Software para produtor rural: veja quais desafios podem ser solucionados com a tecnologia, as vantagens e dicas de como escolher o ideal.

Todos sabem que as fazendas, atualmente, são verdadeiras empresas. E assim como as empresas, as fazendas também necessitam de gestão.

Com o avanço da tecnologia, os softwares estão cada dia mais completos e, com a integração de diversos sistemas, eles podem ajudar e muito na parte organizacional da propriedade rural.

Diferente de uma planilha de excel, o software para produtor rural permite gerar relatórios das atividades e com isso tomar decisões mais assertivas. Também é possível acessar e acompanhar as informações de qualquer lugar do planeta, agilizando diversos processos.

Então, acompanhe neste artigo como os softwares auxiliam no dia a dia do campo e o que já é possível de ser realizado nesses programas. Confira!

Quais os desafios da gestão de uma fazenda?

Quem está à frente das atividades de uma fazenda agrícola, conhece muito bem os centenas de afazeres que são realizados todos os dias.

As fazendas são verdadeiros negócios e os processos operacionais não são diferentes daqueles que encontramos em outras empresas.

Veja algumas das diversas atividades que os gestores se deparam dentro das propriedades rurais:

  • Margem de lucro apertada: as despesas e receitas, assim como o fluxo de caixa devem ser avaliados a todo minuto e frente às baixas margens, pensando sempre em otimizar custos, uma vez que os produtos agrícolas são commodities e as variações comerciais regidas pelo mercado mundial;
  • Controle de estoque: reposição de centenas de produtos e controle de entradas e saídas, em quantidades grandes, o que torna difícil o controle efetivo de cada item;
  • Planejamento de safra: planejamento agrícola, escolha da melhor variedade, época de semeadura, escolha dos talhões a semear primeiro, maquinário a ser utilizado, pessoal envolvido, etc;
  • Gestão da frota: saber os custos realizados de centenas de máquinas, veículos, tratores, colhedoras, transbordo, tempo de reparos, manutenção, substituição de peças, entre outros fatores; 
  • Falta de tempo: o tempo é o fator mais crítico e acaba sendo um dos maiores desafios quando se tem outras atividades na fazenda a serem planejadas, como exemplo: negociação da safra, gestão de funcionários, gestão da frota, chuvas na colheita e no plantio, entre outras atividades presentes no campo.

Frente a estes e mais outros inúmeros desafios presentes no campo, a organização de todo o material da propriedade é essencial para o sucesso da empresa agrícola.

Assim, se não temos os dados tabulados e analisados, as decisões tomadas com pouco embasamento pode levar a fazenda ao fracasso. 

Lembre-se: Enquanto se insiste em trabalhar com base no “achismo” e na subjetividade, a otimização dos processos se torna inatingível.

software para produtor rural

Como um software para produtor rural pode ajudar?

Com o avanço da conectividade e facilidade de integração dos dados, um software de gestão pode ajudar o produtor a ter informações na palma da mão e em tempo real sobre a propriedade rural.

Muitos produtores ficam em dúvida se migram para softwares ou se continuam usando planilhas eletrônicas como o excel.

Um dos pontos que acho importante citar, é que o sistema diminui o tempo que o produtor gasta preenchendo planilhas, visto que esses aplicativos são pensados e programados para serem intuitivos e fáceis de usar.

Além disso, as chances de acontecerem erros no preenchimento dentro do software são pequenas, pois o programa integra diferentes tipos de controles, como por exemplo: uso de insumos com a administração de estoque.

O registro das atividades, bem como dos produtos, variedades e insumos aplicados em cada talhão, podem auxiliar em decisões futuras como a repetição dos procedimentos operacionais nos mesmos locais ou para analisar melhores cenários.

Além da facilidade no uso e organização de todas as informações em um único local, um software pode ajudar profissionais a tomarem decisões mais assertivas.

Isso porque um software agrícola realiza os registros operacionais, financeiros e agronômicos da fazenda, facilitando a visualização desses dados por qualquer pessoa com acesso, além de auxiliar na administração rural da fazenda.

Essa otimização de processos, de acordo com as atividades realizadas, mão de obra empregada, custos de produção agrícola de cada talhão, gestão de estoque, agendamento de manutenções de máquinas, entre outros, facilita a tomada de decisão.

Desta forma, a organização da fazenda em um software rural permite que seja mais simples a sucessão de processos e relatórios a funcionários novos.

Como escolher o melhor software para produtor rural?

Evidentemente não existe um software que atenderá todas as necessidades dos produtores rurais.

Porém, os sistemas presentes no mercado podem ser personalizados para cada usuário, de acordo com as principais necessidades.

O ideal é que na escolha do seu software rural ele seja baseado em nuvem, ou seja, seus dados estejam armazenados na rede e não apenas no notebook ou no celular, assim pode ser acessado de qualquer dispositivo.

Sempre que esses dados forem armazenados em nuvem, tem-se a segurança de que não perderá os arquivos com o furto de equipamentos ou quebra do computador/tablet.

Outro ponto a se atentar: é vital que o software seja simples e intuitivo, uma vez que deverá ser usado por diferentes pessoas (gestores, funcionários, diretores e todo o pessoal da fazenda).

Alguns softwares oferecidos pelas revendas são baseados no uso de seus próprios produtos e costumam ser mais travados em questão de integração com outras plataformas.

Estes possuem, geralmente, recursos limitados a apenas algumas áreas da gestão e costumam ter maiores focos agronômicos com pouca possibilidade de geração de relatórios mais completos.

Por isso, é preciso ter cuidado na utilização de softwares específicos e focados em cada atividade da fazenda, para que não seja preciso dezenas de programas para a criação de relatórios individualizados para cada operação.

Assim, o sistema a ser escolhido deve ser passível de integração com outros sistemas que são utilizados na fazenda.

Além de que o software para produtor rural ideal deve permitir consulta do histórico de informações cadastradas e geração de relatórios completos, sendo que uma análise criteriosa pode ser a diferença entre sucessos e fracassos futuros.

Software Aegro para gestão das fazendas

Uma boa opção é o software Aegro, desenvolvido e pensado justamente para uma gestão mais simples e eficaz das propriedades agrícolas.

O Aegro é baseado em nuvem, com acesso offline e capacidade de integração com outros sistemas da propriedade, além de ser intuitivo e capaz de gerar relatórios que servirão para otimização dos processos dentros das fazendas.

Alguns pontos que podem auxiliar no controle rural são:

Gestão de Patrimônio e Máquinas

  • Gestão de maquinário agrícola
  • Controle de patrimônio
aegro máquinas

Operações Agrícolas

  • Planejamento da safra
  • Planejamento e realização de atividades
  • Controle dos custos da safra e do talhão
  • Resultados da safra e do talhão
  • Integração com Climate FieldView™

Gestão Financeira e Comercialização

  • Fluxo de caixa e extrato
  • Controle de múltiplas contas bancárias
  • Conciliação bancária
  • Contas a pagar e contas a receber
  • Apropriação de custos
  • Gestão de estoque
  • Gestão da produção e armazenamento
  • Controle de vendas
  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de venda e remessa de produção
  • Integração para cotação de seguros agrícolas 
  • Solução para obrigatoriedade do LCDPR

Monitoramento Integrado de Pragas

  • Monitoramento de pragas
  • Mapa de incidência de pragas e nível de controle
  • Catálogo de pragas e nível de controle
  • Operação de monitoramento via aplicativo agrícola de celular
  • Especial para a cultura do algodão: Armadilhamento para o bicudo-do-algodão, inclusive nas bordaduras
software para produtor rural aegro

É possível testar o sistema de gestão agrícola Aegro de forma gratuita, por meio de:

Também existe a possibilidade de utilizar seus Pontos Bayer para contratar a versão completa do Aegro (clique aqui).

Conclusão

Os softwares agrícolas auxiliam na agilidade das tarefas do campo e diferente de uma planilha eletrônica, possibilita a geração de relatórios padronizados que servirão como norteadores de otimização dos processos.

Desta forma, o armazenamento das informações em nuvem facilita o acesso dos dados a todo o pessoal da fazenda, em tempo real, e ainda garante a segurança dos dados ao longo do tempo.

Assim, é evidente que os softwares trazem inúmeros benefícios aos gestores rurais, porém, cabe a cada um escolher aquele que mais se enquadra em seu modelo operacional.

Com a utilização de um software agrícola, as transações de gestores e funcionários ficam facilitadas, uma vez que os campos para preenchimento são pré-definidos e não dependem de planilhas formatadas por cada gestor que venha trabalhar na propriedade. 

Você utiliza algum sistema de gestão em sua propriedade rural? Conhece outros benefícios de software para produtor rural não citados? Restou alguma dúvida? Adoraria ver seu comentário abaixo!