Laboratório de análise de solo: saiba por que esta escolha deve ser correta

Laboratórios de análise de solo: importância de fazer análises, quais podem ser realizadas, como escolher o laboratório, como fazer coleta de solo e mais.

A adubação é um dos maiores custos da lavoura. Porém, é possível obter o retorno desse investimento com uma análise de solo bem feita.

Fundamental para a produtividade da fazenda, a adubação deve se basear na análise de solo.

Portanto, para ter um retorno do seu investimento em adubação, você precisa acertar na seleção do laboratório de análise de solo.

Neste artigo, vou mostrar como escolher laboratórios confiáveis para realizar essa etapa tão importante para a sua lavoura. Confira:

Qual é a importância da análise do solo?

As plantas são produtos do solo, já dizia Ana Primavesi.

Por isso é tão importante identificarmos a fertilidade do solo — é ele o fator principal para a qualidade e produtividade da lavoura.

A análise química do solo traz informações valiosas, como capacidade de troca de cátions (CTC), matéria orgânica, pH e outros.

Esses fatores são a base para recomendarmos a correção e adubação necessária.

Da mesma forma que um médico pede exames para fazer o melhor diagnóstico, nós precisamos das análises de solo para avaliar sua saúde química, biológica e física.

Com o diagnóstico em mãos, o produtor consegue realizar as operações e correções necessárias para que as plantas possam atingir altas produtividades.

Quais são os tipos de análises de solo?

A ideia central desta análise é que você tenha conhecimento das atribuições químicas, físicas e biológicas do seu solo — e que são essenciais para você fazer uma correção mais precisa.

No geral, existem três tipos de análise do solo, a química, física e biológica, e dentro de cada uma destas análises podem ser avaliados diferentes parâmetros que fornecem informações para saber como está o solo.

  • Análise química: são quantificados os macronutrientes e micronutrientes presentes no solo, como também do Al (elemento tóxico às plantas) e do pH do solo.
  • Análise física: é possível determinar a granulometria do solo, densidade do solo e de partículas, porosidade (macro, micro e total) condutividade hidráulica, retenção de umidade e estabilidade de agregados. Um dos principais resultados determinados são as porcentagens de argila, silte e areia das amostras, importante para o manejo correto do solo.
  • Análise biológica: são realizadas análises de alguns parâmetros que são relacionados aos microrganismos do solo, que são importantes na decomposição da matéria orgânica do solo.

Realizar todas estas análises e com todos os parâmetros nem sempre é necessário ou possível.

Realizar anualmente análises químicas completas e em profundidade pode ser oneroso. Por exemplo, você pode realizar apenas uma vez a análise física do solo, para avaliar sua quantidade de silte, argila e areia. 

Entretanto, é recomendado fazer ao menos a análise química de 0-10 e 10-20 contendo as informações de CTC, soma de bases, saturação por bases, teores dos macronutrientes, pH, teor de alumínio e teor de matéria orgânica.

Outra análise importante a ser feita é a de caracterização do solo, onde por meio dela é definido qual o tipo de solo de seus talhões.

Desse modo, é possível fazer recomendações mais corretas de fertilizantes, corretivos e outros manejos, que visam melhorar a qualidade do solo e favorecer a produção.

Como escolher bons laboratórios para análise de solo

Para se ter uma idéia, são mais de 400 laboratórios de solo existentes no Brasil.

Existem muitos bons laboratórios, e isso vem se consolidando ainda mais com as ações de instituições públicas, que asseguram a confiabilidade das análises realizadas.

O IAC implementa o Programa Anual Ensaio de Proficiência — e você pode conferir aqui os laboratórios participantes por região.

A Embrapa Solos, por sua vez, possui o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Confira os laboratórios credenciados.

A entrada de um laboratório nesses programas aumenta a confiabilidade das suas análises.

Todos os laboratórios idôneos têm um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo responsável pelo laboratório e pelas análises realizadas.

Busque outras informações relevantes sobre o laboratório:

  • Preço das análises;
  • Prazo de entrega do resultado;
  • Orientações de amostragem;
  • Procedimento para o envio das amostras, como embalagem, acondicionamento, identificação das amostras e outros;
  • Disponibilidade dos resultados online.

Como foi abordado anteriormente, há três tipos de análises de solo realizáveis pelos laboratórios, e, dentro de cada tipo, pode haver diferentes variáveis — o que determina o preço de cada análise.

Para entender melhor o custo das análises, veja a figura abaixo:

Química para fins de avaliação da fertilidade do solo
Química para fins de avaliação da fertilidade do solo
(Fonte: Laboratório de Análises de Solo da Esalq/USP)

Pela tabela, é possível observar que o valor da amostra vai aumentando conforme a análise se torna mais completa, pois avalia mais parâmetros.

O valor das análises, além de ser variável conforme o solicitado, também é diferente entre os laboratórios. Por isso, pesquise na sua região quais laboratórios são confiáveis e faça uma consulta de preços.

Importância da amostragem para avaliação do solo

Ao entender a importância de analisar o solo, é preciso saber que nenhum laboratório elimina o erro de uma amostragem mal feita!

Por isso, após escolher um laboratório de solo, busque as informações citadas acima, a respeito da amostragem.

As amostras devem ser coletadas de modo correto, e precisam ser representativas do talhão amostrado. 

Muitos produtores podem achar caro as análises, e com isso deixam de fazer ou realizam poucas amostras por área, o que gera resultados pouco precisos do solo.

No nosso texto “Análise química do solo: o porquê da sua realização”, está descrito o passo a passo de como dividir sua área e retirar amostras de solo representativas para serem enviadas ao laboratório.

Entretanto, atualmente muitos laboratórios ao serem contactados, já apresentam uma equipe treinada, com equipamentos adequados para a retirada das amostras. Assim, o laboratório faz a divisão da área, a coleta das amostras e já encaminha para análise.

O ideal é coletar as amostras na entressafra de culturas anuais, e após a colheita em áreas com culturas perenes, sendo recomendado fazer isto anualmente para verificar as diferenças que ocorreram no solo.

Isso porque a fertilidade do seu solo é consequência direta do material de origem, mas também do seu histórico de práticas e manejo.

Interpretando os resultados das análises do solo 

Feito corretamente todos os procedimentos descritos acima, os resultados apresentados pelo laboratório serão representativos da sua área, agora é preciso outro ponto de atenção: a interpretação!

Em uma análise de solo, interpretar as informações obtidas demanda atenção e conhecimento, e para ajudar os responsáveis das fazendas com estas interpretações de análises a Embrapa lançou o Guia Prático para a Interpretação de Resultados de Análise de Solo.

Neste guia são apresentados os conceitos que orientam a interpretação dos resultados de análise de solo para fins de recomendação de fertilizantes, mostrando os valores de referência utilizados pela rede Embrapa de Laboratórios, como pode ser visto abaixo:

Interpretação de solo Embrapa
Valores utilizados para interpretar resultados de análise de solo utilizando-se os métodos da rede Embrapa de Laboratórios
(Fonte: Embrapa)

Entender a análise é o primeiro passo da interpretação, o próximo é a recomendação de adubação, calagem e gessagem.

Para recomendação, principalmente de adubação, cada estado tem seu manual ou boletim que auxiliam os produtores, isto porque cada recomendação é baseada em estudos e pesquisas desenvolvidas para a região, levando em consideração o solo, clima e manejos da região.

Além disso, cada manual ou boletim recomenda a adubação específica para as principais culturas semeadas no estado.

Por isso, após receber sua análise de solo, tenha em mãos o boletim ou manual do seu estado, e busque auxílio com seu engenheiro agrônomo.

Adubação mineral de plantio
Exemplo de recomendação de adubação para a cana-de-açúcar segundo boletim 100 (estado de São Paulo)
(Fonte: Edisciplinas)
Banner para baixar o kit comparativo de custos de safra

Conclusão

Neste texto, vimos que os laboratórios de análise de solo devem ser escolhidos corretamente para evitar perdas, por falta ou excesso, na aplicação dos fertilizantes.

Você também viu que os laboratórios de solos realizam diferentes tipos de análises, e que essas avaliações variam conforme as informações desejadas pelo produtor.

Este artigo também mostrou que uma amostragem de solo correta é o primeiro passo para um resultado confiável. O segundo é realizar as análises em um laboratório confiável.

Por fim, vimos que interpretar e recomendar uma adubação, calagem e gessagem adequadas é fundamental para que sua análise de solo resulte em aumento da produtividade.

>> Leia mais:

O manual rápido do manejo de boro nas plantas

O que é e por que investir na análise microbiológica do solo

Gessagem: tudo o que você precisa saber sobre esta prática agrícola

Como analisar o DNA do solo pode te ajudar a prevenir problemas e fazer um manejo mais efetivo da lavoura

Gostou do texto? Assine nossa newsletter e receba mais textos sobre manejo da lavoura em seu e-mail.

Atualizado em 16 de agosto de 2023 por Carina Oliveira

Sou engenheira-agrônoma formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre em Sistemas de Produção (Unesp), e doutora em Fitotecnia pela Esalq-USP.

8 thoughts on “Laboratório de análise de solo: saiba por que esta escolha deve ser correta

  1. Adorei a informação o conteúdo está com qualidade e uma ótima estrutura. Saber o que há no solo, é uma etapa muito importante de base para qualquer atividade agrícola.

    • Oi Caroline. Obrigada! Conhecer os atributos de seu solo é fundamental, e espero que o artigo tenha trazido boas informações para a escolha do laboratório. Continue acessando nosso blog para ver mais conteúdos assim. Um abraço!

  2. Ola.
    Adorei o conteúdo e me deixou bastante interessado, no entanto gostaria de saber se pode me ajudar com o projecto que estou a desenhar sobre a criação de um laboratório de analise de solo e planta.
    Eu vivo em uma das província de Moçambique, um pais da África.

    • Boa tarde Luiz, sim você precisa de ajuda de um técnico para fazer a recomendação da adubação nescessária. Vou lhe passar o contato de uma empresa júnior que trabalha forte nessa área.
      ECAPE JR de Pelotas
      015 53 99932-6754.

  3. olá evelise,como vai?Onde posso aprender a analisar solos em laboratorio?Pesquiso e pesquiso e não acho nenhum lugar no brasil onde possa fazer um curso sobre isso.Será que só fazendo agronomia ou uma pós nesse tema é que posso ter a oportunidade de aprender?obrigado

  4. Olá bom dia, parabéns pelo conteúdo, muito rico e me ajudou muito, tenho uma dúvida, para o plantio de curcubitaceas (abóbora moranga) as análises de solo, no caso amostragem e envio ao laboratório pode ser feita durante a colheita da safra? Gostaria de fazer rotação com pastagem na área, então o período para recomendar e corrigir é muito curto! Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *