Blog da Aegro sobre gestão no campo e tecnologias agrícolas

Integração entre consultor e produtor: qual papel do fazendeiro na gestão, dicas para melhorar essa ação conjunta e seus benefícios!

Gerenciar uma empresa rural exige conhecimento do processo de trabalho e também de administração da fazenda.

Para auxiliar na adequação do melhor sistema de gestão, a participação do produtor é fundamental para gerar bons resultados da consultoria.

Nesse texto, você verá como esse trabalho conjunto pode ser alinhado e as dicas do consultor Marco Antônio em como melhorar a participação do produtor no processo de gestão.

Produtor e sua participação na gestão da fazenda 

O trabalho de consultoria é agregar seu conhecimento e experiência profissional às práticas e conhecimento do produtor.

“O papel do consultor é somar experiências com o produtor, levando a ele a vivência do mundo empresarial e outra visão para dentro da fazenda, juntando o conhecimento do cotidiano da propriedade e, assim, construir uma única visão, mais focada para as necessidades daquele negócio”, comenta Marco Antônio Santana, consultor agrícola.

Cada produtor rural tem uma vivência de negócio diferente e, para que seu trabalho seja efetivado mesmo após o término do seu projeto, é necessário trabalhar em conjunto com o produtor.

Ao atrair o produtor para o projeto de gestão, além de desenvolver uma metodologia mais eficiente e prática para aquela propriedade, você tem mais facilidade em captar informações necessárias para seu trabalho.

Ganhar a confiança do proprietário e gestor da fazenda faz com que você consiga realocar pessoas, lugares e ferramentas da melhor forma para a gestão do negócio.

Para tanto, é necessário que você mostre como irá auxiliá-lo, demonstrando e explicando qual a importância das informações que precisa.

Além disso, é preciso que o produtor compreenda que a gestão da fazenda só será eficiente se os recursos, tanto de pessoas quanto de materiais, estiverem alocados corretamente para trazer a melhor eficiência para o sistema.

Desse modo, há ganhos de ambas as partes: do consultor, por agregar mais experiência e mais um trabalho realizado com sucesso; e, para o produtor, mais organização na gestão financeira, operacional e de pessoas, gerando maior lucratividade do seu negócio.

5 dicas para melhorar a integração entre consultor e produtor rural

Ao ser contratado, você precisa passar confiança ao produtor em relação ao seu trabalho, para que sua relação com ele traga benefícios mútuos.

Para isso, veja algumas dicas para fazer com que o produtor participe da gestão junto a você.

1º Receptividade ao novo

Muitos produtores, mesmo contratando uma consultoria rural, ainda têm receio da mudança. 

No primeiro contato com o produtor, você deve passar confiança, responsabilidade e objetivos possíveis de alcançar.

Seja sutil ao sugerir as mudanças. Escute, analise e exponha suas ideias e a maneira que pretende alcançá-las.

Deixe claro para ele seu papel na fazenda, quais são as mudanças que querem fazer e como obtê-las.

Para Santana, “o consultor é uma ferramenta que acelera a mudanças culturais dentro da fazenda a fim de obter os melhores resultados”

Assim, o produtor será mais receptivo a suas ideias e ações, conferindo a você acesso às pessoas e dados que ele utiliza em sua fazenda.

2º Comprometimento 

Ao fechar um trabalho é necessário explicar as etapas e a importância de cada passo que irá ser abordado no projeto de gestão rural.

Deixe claro ao produtor que você está comprometido com ele, assim como ele deve estar com você.

E, para que as mudanças ocorram, é necessário apoio, tanto seu para o produtor quanto do produtor para com você.

Insira o produtor no projeto. Assim, as mudanças vão ocorrendo de modo gradual e se tornando uma prática rotineira na fazenda.

“Comprometa a equipe, principalmente os líderes, nas mudanças que irão ocorrer de comum acordo definida por vocês”, sugere o consultor.

planilha para gestão de clientes

3º Dados e informações

Sem acesso a dados e às informações do cotidiano da fazenda, seu trabalho fica parado.

Os funcionários são a parte responsável por alimentar as ferramentas de análises de dados todos os dias.

Assim, para que você tenha acesso com maior frequência e rapidez, a proximidade com os funcionários se torna essencial.

É importante, portanto, antes de iniciar seus trabalhos, conhecer todo o quadro de funcionários e suas funções na fazenda.

Mostre a eles que seu trabalho é melhorar e facilitar o dia a dia no campo, explicando a importância de sempre passar os dados e informações para alimentar os sistemas de gerenciamento.

“A inserção de dados por todos que compõem o sistema deve ser feita de modo rotineira e disciplinada, precisando de auditoria para que essa rotina seja efetivada”, diz Marco Antônio Santana.

Caso seja necessário, realize inicialmente reuniões semanais com os chefes de setores até que o lançamento de dados se torne uma prática diária dos responsáveis. 

4º Novas tecnologias

Para implementar uma nova forma de gestão, especialmente financeira e operacional, o uso de um software de gestão é um facilitador.

Organizar e avaliar os dados e informações da fazenda precisa ser rápido e simples, pois alguns produtores e funcionários não são familiarizados com novas tecnologias.

Assim, utilizar ferramentas de gestão intuitivas e de fácil compreensão torna a proximidade sua com o produtor e funcionários mais fácil.

O produtor conseguindo diariamente, por meio do aplicativo, avaliar o que está acontecendo, torna-se parte do projeto.

O Aegro é um aplicativo simples de utilizar e que auxilia consultor e proprietário na gestão da fazenda.

Com o Aegro você faz o registro de todas as atividades diretamente do campo, mesmo sem internet. O sistema gera relatórios automatizados de gestão e operacional da fazenda.

Marco Antônio diz que a implementação de um software como o Aegro permite juntar a realidade da fazenda com a tecnologia, proporcionando mais transparência à gestão.

Os dados ficam sempre disponíveis ao produtor, que pode acompanhar de perto as atividades de todas as áreas da fazenda. Desse modo, a participação dele na gestão da fazenda também será maior e mais produtiva.

demonstrativo do Aegro, guia de custo realizado do software de gestão agrícola

Exemplo de relatório visualizado com o Aegro

5º Treinamento

Toda mudança requer tempo, paciência e treinamento.

Ao implementar em uma propriedade uma nova ferramenta de gestão, realizar treinamentos junto ao produtor e os funcionários que terão acesso às informações disponíveis é fundamental.

Chegar em uma fazenda com projeto pronto e já iniciar a utilização do aplicativo de dados, sem conhecer o modo que a propriedade funciona e sem dar o treinamento adequado, a participação conjunta não irá ocorrer.

Além disso, após o término do seu projeto, a implementação de qualquer sistema pode falhar, pois não houve capacitação das pessoas para desempenhar as funções necessárias.

Para Santana, uma parte essencial do treinamento é gerar uma rotina empresarial dentro da fazenda e, assim, transformar a fazenda em uma empresa rural.

Portanto, antes de iniciar a reestruturação do sistema de gestão, faça treinamentos com o produtor e funcionários, para que fiquem familiarizados com o novo sistema.

Benefícios de uma boa gestão 

Ter um bom relacionamento profissional com o produtor é o primeiro passo para fidelizar o produtor e fazer com que ele participe da gestão.

Assim, os benefícios dessa parceria irão surgir como, por exemplo, economia com insumos, minimização de perdas e melhoria das operações realizadas.

O produtor, no decorrer da consultoria, tem que ser capaz de aprender com você a verificar os problemas que irão surgindo no dia a dia e, assim, solucioná-los com maior eficiência.

“Uma boa consultoria organiza os sistemas de gestão da fazenda e ensina o produtor a manter esse sistema em funcionamento”, diz Marco Antônio Santana.

Conclusão

A participação do produtor na gestão da fazenda facilita o desenvolvimento do projeto de consultoria.

A inserção do produtor nas etapas de mudança e nas decisões, aumenta a chance de sucesso da consultoria.

Estar presente e disponível para treinamentos e reuniões no decorrer do projeto, gera mais confiança e participação do produtor no seu trabalho.

Conheça os problemas e as preocupações do produtor, saiba do que ele precisa e mostre a ele como a parceria de vocês irá gerar lucratividade!

Marco Antônio Santana é consultor agrícola em Mato Grosso e parceiro Aegro.

Restou alguma dúvida sobre como fazer com que o produtor participe da gestão da fazenda junto ao consultor? Conheça nosso programa de parcerias aqui!