

5 passos para divulgar melhor sua consultoria rural nas redes sociais

1 – Defina seu público-alvo

Assim, você saberá que tipo de recursos tecnológicos poderá usar para se relacionar com ele. Qual rede social tem mais a ver com quem você quer se conectar? 

Saiba como seu público se comporta, quais são suas características, motivações, desafios e objetivos. 

Para fazer isso, comece tendo como base sua carteira de clientes e possíveis clientes. Ali você terá uma lista de pessoas que podem lhe render boas informações. 

Anote as particularidades, observe as redes sociais destas pessoas, estejam elas satisfeitas ou não com os seus serviços ou com aqueles que você pensa em prestar. Observe o conteúdo de interesse que elas costumam compartilhar e curtir.

2 – Gere visibilidade 

Se você não contar, quem saberá? Esteja presente regularmente em suas redes sociais. 

Como no agronegócio geralmente se tem uma carteira de clientes fechada, se você não mostrar para todo mundo o que faz e como melhora a vida de outras pessoas, perde a chance de se destacar no mercado. 

A meta é ampliar a visibilidade do seu negócio, destacando tendências e inovações do segmento. Você pode passar informações que ajudem o produtor a aumentar sua produtividade, ajudar a solucionar problemas, esclarecer dúvidas. 

Foque na postagem de conteúdo qualificado via redes sociais. 

Use também hastags que gerem visibilidade. Replique informações de parceiros e empresas que podem aumentar a importância do que você aborda em suas redes. 

A dica aqui é: não pense na venda direta do seu serviço, mas na visibilidade que o seu trabalho terá nessas plataformas. Com o tempo, a venda tende a se tornar uma consequência natural dessa visibilidade.

3 – Impacte interessados 

Produza conteúdo relevante focado no que o seu público está buscando. Seja educativo, oriente, ajude a resolver problemas comuns a muitos que estão na lida diária no meio rural. 

Uma boa alternativa é criar material sobre temas que você trabalha, abordando técnicas ou casos de sucesso, por exemplo, que possam mostrar resultados importantes. 

Não se esqueça também dos vídeos com depoimento sobre os temas de interesse do público-alvo da sua consultoria.

4 – Engaje potenciais clientes

Mostre como seus clientes resolveram suas dificuldades com apoio da sua consultoria. 

Apresente ao seu público formas assertivas para a melhor tomada de decisão, de que modo você pode ajudar

Faça vídeos, ouça especialistas que possam ajudar a reforçar o que você fala nas redes sociais. 

consultoria Aegro

5 – Venda soluções 

Abra possibilidades de interação com seu público.

Os stories (disponíveis no Instagram, Facebook e status do WhatsApp) divulgam sua postagem por 24 horas e são uma boa oportunidade. Eles atraem a atenção na hora de mostrar o que se tem para vender, mesmo que não sejam usadas as palavra “vende-se” ou “compre”. 

Ao citar o uso de um aplicativo de gestão rural com o Aegro, mostrando exemplos de como ele beneficia sua rotina, você pode atrair a atenção para a sua forma de trabalho e, dessa forma, agregar valor à sua consultoria.

Se você se organizou para chegar até aqui, a procura pelo seus serviços vai acontecer de forma espontânea. Acredite!

>>Leia mais: “Como vender a consultoria rural: o que você precisa saber para conseguir alcançar mais clientes

Como planejar o conteúdo para as redes sociais 

Foque no conteúdo e produza material com informações que possam interessar ao seu público nas mais diversas formas. Faça boas fotos, pense nas legendas, vídeos e tudo mais que agregar valor à mensagem que você quer passar.

Crie enquetes para saber o que mais agrada. Preste atenção em que tipo de informações eles querem ter. Fique atento às novidades do agronegócio.

Douglas Rathke explica que seu planejamento de conteúdo é constante, porque é preciso estar sempre atualizado. 

“Posso começar na época do início do plantio, depois trazer orientações sobre como fazer a semeadura em situações adequadas, abordar maquinários e sua eficiência, o que há de novo no mercado, por exemplo”, complementa.

O aplicativo WhatsApp pode garantir o reforço das informações para aquele público que não é tão frequente nas redes sociais.

“Pelo WhatsApp eu mostro meu conteúdo, apresento soluções e chego rápido também aos meus clientes ou possíveis clientes”, comenta. 

Ele cita que, se há ainda quem não fique conectado ao Instagram e Facebook, no WhatsApp todo mundo está. “É também um recurso para quem não tem frequência de sempre acessar as outras redes sociais e serve também para aqueles que não têm tanta facilidade no uso”, orienta Douglas.

Ele aponta que o fato de visitar alguma propriedade e pedir para fazer fotos ou usar o espaço como fundo para um vídeo também facilita o início de uma parceria que pode ser de grande sucesso. 

“Ainda que demonstrem não ter tanta intimidade com esse universo, os produtores se sentem valorizados quando têm seu trabalho mostrado, exposto, usado como exemplo. E isso cativa”, diz o consultor.

planilha para gestão de clientes

Conclusão

Em um tempo não muito distante, o relacionamento com o público-alvo era feito da empresa para o cliente. Hoje, essa relação se faz de forma bilateral: o cliente vem até a empresa pelas redes sociais, pelo site, via WhatsApp.

As campanhas de publicidade de um produto ou serviço eram focadas na venda, agora são na formação de autoridade, no reforço da marca. 

Se antes as vendas ocorriam, em sua maioria, por insistência do vendedor, nos dias atuais ocorrem por geração de interesse no produto ou serviço.

Quem ainda não faz da internet uma grande aliada perde inúmeras oportunidades de alavancar seus negócios e se destacar no mercado.

Aproveite as dicas passadas aqui, impulsione suas redes sociais e alcance mais clientes!

>> Leia mais:

Como os relatórios agrícolas valorizam o trabalho do consultor

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Quais estratégias você tem adotado para expor seus serviços? Restou alguma dúvida sobre como divulgar sua consultoria rural nas redes sociais? Participe da discussão deixando seu comentário!