Fidelizar clientes na consultoria agrícola envolve apresentação de resultados consistentes, além de atenção em alguns pontos que você verá a seguir!

Um bom resultado no final da safra é o principal quesito para fidelizar clientes na consultoria agrícola! Se a rentabilidade do produtor aumentou, é bem provável que ele fique satisfeito com o consultor.

Mas tem sempre um “algo a mais”, um fator ou um conjunto de fatores que faz o olho do cliente brilhar e acaba sendo determinante para continuar a parceria.

Com a ajuda da consultora Margareth Senne, preparamos uma lista com 7 dicas que podem agregar valor à consultoria e fidelizar o produtor. Confira!

Como fidelizar o cliente na consultoria rural

O consultor que fideliza os produtores que atende tem uma demanda constante e garantida de trabalho sem precisar prospectar novos clientes.

Vamos às dicas!

1. Tenha jogo de cintura e construa um relacionamento

Nem todos os clientes têm o mesmo conhecimento, a mesma personalidade e o mesmo nível de maturidade. Segundo Margareth, o consultor precisa saber disso e aprender a lidar com os diferentes perfis de produtor.

“Às vezes o cliente não está pronto para ouvir determinada verdade. É preciso ter paciência, jogo de cintura e um relacionamento muito bom para manter o contato”, opina.

A consultora acredita que o profissional pode ser a “pessoa certa no momento errado”, ou seja, estar em um contexto em que demora um tempo para a relação evoluir.

“A confiança mútua se estabelece com resultados, com o dia a dia e na maneira com que você se posiciona. Tem que ser firme, assertivo, mas com humildade para escutar e sem criar uma guerra de egos”, explica.

2. Personalize e segmente seu serviço

Esta dica é quase um complemento da anterior. Como há vários perfis de produtor, não é apenas a maneira com que o consultor se comunica que muda, mas também o próprio serviço.

Alguns são mais simpáticos e adaptáveis a soluções tecnológicas, outros mais resistentes e conservadores. Uns têm foco maior na gestão financeira, outros na produtividade da lavoura. Cada um tem suas particularidades.

A consultoria é personalizada. Quanto mais ela atingir o objetivo do cliente, focar na dor dele, mais resultado você vai ter e mais fácil será fidelizar o cliente”, acrescenta a Margareth Senne.

3. Acompanhe de perto o produtor

É importante que o consultor demonstre que seu cliente é importante. Recomenda-se montar um cronograma de serviço que contemple reuniões periódicas de acompanhamento e análise.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre essa proximidade e cuidado e a autonomia do consultor, que precisa de uma agenda organizada, o que não é compatível com disponibilidade plena.

Nesse caso, a dica de Margareth é oferecer visitas como bônus, no fim do período estabelecido para a consultoria. “É meu interesse acompanhar o cliente, então, depois que finalizo a consultoria, ofereço algumas reuniões mensais ou quinzenais.”

consultoria Aegro

4. Simplifique a vida do produtor

Administrar uma propriedade agrícola não é simples. “O empresário rural lida com pragas, chuvas e outras adversidades, com o preço do dólar, bancos e diversos fornecedores”, lembra a consultora.

Desse modo, o consultor agrícola tem boas chances de fidelizar um cliente quando consegue simplificar sua rotina de trabalho. Isso acontece com a otimização da gestão, uma das funções do serviço de consultoria.

A implementação de um software de gestão rural (saiba mais lendo a dica seguinte), por exemplo, acaba com o retrabalho de transferir informações do papel para o Excel e do Excel para outras ferramentas de controle.

E otimizar não é apenas diminuir o tempo gasto com a gestão, mas também melhorá-la: os números se tornam mais confiáveis, a comunicação melhora e a tomada de decisão fica mais fundamentada e certeira.

5. Implemente tecnologia

A tecnologia não está presente no campo somente na forma de máquinas de alta precisão, drones e outras inovações na área dos implementos agrícolas.

Está também nos softwares que permitem organizar melhor toda a complexidade de números e processos que uma produção rural envolve.

Ao iniciar seu trabalho de consultoria agrícola, Margareth Senne implementa em seus clientes o Aegro, um aplicativo rural que facilita a gestão para o produtor.

“Se ele tem gestão na palma da mão, sofre uma mudança de patamar, uma transformação muito grande. Isso gera satisfação, que resulta em fidelização”, afirma.

Esse tipo de solução integra os dados da fazenda — tanto informações financeiras (fluxo de caixa, despesas, receitas, débitos, etc.) quanto agrícolas (produtividade, controle de atividades, uso de insumos, controle de estoque, etc.).

E tudo isso pode ser filtrado por safra, talhão e cultura, simplificando o controle das finanças e da produção.

Com um software de gestão rural, portanto, o consultor agrega ao seu trabalho valores como profissionalismo, inovação e segurança.

Exemplo de controle possível com uso do software de gestão agrícola Aegro - fidelizar clientes na consultoria agrícola

Exemplo de controle possível com uso do software de gestão agrícola Aegro

6. Ajude a planejar e melhorar a próxima safra

Mesmo não existindo nenhuma garantia de que você irá trabalhar com o mesmo produtor na safra seguinte, é importante tentar contribuir para o sucesso do próximo período.

Afinal, o grande benefício de ter uma gestão otimizada é a melhoria contínua: o aprendizado com o acúmulo de dados e experiência, que permite tomar decisões melhores.

“No final da safra, você precisa estar ali com o produtor, interpretar e analisar os dados dos relatórios gerados, sentar com ele e planejar a próxima safra com o aprendizado proporcionado pela anterior”, resume Margareth.

Ela lembra que a execução nunca vai ser igual ao planejamento, mas a meta é aproximar cada vez mais as duas coisas para ter uma “gestão sem surpresas”: “Quanto mais você for fazendo isso, mais próximo vai chegar da excelência“.

7. Transforme a fazenda de seu cliente

A última dica é reconhecer o potencial de transformação que o trabalho de consultoria agrícola tem.

“O consultor deve ter o objetivo de elevar o patamar do produtor, dando a ele o suporte para que tome decisões mais claras, precisas e pontuais“, indica a consultora.

Como em qualquer área, o resultado é determinante. Se a consultoria não resultar em uma evolução da lavoura, não vai adiantar ter um bom relacionamento, usar a tecnologia e seguir as demais dicas que apresentamos aqui.

Conclusão

Além de apresentar bons resultados, é fundamental que o consultor agrícola preste atenção nos detalhes sobre os quais mostramos aqui. Recapitulando, sugerimos que o consultor:

  • tenha jogo de cintura
  • personalize e segmente o serviço
  • acompanhe o produtor de perto
  • simplifique a rotina do cliente
  • implemente tecnologia na gestão
  • ajude a planejar a próxima safra
  • transforme a fazenda do cliente

A soma dessas dicas pode fazer a diferença na satisfação do produtor e, consequentemente, na sua fidelização.

Quanto à recomendação de implementar a tecnologia na gestão, a dica é utilizar um software desenvolvido especialmente para a agricultura, como é o caso do Aegro.

consultoria Aegro

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