Com aplicativo de gestão agrícola e consultoria, produtor de soja melhorou administração da fazenda e garantiu melhor preço de venda da soja

Atingir um bom preço de venda da safra é sempre uma preocupação. Outra é saber quando, de fato, os patamares compensam para negociar e obter lucro com a produção.

Será que os preços oferecidos hoje são suficientes para cobrir os custos da lavoura

Vender agora é uma boa ou melhor esperar o mercado se aquecer mais? E se não aquecer, compensa vender quando os preços derem o primeiro sinal de que vão cair?

Realmente, não dá para ter sob controle o mercado. Já os preços da sua produção, sim. E foi o que fez o produtor Lídio Chiapinotto. 

Com gestão agrícola e apoio de uma consultoria, ele redefiniu os rumos da fazenda que administra e alcançou uma margem de lucro 23% maior na negociação da safra de soja 2020/21. 

A seguir, entenda tudo o que mudou na fazenda e como foi possível alcançar esses resultados!

Fazenda em ordem com gestão agrícola

O produtor Lídio Chiapinotto é um dos responsáveis pela condução da Agrícola Irmãos Chiapinotto, propriedade localizada na região de Jaciara, Mato Grosso. 

A fazenda de 2.800 hectares produz soja e milho safrinha, além de culturas para rotação e palhada, como milheto, crotalária e chia.

Fazer a gestão da propriedade e ter sob controle todas as entradas e saídas financeiras era a maior dificuldade na administração da fazenda. A família não conseguia identificar com certeza o quanto gastava na operação agrícola, quanto lucrava e qual atividade era mais rentável na fazenda.

Alcançar bons resultados era cada vez mais difícil e tomar qualquer decisão era baseada menos em dados e mais em “achismos”. Foi então que Chiapinotto buscou ajuda do consultor agrícola Marco Antônio Santana. 

“A gente precisava resolver a gestão, a organização da fazenda, porque, enquanto produtor, nós temos experiência de vida, da lida no campo, mas há muita dificuldade em fazer essa gestão”, resume o agricultor.

Com o trabalho do consultor, inicialmente toda a parte gerencial da fazenda foi organizada baseada em planilhas de Excel, que passaram a ser alimentadas por um familiar. Mas, com o fim da consultoria e o passar do tempo, a organização dos dados e visualização dos resultados voltou a ser um problema na propriedade.

“As coisas começaram a se agravar e foi aí que o Marco voltou para poder dar assistência e apresentou o Aegro. Ele me mostrou o programa, me explicou, e eu fiquei entusiasmado! Falei com os sócios e a gente passou a usar o sistema e está sendo um sucesso”, afirma Chiapinotto.

Com o software de gestão agrícola, os dados passaram a ficar mais organizados e os resultados na propriedade foram imediatos, como veremos a seguir.

produtor e consultor no campo encostados na carroceria de uma caminhonete vermelha - Lucro histórico com gestão agrícola

O consultor rural Marco Antônio Santana (à esq.) e o produtor Lídio Chiapinotto: Aegro ajuda a monitorar toda a atividade operacional e financeira da fazenda

Dados ajustados, planejamento certeiro

O uso do Aegro na Agrícola Irmãos Chiapinotto começou há três anos e, desde então, os resultados de toda a atividade agrícola são acompanhados bem de perto pela família.

“Hoje a gente tem uma visualização precisa, não trabalhamos com achismos. A gente leva bem ‘na rédea’, alimentamos todas as informações e, por isso, temos certeza das coisas”, diz Lídio Chiapinotto. 

Toda a inserção de dados de atividades operacionais e financeiras é feita pelos próprios familiares, que foram treinados por Marco Antônio. Depois de lançadas as informações, o consultor faz a auditoria dos dados, analisa e interpreta os relatórios.

Assim, aliando o uso do sistema de gestão agrícola e a consultoria, foi possível identificar onde havia despesas que poderiam ser eliminadas e fazer planejamentos para novos investimentos em culturas e máquinas, por exemplo.

“A gente conseguiu eliminar gastos desnecessários e hoje temos planejamento de gasto, de orçamento e até de conservação de máquina. Com o Marco (consultor), conseguimos fazer o planejamento de tudo o que será gasto e como vai ser gasto para ter retorno”, afirma Lídio Chiapinotto.

Antes, todas as despesas de produção eram contabilizadas no custo da soja. Hoje, as operações são divididas entre as culturas para saber qual realmente dá ou não lucro. 

“A crotalária, por exemplo, a gente planta para evitar doença de solo, mas tem um custo e um resultado para a próxima safra. Hoje a gente faz esse plantio sabendo o quanto vai custar, o quanto vai economizar com produto, por exemplo, e se vai ter muito ou pouco risco”.

Com informações precisas, é possível tomar decisões certeiras e que tornam o negócio mais rentável. Assim, a família conseguiu negociar parte de sua produção de soja com uma margem de lucro histórica!

Mais lucro na negociação da soja 

Com a consultoria de Marco Antônio e utilização do Aegro, a família Chiapinotto hoje sabe exatamente quanto custa produzir cada saca de soja na fazenda. Isso permite decidir quando o preço da commoditie está ou não satisfatório para fazer a venda. 

“Antes era tudo no ‘acho que o preço está ou não está bom’. Agora a gente tem custo de produção, sabe qual é o valor mínimo de venda, e ‘vamos atrás do mercado’ para balizar em um certo valor”, afirma o produtor. 

Com uso do Aegro, a fazenda hoje mantém um amplo histórico de dados. E, com a certeza de todos os custos e rentabilidade, foi possível que a Agrícola negociasse grande parte da produção da safra de soja 2020/21 com a melhor margem de lucro dos últimos anos: 23% acima dos resultados anteriores. 

“Hoje temos certeza de que vendemos com lucro e com resultado muito melhor do que os anteriores porque temos um histórico. Antes, a gente deixava o bonde passar e passava o lucro, passava tudo”, afirma Chiapinotto.

imagem que mostra controle automatizado de custos, produtividade e lucro da safra com o aplicativo Aegro

Controle automatizado de custos, produtividade e lucro da safra com o aplicativo Aegro

“O produtor ainda trabalha muito na espera de quando o preço vai começar a cair para vender a produção, porque não sabe quando compensa vender. Hoje o preço está bom, mas amanhã ou depois uma notícia pode derrubar de uma vez e aí, se ele tinha lucro certo e ficou segurando a venda, perdeu”, diz o produtor.

Uma empresa rural de fato

O trabalho de consultoria desenvolvido por Marco Antônio Santana na Agrícola Irmãos Chiapinotto, em parceria com o software agrícola Aegro, permitiu à propriedade se tornar uma empresa rural de fato.

“O maior problema na propriedade era entender todos os custos e melhorar os processos da fazenda, principalmente de compra de insumo e a venda dos produtos. Precisávamos saber quanto realmente custava para produzir e se a atividade estava sendo rentável ou não”, comenta o consultor.

Marco Antônio organizou o lançamento de dados da fazenda e, com a visualização de informações como estoque, atividades agrícolas, etc., facilitada, todo o processo ganhou transparência.

A utilização do Aegro, cita o consultor, trouxe ainda celeridade na análise dos dados, além de ter a simplicidade que o produtor precisa na visualização de todas as informações da fazenda.

Para que o lançamento de dados fosse facilitado, o consultor treinou os sucessores da propriedade e passou a fazer a auditoria das informações. As análises dos relatórios é feita conjuntamente por ele e pelos proprietários da agrícola.

“Isso traz transparência, que é fundamental em uma gestão compartilhada. Além disso, envolvemos os sucessores, dando funções e responsabilidades na propriedade, e de fazenda, passou para empresa rural sustentável a longo prazo”, afirma.

consultoria Aegro

Conclusão

O mercado tem muitas variáveis que podem ou não ser favoráveis à venda dos produtos agrícolas. Por isso, saber o custo de produção é fundamental para decidir em qual momento negociar a safra com garantia de lucro.

A utilização de um software de gestão agrícola permite que consultor e produtor tenham acesso, de forma rápida e precisa, a dados que embasam essa decisão de venda.

Neste artigo, vimos como esse processo ocorreu na agrícola Irmãos Chiapinotto e como a consultoria foi fundamental no ajuste de toda essa operação.

Marco Antônio Santana é consultor agrícola em Mato Grosso e parceiro Aegro.

Quer saber como melhorar a gestão da sua fazenda ou ampliar os serviços de sua consultoria? Peça uma demonstração do Aegro aqui!