Blog da Aegro sobre gestão no campo e tecnologias agrícolas

conceito-de-empresa-rural

Conceito de empresa rural: use em sua fazenda e melhore seu negócio

- 30 de janeiro de 2019

Conceito de empresa rural: Saiba como tratar sua fazenda desse modo te ajuda a entender o mercado e impulsionar seus negócios.

O mercado agrícola está cada vez mais competitivo. Isso significa que não há mais espaço para desorganização e amadorismo.

Sua propriedade deve ser encarada como uma empresa e, para isso, é necessário conhecer todos os fatores de produção e mercado.

Em outras palavras: é preciso administração e gestão!

Entender o conceito de empresa rural ajuda a administrar melhor seu negócio e orienta sua produção para o mercado.

Isso garante maior lucratividade, eficiência e profissionalismo. Confira como a seguir:

O conceito de empresa dentro do ambiente agrícola

A produção agrícola está inserida em um ambiente de incertezas e muitos riscos.

Como em qualquer outra atividade econômica, há diversos fatores que nós não conseguimos controlar. São questões, por exemplo, de mercado interno e externo, alterações na legislação vigente e política econômica.

Mas, no caso do setor rural, temos ainda um agravante: o clima!

De nada adianta o mercado e as políticas estarem favoráveis se o clima não colaborar.

Isso não quer dizer que você pode ignorar os fatores que não controla – muito pelo contrário! É preciso estar atento e monitorá-los.

Dessa forma, você consegue entender melhor como o sistema produtivo funciona e passa a ser o protagonista em seu negócio!

É nesse contexto que se encaixa o conceito de empresa rural. Vou te explicar melhor:

O conceito de empresa rural orienta sua produção para o mercado

De forma resumida, a empresa rural é definida como aquela que realiza atividades agrícolas com produção voltada ao mercado visando lucro. Atividades de subsistência não estão inclusas.

O empresário rural tem foco na administração e gestão do sistema e sempre busca melhorias para seus colaboradores e consumidores.

O objetivo de uma empresa rural não é apenas produzir. É obter o melhor custo-benefício dentro do mercado que se deseja explorar.

Portanto, é necessário conhecer o ambiente em que sua empresa está inserida, os detalhes da produção e comercialização do produto para obter os melhores resultados.

O conceito de empresa rural pode ajudar você a melhorar seu negócio, torná-lo mais organizado e lucrativo. Vou te dar algumas dicas!

Como aplicar o conceito de empresa rural na fazenda?

Aplicar o conceito de empresa rural em sua fazenda passa por uma mudança no modo como se encara a atividade.

Aquela imagem de uma fazenda desorganizada, onde não há planejamento e as decisões são tomadas sem embasamento precisa ser deixada de lado!

Em uma empresa rural tudo é feito de acordo com as exigências do mercado, com planejamento embasado nos conhecimentos técnicos, nos dados climáticos e com as finanças sempre controladas.

É fundamental, portanto, uma boa administração e uma boa gestão rural!

Ambas são ferramentas que auxiliam os empresários rurais na tomada de decisão, visando melhorias na empresa rural.

Enquanto a administração se refere ao conhecimento mais amplo da empresa, com foco nas finanças e no pessoal, a gestão é mais detalhada e foca principalmente nas operações da fazenda.

2-conceito-de-empresa-rural
Exemplo de controle das operações agrícolas pelo Aegro

Aqui nós explicamos melhor o que é administração rural e como usar em sua propriedade!

Existem quatro grandes áreas dentro de uma empresa rural que precisam ser administradas e geridas. São elas: produção, recursos humanos, finanças e comercialização.

Para isso, um bom planejamento é importante.

Conhecendo a empresa, as oportunidades de mercado e as finanças, é possível definir o objetivo de sua empresa e, a partir dele, realizar um planejamento eficiente.

Para te ajudar nesse planejamento agrícola e na aplicação do conceito de empresa rural temos 3 dicas imprescindíveis:

1 – Aplicando o conceito de empresa rural: Conheça sua fazenda

É preciso conhecer cada detalhe da sua empresa rural.

Desde o ambiente em que ela está inserida, passando pelas técnicas de produção, gestão de pessoas e vendas. Além do imóvel rural e também dos custos de insumos e produção.

3-conceito-de-empresa-rural
Painel de controle de uma fazenda pelo software agrícola Aegro

Com esses dados em mãos, identificam-se as fraquezas e pontos forte da empresa. Isso possibilita que ajustes sejam feitos para que se tenha maior eficiência e lucratividade.

Essas mudanças devem ser feitas buscando adequar a realidade da empresa ao mercado que se deseja explorar.

2 – Conheça o mercado para aplicar o conceito de empresa rural

A ideia é encurtar a distância entre produtor e mercado, fazendo com que se saiba exatamente como o mercado funciona, as oportunidades e quais produtos têm demanda.

Por meio de um estudo de mercado você será capaz de:

  1. Identificar oportunidades de mercado
  2. Entender e identificar os requisitos de mercados já existentes e potenciais

Assim, você reduz a incerteza e o risco de se aventurar por um novo mercado ou de expandir seu negócio. A produção passa a ser equilibrada com a demanda, sem excessos ou déficits.

Conhecendo o mercado, você sabe exatamente o que produzir, como produzir e quando produzir.

4-conceito-de-empresa-rural

No site do Cepea você pode verificar o mercado agrícola de diversas culturas em notícias semanais

Produzir mais do mesmo não é o bastante. O mercado exige qualidade e estratégia. Uma tendência é a diferenciação do produto e o foco em mercados menores.

Outra estratégia é fazer o armazenamento de alguns produtos agrícolas, como grãos, para a venda em momentos melhores do mercado.

No caso de produtos com maior valor agregado, como os hortícolas, frutíferas, café e  produção animal, o caminho é mais amplo.

Você pode adotar práticas mais sustentáveis e visar qualidade final, vendendo inclusive pequenos lotes diferenciados, mas obtendo maior preço.

Lembre-se: qualquer produto preenche uma lacuna no mercado.

Se o mercado já está saturado, quem estiver disposto a correr mais riscos e ser criativo para oferecer um outro produto ou atender a um novo nicho, terá vantagem competitiva.

Cabe ressaltar que, ao explorar um novo mercado, a empresa rural deverá ser reformulada para atender aos novos requisitos.

Para isso é preciso ter domínio sobre a empresa e tomar a decisão alinhada como as suas finanças e avaliação da lucratividade do negócio.

3 – Cuide das finanças para aplicar o conceito de empresa rural

Na maioria dos casos, há pouco controle sobre as finanças de uma fazenda. E esse talvez seja o ponto mais complicado para mudanças.

Para pequenos produtores é difícil separar o que é dinheiro da casa do que é dinheiro do negócio.  Para os grandes, o volume de operações financeiras é o que dificulta o controle.

Para ambos, o fundamental é a organização!

Inicialmente um simples quadro com a data, descrição e valor recebido ou desembolsado já é suficiente. Com o tempo a gente vai pegando o jeito e as coisas ficam mais fáceis.

Aspectos que merecem ser monitorados:

  • Lucro e perdas da empresa como um todo (rentabilidade total)
  • Lucro e perdas de cada produto individualmente e de cada talhão (rentabilidade específica)
  • Flutuações de preços de insumos e vendas
  • Demanda do mercado
  • Necessidade de empréstimo
  • Concorrência
5-conceito-de-empresa-rural

Com o Aegro você consegue visualizar a sua rentabilidade total e por talhão de modo muito mais fácil e automatizado. Saiba mais sobre o software agrícola aqui.

Com um histórico de dados detalhado, você será capaz de montar um fluxo de caixa da empresa e aprender a manejar os custos e os riscos de seu negócio.

Você pode começar baixando gratuitamente uma planilha para fluxo de caixa: basta clicar na imagem abaixo!

fluxo de caixa Aegro

Conclusão

Como você pôde conferir, o conceito de empresa rural pode ajudar a entender o funcionamento da sua empresa e como ela se insere no mercado.

Na prática, aplicação desse conceito requer uma mudança de mentalidade no modo como se vê o negócio, dedicação e organização por parte do empresário rural.

Com boa administração e gestão, você será capaz de realizar o planejamento de sua empresa, levando em conta aspectos financeiros, técnicos e pessoais.

Assim, você terá condições de tomar decisões conscientes e acertadas, tornando sua empresa mais eficiente e lucrativa!

>>Leia mais:

“Sucessão familiar da fazenda: Como fazer esse processo sem maiores problemas”

“5 passos para realizar o fechamento de safra de forma prática e rápida”

Você tem aplicado o conceito de empresa rural na administração da sua fazenda? Quais as suas dificuldades? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Banner de teste grátis do Aegro na cor verde com uma imagem no meio de uma máquina trabalhando no campo