Gestão de custos: veja como começar a gestão efetiva, controlando melhor a fazenda e sabendo para onde seu dinheiro está indo
Como pensar em expansão dos nossos negócios sem saber quanto de dinheiro realmente temos?
A gestão de custos da propriedade pode parecer ser algo trabalhoso e talvez menos importante que o anseio de produzir cada dia mais. Mas é com ela que conseguimos enxergar para onde nosso dinheiro está indo.
Afinal, quais são as atividades que nos fazem desembolsar mais? Quais custos podemos reduzir para aumentar o lucro?
Não espere a safra acabar para começar a tabular os custos da sua propriedade rural. Confira aqui como começar a gestão de custos e entenda os benefícios dessa prática.
Índice do Conteúdo
O que é gestão de custos?
A gestão de custos no meio agronômico pode ser explicada como o conhecimento de todos os custos envolvidos na atividade agrícola. Essa gestão também envolve controlar os custos durante o processo produtivo.
Quando não se tem uma gestão de custos bem feita, fica difícil saber se está realmente tendo lucro com a atividade agrícola, por exemplo.
Mas mais importante que o conhecimento e o controle é mudar fatores na produção conforme o andamento da safra e seus custos. Assim, você garante a sustentabilidade da empresa rural e pode fazer planejamentos futuros mais eficientes.
Além disso, abaixo você pode ver efeitos diretos de uma boa gestão de custos:

(Fonte: Folha Vitória)
Nem sempre é fácil ter o conhecimento real dos custos de produção agrícola. Isso exige registros constantes e diversas informações das operações agrícolas.
Vou explicar melhor como realizar e facilitar essa gestão de custos a seguir!

Importância da gestão de custos da fazenda
A gestão dos custos da fazenda é tão importante quanto o manejo correto do plantio ou da colheita.
Pode parecer simples em seu conceito, porém requer certa prática e habilidade para ser realizada da maneira correta.
A venda do produto agrícola, por ser commodity, segue o preço praticado pelo mercado.
As commodities são basicamente produtos de qualidade e características que não são diferenciadas de acordo com quem os produziu ou sua origem.
Por isso, seu preço de venda é igual para todo o mercado, sendo determinado pela oferta e procura internacional.
Frente a isso, fica claro que é preciso realizar a gestão dos custos para o aumento do lucro na fazenda.
Como os preços dos produtos obedecem os preços determinados pelo mercado e a lei da oferta e demanda, apenas com uma redução de custos, os produtos podem se tornar competitivos nesse cenário.
Como começar a gestão de custos
A administração de custos pode ser realizada de diversas maneiras na fazenda.
O principal fator aqui é registrar todos os gastos. Para isso tenho 4 dicas:
- Tenha um controle do estoque, com o registro de tudo que foi gasto com os produtos ali guardados;
- A cada operação agrícola peça para o operador anotar quanto foi utilizado de cada insumo;
- Tenha registrado também o custo do serviço de terceiros, manutenção de máquinas agrícolas, e outros;
- Mantenha todos esses registros em local seguro e, de preferência, em um só lugar, permitindo a visualização do todo da fazenda.
Gestões tradicionais envolvem a utilização de planilhas eletrônicas, como o Excel, e as mais desenvolvidas utilizam softwares de gestão agrícola.
Você pode começar sua gestão de custos com uma planilha de fluxo de caixa gratuita que preparamos. Para baixá-la, clicando na imagem abaixo!
Ambas as ferramentas, planilhas ou softwares, se bem manuseadas, proporcionarão o mesmo resultado final. A diferença entre elas é o tempo despendido para tal.
Simplifique sua gestão com tecnologia
Alguns softwares como o Aegro facilitam muito a rotina do produtor rural, pois permite que a gestão custos e operacional da fazenda seja feita em um único lugar.
O planejamento da safra, o registro de atividades de manejo, o controle de estoque e o fluxo de caixa ficam completamente integrados no sistema.
Desta forma, você consegue visualizar a trajetória do seu dinheiro ao longo de todo processo produtivo. Fica muito mais simples de visualizar problemas e soluções que antes eram impossíveis de enxergar.
Organização de um fluxo de caixa extenso no Aegro
Você pode descobrir, por exemplo, onde o custo realizado extrapolou o custo orçado ou quais foram os talhões mais produtivos da lavoura. Tudo isso em alguns cliques.
Além do mais, as informações são armazenadas na nuvem. Isso representa maior segurança para os dados da fazenda e permite que você acesse o software a qualquer momento, pelo computador ou celular.
Confira algumas opções para começar a gerenciar a sua propriedade rural com o Aegro:
- Teste grátis do sistema completo por 7 dias (clique aqui);
- Aplicativo gratuito para celular Android (clique aqui);
- Aplicativo gratuito para celular iOS (clique aqui);
- Utilize seus Pontos Bayer para contratar a versão completa do Aegro (clique aqui).
Como classificar custos e ter uma gestão melhor
Os custos podem ser divididos em fixos e variáveis, sendo o custo total de produção composto pela soma de todos os recursos utilizados.
Custos fixos são aqueles que não irão variar de acordo com a quantidade produzida. Podem ser classificados como: pagamentos rotineiros de contas, fornecedores, funcionários, aluguel, terras, equipamentos, máquinas, entre outros.
Principais itens que compõem os custos fixos são:
- Depreciação;
- Juros sobre capital investido;
- Capital investido em terras;
- Seguro sobre o capital fixo;
- Mão de obra permanente;
- Taxas e impostos fixos .
Os custos variáveis são aqueles que irão variar de acordo com a quantidade produzida. Eles estão relacionados a todos os fatores utilizados no processo produtivo, como se fossem as “matérias-primas”.
Podem ser classificados como gastos com sementes, fertilizantes, defensivos, serviços de máquinas e equipamentos etc.
Principais itens que compõem os custos variáveis
- Reparo de máquinas e equipamentos;
- Implementos e utensílios;
- Mão de obra temporária;
- Insumos;
- Transporte externo;
- Armazenagem.
Com o Aegro você consegue visualizar seus custos em diferentes categorias, de forma organizada e fácil de entender
Mais informações a respeito dos custos de produção agrícola podem ser acessados neste documento da Conab.
Como já comentamos você deve registrar todos os seus gastos. Se esse registro seguir as categorias que mostrei aqui, você conseguirá ter uma gestão ainda melhor.
Assim você identifica com maios facilidade para onde está indo seu dinheiro e como ajustar seus investimentos para ter mais retorno.
Contabilidade rural
Nem sempre as empresas que mais produzem são as que possuem a maior margem de lucro. Hoje, a sua empresa é a sua fazenda – e é importante você enxergá-la como tal.
Uma empresa que vende produto ou serviço sempre se atenta para a contabilidade. Não pode ser diferente na empresa rural.
A contabilidade rural nada mais é que o conhecimento e interpretação das movimentações financeiras (entradas pelo volume de vendas e saídas pelos custos). Por isso, a gestão de custos é parte da contabilidade rural.
O uso desses dados e informações gerados, com base na análise de todos os custos, é uma excelente ferramenta de melhoria na parte financeira das unidades produtivas.
Decisões a respeito de expansão ou melhorias das atividades econômicas podem ser implantadas com embasamento em tais informações técnicas e econômicas. Quem conhece bem seus custos e faturamentos dos negócios consegue gerenciar a propriedade de forma mais clara e objetiva.
A contabilidade rural te auxilia a conhecer o comportamento dos preços dos insumos gastos em suas propriedades, além de entender os custos das safras passadas. Com posse de tais informações e observando os principais custos de produção, o planejamento das ações futuras pode ser realizado para aumentar a rentabilidade.
Confira como o produtor de soja Fernando economizou pelo menos 5% em custos da safra com gestão tecnológica da fazenda, acesse aqui.
Conclusão
Não existe negócio pequeno ou pequeno produtor, existem produtores que não fazem gestão da fazenda e, por isso, lucram menos.
Todo negócio deve ter seus custos de produção registrados, sabendo exatamente para onde o dinheiro está indo. E, com a agricultura, não pode ser diferente.
Com o que vimos aqui, você conseguirá começar essa gestão de custos o quanto antes, iniciando o controle da fazenda. Aproveite as dicas, as planilhas grátis e boa gestão!
Você realiza a gestão de custos da sua empresa rural? Tem dificuldade na hora da organização dos dados na planilha? Deixe seu comentário abaixo!