Tratamento de sementes: on farm ou industrial

Tratamento de sementes: o que é, qual é a importância, como é feito, produtos utilizados e muito mais.

As sementes são um veículo de disseminação de patógenos causadores de doenças de grande relevância econômica. 

Sabendo disso, o tratamento de sementes é uma ferramenta indispensável para a produção agrícola. Essa prática assegura a sanidade das sementes e viabiliza a produção em larga escala de diferentes culturas. 

Confira a seguir um pouco mais sobre essa ferramenta agrícola e como realizá-la. Boa leitura! 

O que é o tratamento de sementes?

O tratamento de sementes é uma prática agrícola utilizada no controle de pragas e doenças na fase inicial de desenvolvimento das plantas. 

Trata-se de uma medida bastante eficiente, de caráter preventivo e de baixo custo. 

Essa prática compreende a aplicação de produtos químicos ou biológicos, inoculantes, micronutrientes, bioestimuladores e polímeros nas sementes. 

O objetivo é proteger as sementes contra o ataque de pragas e microrganismos durante o intervalo entre a semeadura e a germinação. Além disso, esse tratamento tem importante papel no manejo de pragas de armazenamento.

Essa estratégia de manejo vem sendo amplamente utilizada nas principais culturas. No Brasil, quase a totalidade das sementes de soja e de milho plantadas são tratadas, principalmente, com fungicidas e inseticidas.

Importância do tratamento de sementes

O tratamento de sementes é uma prática que garante o estabelecimento da população ideal de plantas e favorece o desenvolvimento inicial da lavoura.

A germinação das sementes atrasa quando as condições de semeadura não são favoráveis. Com o atraso desse processo, as sementes ficam expostas por mais tempo ao ataque de patógenos habitantes do solo, como os fungos Fusarium spp. e Rhizoctonia solani.

Dessa forma, o tratamento de sementes é indispensável no manejo integrado de pragas e doenças. Do ponto de vista ambiental, o tratamento apresenta baixo impacto quando comparado ao controle de pragas e doenças realizado via pulverizações foliares. 

No entanto, além dessa medida, é preciso se atentar a outras práticas de manejo, como o preparo do solo, a época adequada de semeadura, a profundidade de plantio e o vigor das sementes para assegurar o sucesso do plantio.

Essa prática impede a disseminação de fitopatógenos para áreas não infestadas. 

Produtos utilizados no tratamento de sementes

Estes são os produtos utilizados no tratamento de sementes:

● inseticidas;

● fungicidas;

● nematicidas;

inoculantes;

● micronutrientes;

● bioestimuladores;

● polímeros.

No tratamento das sementes, sempre utilize produtos com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a cultura.

Composição do tratamento de sementes
Composição do tratamento
(Fonte: CIMMYT em AZ Agronômico)

Como tratar as sementes

Esse tratamento pode ser realizado de duas maneiras: na propriedade, também conhecido como “on farm” (na fazenda); ou de forma industrial (TSI -Tratamento de Semente Industrial).

Abaixo vou explicar melhor sobre cada um desses métodos, confira!

Tratamento de sementes on farm

O tratamento de sementes on farm é realizado na fazenda e apresenta baixo custo quando comparado ao método industrial.

Outra vantagem desse tipo de tratamento é o curto período de exposição das sementes aos produtos químicos. 

Apesar disso, tratar sementes on farm pode apresentar riscos.

Por isso, é importante seguir as normas de segurança e utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI). Durante o tratamento das sementes, o local deve estar limpo e arejado. Também é preciso respeitar a dosagem e o modo de aplicação dos produtos. 

Essas medidas evitam a contaminação do meio ambiente, garantem a eficiência do tratamento e reduzem os riscos de contaminação do trabalhador.

Depois de tratadas, não é recomendado que as sementes sejam armazenadas. É importante que elas sejam semeadas o quanto antes. 

No caso da necessidade de realizar a inoculação das sementes, o indicado é que primeiro seja feito o tratamento químico e, então, a inoculação. Essa medida evita que as bactérias inoculadoras tenham o desenvolvimento prejudicado.

Assim, a inoculação só ocorre depois que as sementes estiverem secas.

Em sementes de soja, o tratamento com defensivos químicos, a aplicação de micronutrientes e a inoculação são operações que podem ser feitas de maneira sequenciada.

Sementes de soja tratadas na fazenda
Sementes de soja tratadas na fazenda
(Fonte: Portal do Agronegócio)

Tratamento de sementes industrial (TSI)

O tratamento de sementes industrial envolve alta tecnologia e tem como principal vantagem a eficiência do processo. 

De maneira automatizada, os produtos são distribuídos na dosagem correta e de maneira uniforme, cobrindo toda a superfície das sementes. Isso garante maior precisão do tratamento.

Além disso, o tratamento industrial reduz os danos mecânicos às sementes. 

Trata-se de um método que garante maior segurança e comodidade para o produtor rural. Além de apresentar baixo impacto ambiental.

Do ponto de vista da segurança operacional, o tratamento industrial apresenta vantagem quanto ao método on farm. Isso porque o tratamento de sementes industrial reduz os riscos de intoxicação dos trabalhadores. Porém, apresenta custo mais elevado.

Outra desvantagem diz respeito ao maior tempo de exposição das sementes aos produtos químicos. Nesse caso, as sementes são tratadas e, depois, armazenadas. Assim, se o tempo de armazenamento for prolongado, a viabilidade das sementes pode ser comprometida. 

Por fim, em nenhuma hipótese utilize sementes tratadas para o consumo animal ou humano.

Entenda a biotecnologia na agricultura e confira as novidades que vêm por aí

planilha de planejamento para milho e soja

Conclusão

As sementes estão sujeitas ao ataque de fungos, bactérias, nematóides, vírus e diferentes pragas. Além disso, elas são veículo de disseminação desses patógenos. 

Dessa forma, tratar sementes é uma ferramenta preventiva e que tem o objetivo de proteger as sementes do ataque de pragas e microrganismos. Essa medida também evita que novas áreas sejam infestadas.

O tratamento de sementes pode ser feito on farm, ou seja, na propriedade, ou de forma industrial. Alguns produtos utilizados são fungicidas, inseticidas, nematicidas, polímeros e inoculantes.

>> Leia mais:

“Como a coinoculação da soja contribui para o aumento da produtividade”

Semente de soja: principais cuidados e novas tecnologias para fazer a melhor escolha

“O que é e por que adotar o sistema de combinação de híbridos”

Gostou? Assine nossa newsletter e receba mais artigos como este em primeira mão!

Atualizado em 06 de julho de 2023 por Tatiza Barcellos.

Tatiza é engenheira-agrônoma e mestra em agronomia, com ênfase em produção vegetal, pela Universidade Federal de Goiás.

One thought on “Tratamento de sementes: on farm ou industrial

  1. Excelente matéria! Sobre o efeito do TSI sobre o vigor das sementes, aqui no Instituto Seedcare da Syngenta, nós testamos exaustivamente cada receita de tratamento, para garantir que ela seja totalmente segura, mesmo durante longos períodos de armazenamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *