Conceito de empresa rural: Saiba como tratar sua fazenda desse modo te ajuda a entender o mercado e impulsionar seus negócios.
O mercado agrícola está cada vez mais competitivo. Isso significa que não há mais espaço para desorganização e amadorismo.
Sua propriedade deve ser encarada como uma empresa e, para isso, é necessário conhecer todos os fatores de produção e mercado. Em outras palavras: é preciso administração e gestão!
Entender o conceito de empresa rural ajuda a administrar melhor seu negócio e orienta sua produção para o mercado.
Isso garante maior lucratividade, eficiência e profissionalismo. Confira como a seguir:
Índice do Conteúdo
- 1 O conceito de empresa dentro do ambiente agrícola
- 2 O conceito de empresa rural orienta sua produção para o mercado
- 3 Como aplicar o conceito de empresa rural na fazenda?
- 4 1 – Aplicando o conceito de empresa rural: Conheça sua fazenda
- 5 2 – Conheça o mercado para aplicar o conceito de empresa rural
- 6 3 – Cuide das finanças para aplicar o conceito de empresa rural
- 7 Conclusão
O conceito de empresa dentro do ambiente agrícola
A produção agrícola está inserida em um ambiente de incertezas e muitos riscos.
Como em qualquer outra atividade econômica, há diversos fatores que nós não conseguimos controlar. São questões, por exemplo, de mercado interno e externo, alterações na legislação vigente e política econômica. Mas, no caso do setor rural, temos ainda um agravante: o clima!
De nada adianta o mercado e as políticas estarem favoráveis se o clima não colaborar. Isso não quer dizer que você pode ignorar os fatores que não controla – muito pelo contrário! É preciso estar atento e monitorá-los.
Dessa forma, você consegue entender melhor como o sistema produtivo funciona e passa a ser o protagonista em seu negócio! É nesse contexto que se encaixa o conceito de empresa rural. Vou te explicar melhor:
O conceito de empresa rural orienta sua produção para o mercado
De forma resumida, a empresa rural é definida como aquela que realiza atividades agrícolas com produção voltada ao mercado visando lucro. Atividades de subsistência não estão inclusas.
O empresário rural tem foco na administração e gestão do sistema e sempre busca melhorias para seus colaboradores e consumidores.
O objetivo de uma empresa rural não é apenas produzir. É obter o melhor custo-benefício dentro do mercado que se deseja explorar.
Portanto, é necessário conhecer o ambiente em que sua empresa está inserida, os detalhes da produção e comercialização do produto para obter os melhores resultados.
O conceito de empresa rural pode ajudar você a melhorar seu negócio, torná-lo mais organizado e lucrativo. Vou te dar algumas dicas!
Como aplicar o conceito de empresa rural na fazenda?
Aplicar o conceito de empresa rural em sua fazenda passa por uma mudança no modo como se encara a atividade.
Aquela imagem de uma fazenda desorganizada, onde não há planejamento e as decisões são tomadas sem embasamento precisa ser deixada de lado!
Em uma empresa rural tudo é feito de acordo com as exigências do mercado, com planejamento embasado nos conhecimentos técnicos, nos dados climáticos e com as finanças sempre controladas.
É fundamental, portanto, uma boa administração e uma boa gestão rural!
Ambas são ferramentas que auxiliam os empresários rurais na tomada de decisão, visando melhorias na empresa rural.
Enquanto a administração se refere ao conhecimento mais amplo da empresa, com foco nas finanças e no pessoal, a gestão é mais detalhada e foca principalmente nas operações da fazenda.
Exemplo de controle das operações agrícolas pelo Aegro
Aqui nós explicamos melhor o que é administração rural e como usar em sua propriedade!
Existem quatro grandes áreas dentro de uma empresa rural que precisam ser administradas e geridas. São elas: produção, recursos humanos, finanças e comercialização.
Para isso, um bom planejamento é importante.
Conhecendo a empresa, as oportunidades de mercado e as finanças, é possível definir o objetivo de sua empresa e, a partir dele, realizar um planejamento eficiente.
Para te ajudar nesse planejamento agrícola e na aplicação do conceito de empresa rural temos 3 dicas imprescindíveis:
1 – Aplicando o conceito de empresa rural: Conheça sua fazenda
É preciso conhecer cada detalhe da sua empresa rural.
Desde o ambiente em que ela está inserida, passando pelas técnicas de produção, gestão de pessoas e vendas. Além do imóvel rural e também dos custos de insumos e produção.
Painel de controle de uma fazenda pelo software agrícola Aegro
Com esses dados em mãos, identificam-se as fraquezas e pontos forte da empresa. Isso possibilita que ajustes sejam feitos para que se tenha maior eficiência e lucratividade.
Essas mudanças devem ser feitas buscando adequar a realidade da empresa ao mercado que se deseja explorar.
2 – Conheça o mercado para aplicar o conceito de empresa rural
A ideia é encurtar a distância entre produtor e mercado, fazendo com que se saiba exatamente como o mercado funciona, as oportunidades e quais produtos têm demanda.
Por meio de um estudo de mercado você será capaz de:
- Identificar oportunidades de mercado
- Entender e identificar os requisitos de mercados já existentes e potenciais
Assim, você reduz a incerteza e o risco de se aventurar por um novo mercado ou de expandir seu negócio. A produção passa a ser equilibrada com a demanda, sem excessos ou déficits.
Conhecendo o mercado, você sabe exatamente o que produzir, como produzir e quando produzir.
Produzir mais do mesmo não é o bastante. O mercado exige qualidade e estratégia. Uma tendência é a diferenciação do produto e o foco em mercados menores.
Outra estratégia é fazer o armazenamento de alguns produtos agrícolas, como grãos, para a venda em momentos melhores do mercado.
No caso de produtos com maior valor agregado, como os hortícolas, frutíferas, café e produção animal, o caminho é mais amplo.
Você pode adotar práticas mais sustentáveis e visar qualidade final, vendendo inclusive pequenos lotes diferenciados, mas obtendo maior preço.
Lembre-se: qualquer produto preenche uma lacuna no mercado.
Se o mercado já está saturado, quem estiver disposto a correr mais riscos e ser criativo para oferecer um outro produto ou atender a um novo nicho, terá vantagem competitiva.
Cabe ressaltar que, ao explorar um novo mercado, a empresa rural deverá ser reformulada para atender aos novos requisitos.
Para isso é preciso ter domínio sobre a empresa e tomar a decisão alinhada como as suas finanças e avaliação da lucratividade do negócio.
3 – Cuide das finanças para aplicar o conceito de empresa rural
Na maioria dos casos, há pouco controle sobre as finanças de uma fazenda. E esse talvez seja o ponto mais complicado para mudanças.
Para pequenos produtores é difícil separar o que é dinheiro da casa do que é dinheiro do negócio. Para os grandes, o volume de operações financeiras é o que dificulta o controle.
Para ambos, o fundamental é a organização!
Inicialmente um simples quadro com a data, descrição e valor recebido ou desembolsado já é suficiente. Com o tempo a gente vai pegando o jeito e as coisas ficam mais fáceis.
Aspectos que merecem ser monitorados:
- Lucro e perdas da empresa como um todo (rentabilidade total)
- Lucro e perdas de cada produto individualmente e de cada talhão (rentabilidade específica)
- Flutuações de preços de insumos e vendas
- Demanda do mercado
- Necessidade de empréstimo
- Concorrência

Com o Aegro você consegue visualizar a sua rentabilidade total e por talhão de modo muito mais fácil e automatizado. Saiba mais sobre o software agrícola aqui.
Com um histórico de dados detalhado, você será capaz de montar um fluxo de caixa da empresa e aprender a manejar os custos e os riscos de seu negócio.
Você pode começar baixando gratuitamente uma planilha para fluxo de caixa: basta clicar na imagem abaixo!
Conclusão
Como você pôde conferir, o conceito de empresa rural pode ajudar a entender o funcionamento da sua empresa e como ela se insere no mercado.
Na prática, aplicação desse conceito requer uma mudança de mentalidade no modo como se vê o negócio, dedicação e organização por parte do empresário rural.
Com boa administração e gestão, você será capaz de realizar o planejamento de sua empresa, levando em conta aspectos financeiros, técnicos e pessoais.
Assim, você terá condições de tomar decisões conscientes e acertadas, tornando sua empresa mais eficiente e lucrativa!
>>Leia mais:
“Sucessão familiar da fazenda: Como fazer esse processo sem maiores problemas”
“5 passos para realizar o fechamento de safra de forma prática e rápida”
Você tem aplicado o conceito de empresa rural na administração da sua fazenda? Quais as suas dificuldades? Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários!
Muito bom.bem esclarecedor