Gestão agrícola: entenda porque ela é o caminho para aumentar a lucratividade e minimizar os custos em sua fazenda!

Não ter uma visão clara e estratégica do próprio negócio é um problema para você? Ao final da safra, é difícil saber com certeza quanto teve de rentabilidade com a lavoura?

Uma boa gestão agrícola permite que você tenha um controle mais preciso das operações e trace estratégias para reduzir custos e aumentar a lucratividade da fazenda.

Mas por onde começar a gestão agrícola? Quais ferramentas podem ajudar a tomar decisões mais certeiras? Confira!

O que é gestão agrícola?

A gestão agrícola é o processo para administrar uma propriedade rural com o objetivo de otimizar todo o planejamento da produção agrícola. Isso envolve desde o preparo do solo à colheita, gestão orçamentária, controle da frota e estoque, até a venda dos produtos.

Ela auxilia na organização mais eficiente da empresa rural, visando principalmente lucratividade e minimização de custos. Além disso, possibilita um melhor controle sobre as operações da fazenda e, consequentemente, maior produtividade.

Com dados precisos em mãos, você consegue saber quais insumos comprar, quanto comprar, quando plantar e por quanto vender sua produção.

Na prática, utilizando a gestão agrícola, você transforma dados em lucro, pois, consegue traçar estratégias certeiras e realizar um melhor planejamento da safra. Isso também diminui seus riscos.

foto no campo que mostra os braços de uma pessoa com moletom cinza segurando um tablet na horizontal que mostra na tela uma planilha de gestão agrícola

(Fonte: Norte Agropecuário)

Sabendo efetivamente todos os custos envolvidos e tendo uma visualização facilitada das operações da fazenda, as etapas de produção ficam mais organizadas e ágeis. Isso simplifica o controle da propriedade, proporciona mais efetividade no manejo e mais qualidade da produção.

Levando em conta os benefícios, você já deve ter observado que a gestão agrícola não é um diferencial e sim uma necessidade de toda empresa rural, independente do tamanho. Ela deve ser vista como uma aliada, pois proporciona menores custos e maior rentabilidade a você!

bot diagnóstico Aegro

Desafios da gestão agrícola

A boa gestão agrícola é uma necessidade de toda empresa rural que busca alcançar melhores resultados.

Mas, na prática, ainda há muitas dificuldades quanto à adoção de medidas que propiciem esse gerenciamento efetivo.

Estoque e armazenamento

Saber realmente o que se tem em estoque é um dos grandes desafios no campo. Afinal, é necessário ter um controle total sobre as entradas e saídas de diversos itens e estar atento quanto às futuras aplicações para garantir que não falte produto.

No dia a dia, não é fácil gerir todas as etapas da produção e ainda pensar em abastecer planilhas para gerar relatórios. Mas você pode contar com ferramentas como um software de gestão agrícola para te ajudar nessa tarefa.

Gestão Financeira

Esse certamente é um dos maiores desafios do setor! É preciso saber separar os custos da sua empresa rural dos seus gastos pessoais e fazer a administração correta.

A gestão financeira envolve desde o pagamento de impostos e funcionários, à compra de insumos. Por isso, ter bem organizada essa etapa é fundamental para gerar lucratividade para a empresa rural.

Aumento da produtividade

Alcançar uma produtividade melhor envolve diversas variáveis tanto operacionais (escolha da melhor semente, preparação adequada do solo, etc.) quanto administrativas (melhor gestão dos insumos, por exemplo).

É preciso ter uma visão clara do todo da fazenda para conseguir resultados melhores e a gestão agrícola é fundamental nesse processo.

Outros desafios que você pode ter aí na sua fazenda são:

  • Não visualizar a fazenda como uma empresa rural;
  • Falta de tempo para preencher planilhas;
  • Não ter uma pessoa com conhecimento em finanças;
  • Não realizar um planejamento para gastos e investimentos a longo prazo;
  • Ignorar o planejamento para a próxima safra e vendas futuras.

Áreas da gestão agrícola: como elas funcionam na sua fazenda?

A gestão agrícola envolve diversas áreas, cada uma delas com impacto direto na produção e nos resultados da sua empresa rural.

A fazenda deve ser encarada como um negócio que precisa ser rentável, por isso, cada área precisa de atenção!

Produção

Essa é uma das áreas dentro da gestão agrícola que merecem olhar mais atento. Nesse setor, você deve se preocupar com a parte técnica do sistema de produção. 

Quais são os recursos necessários para a implementação, desenvolvimento e colheita dos cultivos?

Planeje-se para que a produção seja eficiente e tenha os melhores resultados. Conte com apoio de engenheiros agrônomos especializados para o acompanhamento e recomendação de sua propriedade.

Cada detalhe no manejo pode fazer a diferença em sua produtividade!

Finanças

Ter um bom controle dessa área permite visualizar como está sua situação financeira da fazenda: quantas entradas, saídas, qual a rentabilidade por área e por talhão. Ou seja, é uma área fundamental para o sucesso da fazenda! 

Esse setor também é responsável por verificar a possibilidade de novos investimentos. Quando administrado de forma correta, permite alcançar mais lucratividade e atingir crescimento.

Caso você não tenha um contador, invista em uma consultoria contábil! Ela irá auxiliar muito em seu dia a dia. 

Gestão de pessoas

A gestão de pessoas está ligada à profissionalização do agronegócio! Gerir bem os recursos humanos consiste em várias estratégias para atrair e manter bons profissionais.

Uma boa gestão de pessoas envolve seleção de funcionários, programas de treinamento e desenvolvimento do capital humano.

Já dizia o professor Dirceu Gassen: a lavoura responde ao manejo e quem faz todos os manejos são pessoas. No final das contas, são as pessoas que importam!

Quando se possui uma boa gestão na fazenda, o trabalhador “veste a camisa” e possui interesse em ver a propriedade crescer. Por isso, invista em sua equipe para uma boa gestão agrícola: ela é fundamental!

infográfico sobre gestão de pessoas que envolve motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e competência e treinamento e desenvolvimento.

(Fonte: Soften)

Comercial

Essa é a área dentro da gestão agrícola que responde pelo contato com clientes e distribuidores. É responsável por definir, juntamente com o financeiro, quais os melhores contratos de venda, além de identificar quais as melhores opções de comercialização do produto final.

Essa área deve estar atenta não apenas ao mercado interno, mas ao externo também, acompanhando as oscilações de preços, demanda dos produtos e possíveis contratos de comercialização.

Como melhorar a gestão agrícola?

Fazer a gestão da fazenda fica mais fácil quando os dados estão centralizados e podem ser visualizados de forma simples e rápida. Ferramentas digitais ajudam muito nesse processo.

O Aegro é um software que une a rotina da lavoura à gestão financeira para te oferecer mais controle sobre o processo produtivo. Com ele, você planeja e acompanha a trajetória completa da safra. 

Dados relativos a técnicas de manejo, estoque e contas a pagar ficam centralizados no mesmo sistema. A qualquer momento, você pode gerar análises detalhadas de custo e rentabilidade com base nas informações que inseriu no Aegro.

gestão agrícola Aegro

Outra vantagem do software é que ele está disponível para computadores e celulares. A versão para celular funciona mesmo sem internet, permitindo que você faça lançamentos diretamente do campo.

Conheça as principais funcionalidades do Aegro:

  • planejamento de safra
  • gestão financeira rural
  • máquinas agrícolas
  • caderno de campo
  • controle de estoque
  • comercialização
  • imagens de satélite e NDVI
  • monitoramento de pragas (MIP)
  • livro Caixa Digital do Produtor Rural

Peça uma demonstração do Aegro e aproveite todas essas funcionalidades na sua fazenda.

Conclusão

A gestão agrícola é peça-chave para alcançar altas produtividades.

Mostramos neste artigo o que é a gestão agrícola, sua importância no dia a dia do campo e como ela é necessária em sua empresa rural.

Você pode conferir também informações sobre algumas áreas que a gestão agrícola engloba e como melhorar o gerenciamento da sua fazenda!

Como você realiza a gestão agrícola em sua propriedade? Qual é sua maior dificuldade? Adoraria ver seu comentário abaixo!