Consultoria: Como auxiliar os produtores a melhorar a gestão e administração da propriedade pode ser bom para ambos os lados, e como fazer isso.

Aproximadamente ⅓ dos produtores rurais não têm qualquer tipo de controle de suas finanças. Entre os que fazem, a maioria ainda recorre ao controle no papel.

E são vários os motivos para que isso aconteça.

Como consultor, você pode atuar para a melhoria desse quadro, auxiliando o produtor na implementação da gestão e administração do negócio rural.

Sua consultoria pode contribuir de diversas maneiras. Isso é bom para o produtor e para o seu negócio! Confira a seguir:

O perfil do produtor rural brasileiro

O Sebrae realizou um levantamento para saber como é o acesso à internet e ferramentas digitais, além de como é feito o controle e organização dos dados nas propriedades. O resultado foi o seguinte:

Mais de 95% dos produtores usam celular, mas apenas metade tem acesso à internet nos aparelhos. Cerca de 40% utilizam computadores, mas geralmente fora do local de trabalho.

Quanto ao controle de suas despesas, receitas e estoque, o quadro é um pouco diferente.

Sebrae Produtor Rural Brasileiro

(Fonte: Adaptado de Sebrae)

Veja que ⅓ não realiza controle algum e outros 44% o fazem no papel!  

Como veremos a seguir, são vários os motivos para que isso aconteça e diversas as oportunidades para que sua empresa de consultoria possa atuar e melhorar esse cenário.

Por que grande parte dos produtores rurais não têm dados organizados em sua propriedade?

Alguns motivos são limitações do próprio sistema produtivo, outros da assistência que os produtores recebem e de como enxergam o processo de gestão e administração.

1. Complexidade do sistema agrícola

A atividade agrícola é complexa, por isso são vários os fatores que devemos controlar.

Assim, um grande volume de dados é gerado, o que complica a vida do produtor na hora de anotar e extrair informações úteis.

2. Produtor sobrecarregado

Na maior parte dos casos, o produtor acumula várias funções dentro da propriedade: ele é responsável pelo planejamento, pelo operacional, pela administração e por cuidar de sua casa. 

Como a parte operacional tem retorno imediato na produção e é de maior domínio do produtor, a administração e gestão acabam ficando de lado.

3. Modelo de assistência e desconfiança

A assistência rural no Brasil é predominantemente voltada às questões técnicas do sistema produtivo, seja porque o produtor prioriza esse lado ou por falta de conhecimentos acerca de gestão e administração por parte de produtores/consultores.

Muitas vezes, falta a orientação vinda da assistência técnica para definir e ensinar o produtor como organizar seus dados e extrair informações úteis.

Por outro lado, há sempre a desconfiança dos produtores em abrir seus dados para terceiros (consultores, consultores financeiros e contadores, por exemplo) ou na utilização de novas tecnologias.

4. Dificuldades técnicas

A coleta de dados deve ser padronizada e bem-feita para que gere informações confiáveis. A falta de conhecimento sobre como coletar e aproveitar os dados de maneira correta faz com que muitos abandonem a prática.

Além disso, como a maioria faz o controle financeiro no papel, esses dados podem ser facilmente perdidos e/ou misturados, gerando confusão e informações imprecisas.

Como sua consultoria pode ajudar na organização, gestão e administração das propriedades rurais que você atende?

Esses são alguns dos motivos que levam à desorganização das informações das propriedades rurais. É na resolução desses problemas que sua consultoria deve atuar.

Aqui você entenderá onde sua consultoria pode atuar, para acabar de uma vez por todas com a má gestão das fazendas!

1. Antes de tudo, estude sobre o assunto

Se seus conhecimentos sobre gestão e administração rural não estão afiados, é sempre bom estudar sobre o assunto.

Desde a coleta e controle dos dados, até como extrair informações importantes a partir deles, é importante que você saiba orientar o produtor corretamente.

Existem cursos online que podem te ajudar nisso. Veja alguns que eu separei:

2. Cada caso é um caso

Existem os mais variados sistemas produtivos no Brasil. Uns são mais tecnificados, outros menos. Alguns focam em apenas uma atividade, outros atuam em várias. 

Tomemos, como exemplo, dois casos: o “produtor A” e o “produtor B”.

consultoria

Veja que são dois sistemas completamente diferentes!

Embora os conceitos empregados sejam os mesmos, a forma como abordaremos o assunto e colocaremos em prática será específica para cada situação.

Nesse exemplo hipotético, o produtor A já tem seus dados organizados e conta com maior tecnologia. 

A consultoria, nesse caso, pode orientá-lo sobre a melhor maneira de coletar e organizar os dados. Uma opção é implementar a utilização de um software de gestão para tornar a atividade mais fácil.

Como o produtor B não realiza nenhum tipo de controle, a estratégia seria mostrar que a adoção um sistema de gestão pode melhorar o negócio dele.

Com esse maior controle seria possível saber o lucro da propriedade e como melhorá-la.

Por isso, a proposta do serviço de consultoria deve ser condizente com a capacidade de assimilação do produtor, para que o novo sistema seja empregado corretamente e a longo prazo.

3. Mostre que organizar as coisas traz bons frutos

O segredo é ir implementando a gestão aos poucos, de acordo com o ritmo do produtor. Assim, mostramos que não é um bicho de sete cabeças e os resultados são bons para o negócio.

Também é necessário que a consultoria atue de maneira próxima ao produtor, fornecendo as informações necessárias para a correta coleta e organização dos dados.

Uma opção é reunir um grupo de produtores de que é consultor e ministrar um pequeno curso sobre o assunto, mostrando como as coisas podem ser feitas e ensinando o processo.

Como usar a tecnologia como aliada de sua consultoria

Pouco mais de 20% dos produtores já utilizam algum tipo de tecnologia (computador , software, celular, etc) para a gestão/administração de sua propriedade. O problema é convencer os outros 80% a utilizar essas ferramentas…

Nos lugares onde não há controle, ou o acesso à internet é limitado e o volume de dados gerados pela propriedade é limitado, as planilhas podem ser uma boa opção.

Elas são mais organizadas que o controle no papel e são, relativamente, de fácil utilização.

Para facilitar, deixamos aqui uma planilha totalmente grátis para controle de estoque.

Aqui você pode baixar também uma planilha para fluxo de caixa grátis.

Onde já se tem tem as informações organizadas e familiaridade com a tecnologia, uma boa opção podem ser os softwares de gestão, como o Aegro.

Controle de custos de safra no Aegro

Com o Aegro você tem todo o controle de sua propriedade, das finanças às operações, tudo de forma integrada e online.

Dessa forma, a consultoria pode integrar todos os produtores assistidos e tornar o processo de assistência mais dinâmico e preciso.

Com o uso de tecnologias na hora da gestão, o produtor fica menos sobrecarregado, pois o processo é todo facilitado e as informações estão facilmente visíveis.

Teste por você mesmo o sistema de gestão agrícola Aegro. Temos algumas opções grátis para você começar agora:

  • Computador (tempo limitado – clique aqui)
  • Celular Android (aplicativo gratuito – clique aqui)
  • Celular iOS (aplicativo gratuito – clique aqui)
  • Utilize seus Pontos Bayer para contratar a versão completa do Aegro (clique aqui).

Para a versão completa, fale com um de nossos consultores aqui!

consultoria agro

Conclusão

Como pudemos conferir ao longo desse artigo, de modo geral, o controle dos dados das propriedades rurais no Brasil é mal feito. E são vários os motivos para que isso ocorra.

O papel da consultoria para sanar os problemas de organização de dados é atuar diretamente sobre os motivos que levam o produtor a deixar de lado essa área, que é tão importante para o sucesso de qualquer empreendimento.

Como cada caso é específico, cabe à consultoria adotar a melhor abordagem para a propriedade em questão. Sendo que é um processo que deve ser feito com calma, de acordo com a adaptação do produtor.

Com o uso de novas ferramentas e tecnologias, esse processo pode ser facilitado, tornando o trabalho menos oneroso e as informações mais claras e confiáveis.

>> Leia mais: “Consultoria contábil para o agronegócio: 5 dicas para ganhar mais espaço e crescer.

Sua consultoria auxilia os produtores a ter maior controle sobre a propriedade? Como você faz para ajudá-los?

Conte pra gente nos comentários. Grande abraço!